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Turista Tech: apps, números e informações essenciais para quem está chegando ao Brasil

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Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam essa semana, e todos os dias milhares de turistas estão desembarcando na cidade maravilhosa, mas não existe nada pior do que chegar em um lugar e ficar perdido. Não é?

Compilamos uma lista com números essenciais para emergência, dicas de segurança, informações úteis, além de uma lista de apps para você, turista tech, usar durante sua estadia no Rio de Janeiro, ou qualquer cidade olímpica.

Vamos ao que interessa. Confira abaixo 15 aplicativos (incluindo um que ainda está para ser lançado) para usar durante os Jogos olímpicos.

1. Uber

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Mesmo sendo alvo de polêmicas, a Uber é um sucesso, e está com um projeto muito legal na Cidade Maravilhosa. A empresa lançou um lounge para dar suporte a passageiros da Uber no Bossa Nova Mall, junto ao aeroporto Santos Dumont.

Com isso, atletas, turistas e moradores da cidade poderão se locomover de uma maneira barata, prática e segura com os motoristas da Uber. Para tornar esse processo ainda mais simples para os turistas, começando pelo aeroporto, a empresa inaugurou um espaço com acesso à internet, carregadores de celular, além das tradicionais água e bala. Leia a matéria completa aqui.

Se você é marinheiro de primeira viagem no app, saiba que com ele sua primeira viagem ainda pode sair de graça, basta usar este código “gfyzb2jaue” ao se cadastrar, ou clicar neste link.

Ao convidar seu amigos, você também ganha uma viagem gratuita para cada amigo cadastrado que fizer sua primeira viagem. Ah, e nem preciso falar que o Uber tem excelentes tarifas, carros novos, água e chocolates ou balinhas a disposição.

Uber está disponível para Android, iOS e Windows.

2. 99

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Se preferir andar de Táxi temos duas opções. A primeira é o 99, da 99Taxis. Ele é um aplicativo de transporte que costuma ter os melhores taxistas em sua frota. Também aceita dinheiro, cartão de crédito, débito, PayPal e Voucher Corporativo.

Chame um táxi em menos de 5 min e acompanhe o trajeto até você em tempo real, pague o taxímetro de várias maneiras: mais de 50% da frota tem maquininha Visa, Mastercard (Cielo e Redecard) e todo cartão de crédito do banco Santander, Itaú, Bradesco, HSBC e outros. Tudo num só app.

Gosta de promoção? Pague sua corrida com a promoção Claro 50% de desconto (meia bandeira Claro Clube) ou com a #hojenãodirijo de Johnnie Walker.

99 está disponível para iOS, Android e Windows 10 Mobile.

3. EasyTaxi

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O Easy Taxi é outro aplicativo/serviço que permite que o usuário localize taxistas disponíveis em qualquer localidade. O grande diferencial do app, é que ele já está disponível em 400 cidades e 18 países no mundo.

Peça um táxi e ele chega em menos de 5 minutos, além de pagamento direto pelo app.

EasyTaxi está disponível para smartphones AndroidiOS e Windows 10 Mobile.

4. LATAM

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O app da LATAM, empresa resultante da união das companhias aéreas TAM e LAN, permite que você facha o check-in online e salve o cartão de embarque para apresentação na hora do embarque. Chega de imprimir bilhetes no papel, né?

Com ele seu deslocamento entre as cidades olímpicas (sim, os jogos não ocorrerão só no Rio de Janeiro) ficará mais fácil.

O app está disponível para Android e iOS.

5. VOEGOL

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A Gol também não ficou de fora dos aplicativos. Nele, check-ins, compras e confirmações de embarque podem ser feitas diretamente de seu smartphone. O app permite, inclusive, que o usuário antecipe ou reagente vôos.

O app VOEGOL está disponível para Android e iOS.

6. Google Maps

Não fique perdido na Cidade Maravilhosa. Use o Google Maps para localizar ruas, pontos turísticos, rotas e muito mais. Além disso, aproveite que agora o Google começou a exibir informações de localização dos ônibus da cidade em tempo real no app.

Segundo o Google, a localização é feita través de dados da rede GPS da cidade e funciona com precisão. Quase 1300 linhas da capital fluminense e de 15 cidades da Região Metropolitana como Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São Gonçalo poderão ser consultadas.

Google Maps está disponível para Android e iOS.

7. TripAdvisor
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Quer encontrar hotéis e restaurantes com as melhores avaliações feitas pelos próprios clientes? Com o app do TripAdvisor você pode ver avaliações, mapas e fotos de mais de 300 cidades sem estar conectado à Internet.

No TripAdvisor você Planeja e faz sua viagem escolhendo os lugares com melhores avaliações. Com mais de 320 milhões de avaliações e opiniões emitidas pelos viajantes, você encontrará os melhores locais para fazer suas refeições, descansar e se divertir, e ainda curtir os Jogos Rio 2016.

Disponível para Android, iOS e Windows 10.

8. Moovit

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Usando o mesmo princípio do Waze, o Moovit surgiu para ajudar os usuários de transporte público. Usando os dados transmitidos por todos os celulares conectados com o aplicativo, é possível identificar as melhores rotas de ônibus, trem e metrô, nas principais cidades do mundo.

Você pode procurar pelas linhas ou pela rota que quer fazer e o aplicativo mostra em tempo real o veículo se aproximando. O modo de viagem também ajuda quem não conhece o caminho a saber onde está e quando tem que descer.

Moovit está disponível para Android, iOS e Windows 10 Mobile.

9. T81

T81

Como uma alternativa ao Uber, apresentamos o T81, solução brasileira nascida lá em Pernambuco, que promete tarifas mais baixas além de mais opções. Com o T81 você pode pedir um carro, ou moto, além de pagar no cartão ou em dinheiro ao motorista.

T81 está disponível para iOS e Android.

10. Spotify

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Entre no clima da Cidade Maravilhosa ouvindo os hits do momento no Spotify. O serviço de música por streaming tem várias playlists para ouvir online ou offline, com as músicas brasileiras mais tocadas, e inclusive com as preferências dos atletas que vão competir no Rio de Janeiro, sem abrir mão de suas músicas favoritas.

Quem está visitando a cidade em grupo pode criar playlists compartilhadas exclusivas com as novidades com os amigos, escolhendo entre mais de 30 milhões de músicas disponíveis na plataforma, ou matando a saudade de casa com suas músicas favoritas.

Spotify está disponível para Android, iOS e Windows 10 Mobile.

11. iFood

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De nada adianta conhecer uma nova cidade sem provar de sua culinária, não acha? Pedir comida por um clique do celular ou site já é a realidade, então tenha com você o aplicativo iFood para pedir comida de restaurantes por delivery, ou descobrir novos locais próximos para visitar e se deliciar com pratos típicos do Rio de Janeiro.

iFood está disponível para Android, iOS e Windows 10.

12. Melhores Destinos

Melhores Destinos

Deixou para comprar sua passagem ou reservar o hotel de última hora? Não se angustie, ainda dá tempo. É só dar uma olhada no app Melhores destinos. Ele lista promoções com preços inacreditáveis em passagens de companhias aéreas e hotéis.

Melhores destinos está disponível para Android e iOS.

13. Rio Guia Oficial

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Rio Guia Oficial é o aplicativo para turistas mais completo do Rio de Janeiro. Criado e mantido pela Secretaria Municipal de Turismo (Riotur), o aplicativo recomenda hotéis, restaurantes e bares.
Também mostra a agenda cultural da cidade, com eventos e programação oficial. Além disso, você pode conferir os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Tenha o Rio na palma da sua mão.
O app está disponível para Android e iOS.

14. RIOgaleão

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Já imaginou um um aplicativo que mostra ao turista o caminho até uma farmácia dentro do Aeroporto Internacional Tom Jobim: RIOgaleão? Sim, esse app existe e vai ajudar turistas que irão andar pelos 416 mil m² do aeroporto oficial dos Jogos Olímpicos.

O RioGaleão se modernizou, aumentou seu tamanho e muita coisa mudou, por isso o app de geolocalização indoor se tornou fundamental para quem passa por lá. Hoje, o ele é o primeiro aeroporto da América Latina a facilitar a vida dos passageiros – brasileiros e estrangeiros – por meio de aplicativo.

O app vai ser útil especialmente para as Olimpíadas, com volume esperado de 1,5 milhão de pessoas, já que ele dá precisão na definição de rotas para achar lojas e serviço, garantida por 3 mil beacons e por 600 pontos de acesso de wi-fi gratuito.

O app RIOgaleão está disponível para Android e iOS.

15. (Talvez) Pokémon GO

Pokémon Go

Pokémon GO pode ser lançado no Brasil a qualquer momento. Então é melhor ter o aplicativo já instalado em seu smartphone (caso venha de uma país onde o jogo já está liberado) para capturar monstros do tipo “olímpico” (esses não existem, ok?) assim que o app for liberado por aqui.

Agora vamos seguir nossa lista com números de emergência de todos os tipos.

1. Emergência

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Saiba para quem ligar em caso de emergência, seja ela de saúde, à respeito de sua segurança, etc.

1.1 Telefones de emergência – Saúde

Samu: Serviço de atendimento móvel de urgência.

Telefone: 192

1.2 Telefones de emergência – Segurança

Corpo de bombeiros: É responsável pela proteção das pessoas e de seus bens em caso de sinistro. Atua na prevenção e resposta a incêndios, desastres ambientais, acidentes de trânsito com vítimas, busca de pessoas e salvamentos diversos.

Telefone: 193

Defesa do consumidor: Canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias referentes a negociações e aquisições de produtos e serviços.

Telefone: 151

Delegacias especializadas no atendimento à mulher – Trata-se de serviço gratuito da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, com o objetivo de assegurar atendimento digno à população feminina, vítima de violência doméstica e familiar, orientando as vítimas. Funciona durante 24 horas, todos os dias.

Telefone: 180

Polícia Civil: Responsável pela segurança pública e exercício de polícia judiciária. Sua atuação consiste na coleta de indícios da prática de infração penal, serviços de identificação civil e criminal, trânsito e habilitação.

Telefone: 197

Polícia Federal: Exerce a segurança pública, visando a preservação da ordem e da incolumidade das pessoas, bem como dos bens e interesses da União. Exerce atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho, com exclusividade às funções de polícia judiciária da União.

Telefone: 194 

Policia Militar: Responsável pela segurança pública através da polícia ostensiva, atuando em defesa dos direitos humanos e participação social.

Telefone: 190

Turismo Sustentável e Infância: Atua na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Disque denúncia: 100

2. Dicas de Segurança

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2.1 Transportes aéreos e rodoviários

  • Não exiba grandes quantidades de dinheiro, relógio ou jóias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões;
  • Evite carregar passaporte e cheques de viagem e, em caso de extravio, comunique imediatamente a polícia;
  • Evite utilizar muitas malas, mas, se for necessário, não as perca de vista nem por um minuto;
  • Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega;
  • Não se descuide das bagagens de mão dentro de ônibus ou avião;
  • Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância;
  • Não entre em lojas muito cheias. Faça suas compras em horário de menor movimento e, de preferência, sempre em companhia de alguém. Isso vale, também, para a ida ao banco;
  • Se portar um laptop ou notebook, não se descuide dele enquanto for comprar um lanche, visitar uma loja ou fazer um telefonema. Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, eles trocam a mala com o aparelho por uma maleta falsa, contendo revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. A maioria das pessoas só se dá conta do furto muito tempo depois;
  • Em ônibus com poucos passageiros, prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador;
  • Se estiver com crianças, alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável podem se perder ou mesmo serem sequestradas;
  • Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi.
  • Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela.
  • Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.

Fontes:

Site: www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/dicas.action

Site: www.capital.sp.gov.br/portal/secoes/nav.turista

2.2 Meios de hospedagem

  • No momento do check-in ou check-out, deixe sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção;
  • Ao sair para fazer refeições, mantenha seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade;
  • Não deixe sua carteira, celular e outros pertences sobre a mesa se precisar se ausentar temporariamente;
  • Não traga pessoas estranhas ao hotel;
  • No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante;
  • Guarde todos os seus valores no cofre do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta;
  • Não abra a porta de seu apartamento sem identificar, com segurança, o visitante. Mantenha-a permanentemente trancada. Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados. Comunique à Gerência;
  • Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou bancos autorizados;
  • Utilize somente os serviços de táxi cujos motoristas tenham identificação pessoal à vista. Evite os que estejam fora do ponto oficial.

Fontes:

Site: www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/dicas.action

Site: www.capital.sp.gov.br/portal/secoes/nav.turista

2.3. Bares e restaurantes

  • Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local;
    • Ao chegar ao restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem;
    • No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide deles em nenhum momento;
    • Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como carteira e celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/secoes/nav-turista

2.4  Via Pública

  • Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos. Acautele-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem;
  • Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas, ainda que sejam eventuais companheiras de viagem;
  • Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira o comprovante do vendedor;
  • Evite carregar passaporte e cheques de viagem. Em caso de extravio, furto ou roubo, comunique imediatamente à Polícia local;
  • Evite ostentar jóias caras e não exiba grandes quantidades de dinheiro;
  • Durante os traslados, vigie de perto e ininterruptamente sua bagagem;
  • Use etiquetas grandes e coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega.

Fonte: Site: www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/dicas.action

3. Atendimento ao turista – consumidor

VIAJANDO DIREITO
Site especializado em esclarecer dúvidas e definir responsabilidades nas relações entre viajante – turista ou executivo de negócios – e agentes, transportadores e prestadores de serviços no segmento turístico.
Tel.: (031) 999752407
Site: www.viajandodireito.com.br

CADASTUR
Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Antes de contratar um serviço turístico, faça a consulta do prestador no site, para saber se o serviço está regularizado:
Site: http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action
Site: www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/FaleConosco.mtur

ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Agência reguladora federal, responsável pela normatização e fiscalização do cumprimento da legislação de aviação civil pelas empresas aéreas e administradores aeroportuários.
Tel.: 0800 725 4445
Site: www.anac.gov.br

Reclamação eletrônica ANAC
Tirar dúvidas e encaminhar reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios relacionados aos serviços prestados pela própria ANAC.
Tel.: 0800 725 4445
Site: www2.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/validarUsuario.asp

Espaço do passageiro da ANAC
A ANAC disponibiliza um espaço para que o usuário da aviação regular possa opinar sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras e pelos aeroportos que operam com voos regulares no Brasil.
Tel.: 0800 725 4445
Site: www2.anac.gov.br/passageiro/

INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura aeroportuária)
Responsável pela administração de mais de 60 dos principais aeroportos brasileiros.
Tel.: 0800 727 1234
Site: www.infraero.gov.br

Consulte o seu plano de voo: Embarque e desembarque no Brasil
Site: voos.infraero.gov.br/voos/

GUIA DO PASSAGEIRO: versão em português, espanhol e inglês
PORTUGUÊS: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf
ESPANHOL: www.infraero.gov.br/fiquepordentro/pdf/guiapassageiro_espanhol_2013.pdf
INGLÊS: www.infraero.gov.br/fiquepordentro/pdf/guiapassageiro_ingles_2013.pdf

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Fornece informações aos viajantes sobre vacinação, profilaxia e saúde no mundo, além das exigências sanitárias.
Tel.: 0800 642 9782
Site: www.anvisa.gov.br/viajante

VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional)
Responsável por promover a vigilância agropecuária internacional.
Tel.: 0800 704 1995
Site: www.agricultura.gov.br/vegetal/importacao/vigilancia-agropecuaria

RECEITA FEDERAL
Responsável pela administração tributária e aduaneira nos aeroportos.
Tel.: 146 (Receitafone) ou 0800 702 1111 (Ouvidoria)
Site: www.receita.fazenda.gov.br
Site: www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/tus/default.aspx?/p/1/a/1

ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)
Responsável pela regulação e fiscalização dos transportes terrestres de passageiros e cargas no Brasil.

Reclamações eletrônicas ANTT (Tirar dúvidas e encaminhar denúncias, sugestões, críticas ou elogios relacionados aos serviços prestados pela própria ANTT)
Site: www.antt.gov.br
Site: www.antt.gov.br/index.php/content/view/4884/Ouvidoria.html

Ouvidoria
Site: 200.252.99.197/WebVastiAntt/Cadastro/Mensagem.aspx
Tel.: 166

Pesquisar informações sobre as empresas de serviços regulares (linha) e de fretamento (turismo)
Site: www.antt.gov.br/index.php/content/view/4906/Espaco_do_Passageiro.html

Verificar os locais onde existe a ANTT e postos de reclamações
Site: www.antt.gov.br/index.php/content/view/7902/Postos_de_Fiscalizacao_e_Atendimento.html

4. Documentos

4.1. Identificação para embarque

Recomenda-se a todo turista, brasileiro ou estrangeiro, que viaje com uma cópia de identidade autenticada, pois, caso ocorra extravio ou perda da documentação, facilitará a sua identificação junto às empresas transportadoras.

4.1.1 Viagens nacionais

Turistas Brasileiros: Carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, carteira profissional (CREA, OAB etc.), passaporte ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo o território nacional. Os documentos citados serão aceitos no original ou cópia autenticada em cartório.

Turistas Estrangeiros: Devem apresentar os seguintes documentos válidos: Passaporte; Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE); identidade diplomática ou consular, ou outro documento de viagem resultante de acordos internacionais firmados pelo Brasil.
No caso de viagem dentro do Brasil, o protocolo de pedido de CIE, expedido pelo Departamento de Polícia Federal,  pode ser aceito em substituição ao documento original pelo período máximo de 180 dias, contados a partir da data de sua expedição.

Além disso, em alguns casos, estrangeiros portadores de visto permanente ficam  dispensados da substituição da CIE, devendo apresentar outros documentos aceitos para brasileiros.

Documentos necessários para identificação em voos domésticos para maiores de 12 anos:

Documento com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte nacional. Para crianças e adolescentes é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

Site:http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_documentos_para_embarque_web.pdf

4.1.2  Viagens internacionais

Turistas Brasileiros: É preciso levar o passaporte, a não ser para países que também aceitam a carteira de identidade (RG): Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Além do passaporte, muitos países exigem visto ou vacinas. Consulte sua agência de viagens ou o consulado do país de destino, para conferir a exigência de visto ou de documentação extra.

Turistas Estrangeiros: Deverão apresentar os seguintes documentos válidos: Passaporte; Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE); identidade diplomática ou consular; ou ainda outro documento de viagem resultante de acordos internacionais firmados pelo Brasil.

4.1.3 Perda ou roubo de documentos perto da data de embarque

Turistas brasileiros: Ao perder um documento, dirija-se imediatamente a uma delegacia de polícia e faça o Boletim de Ocorrência (BO). É possível embarcar em voos domésticos com o BO, desde que tenha sido emitido há menos de 60 dias da data da viagem (ANAC – Resolução 130, art. 2º, § 2º).

Em caso de viagem internacional, se a data do embarque estiver muito próxima, poderá ser solicitado um passaporte emergencial tanto na Polícia Federal, no Brasil, como nos consulados no exterior. Para isto, deverá ser apresentado o BO e a passagem para comprovar a data da viagem.

Turistas estrangeiros: Deverão dirigir-se à representação do país de origem (embaixada ou consulado), para que seja providenciada a documentação necessária para o embarque.

Consulados estrangeiros no Brasil: www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/enderecos-de-consulados-estrangeiros-no-brasil

4.1.4 Perda ou roubo de cartão de crédito e cheques

Procure a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência, relatando todos os objetos perdidos ou roubados. Comunique o fato imediatamente à administradora.

MASTERCARD
Site: www.mastercard.com/br/consumidores/index.html
Argentina: 0800-555-0507
Chile: 1230-020-2012
Colômbia – 01-800-912-1303
França: 0-800-90-1387
Itália: 800-870-866
México: 001-800-307-7309
Peru: 0-800-307-7309
Porto Rico e Caribe: 1-800-307-7309
Espanha: 900-97-1231
Venezuela: 0800-1-002-902
Estados Unidos e Canadá: 1-800-307-7309
Outros países: 1-636-722-7111

VISA

Site: www.visa.com.br/site/home
Para Visa Classic, Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite
EUA/Canadá: 1-800-396-9665
Outros países (a cobrar): 1-303-967-1098
Para Visa Empresarial, Visa Corporativo e Visa Electron
Estados Unidos e Canadá: 1-800-847-2911
Outros países (a cobrar): 1-303-967-1096

AMERICAN EXPRESS
Site: www.americanexpress.com/br/
Tel.: (+55) (+34) 2102-6266 (a cobrar)

DINERS
Site: www.diners.com.br/home/
Tel.: (+55) (11) 4001-4626 (a cobrar)

4.1.5 Documentos desaparecidos

Verifique se seu nome consta na relação de achados e perdidos dos Correios. Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias, contados a partir da data em que deram entrada. Após este período, são encaminhados aos órgãos emissores.
Tel: 0800 570 0100
Site: www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm

4.1.6 Outras informações

Lei do estrangeiro
Site: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6815.htm

Informações sobre autorização de menores para viagem ao exterior
Site: www.portalconsular.mre.gov.br/faq_view

4.2  Vistos para estrangeiros

O visto é um documento emitido por um país dando à pessoa a permissão para entrar em seu território por certo período de tempo e para certas finalidades. É concedido pelas representações diplomáticas e consulares, desde que satisfeitas as condições previstas na legislação vigente.

VISTO OLIMPIADAS 2016:

O Brasil não exige visto de turismo de quem é da América do Sul, de alguns países europeus, entre outros.

Devido à realização dos jogos olímpicos em nosso país, também estão isentos norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, que queiram entrar e permanecer no país entre 1º de junho e 18 de setembro, conforme portaria conjunta nº 216, de 24 de dezembro de 2015.

Caso precise de visto, consulte a representação diplomática de seu país.

Consulte:http://www.portalconsular.mre.gov.br/estrangeiros/qgrv-simples-ing-08.04.2016.pdf.

Site: https://www.rio2016.com/informacoes-turisticas

Acesse e conheça os locais onde se pode solicitar a concessão de vistos para o Brasil.
http://www.portalconsular.mre.gov.br/sites-dos-postos/por-ordem-alfabetica

Solicitação de visto:
Para solicitar o visto, o estrangeiro deverá apresentar Formulário de Pedido de Visto scedv.serpro.gov.br/frscedv/ devidamente preenchido, documento de viagem válido, comprovante de pagamento dos emolumentos consulares, Certificado Internacional de Imunização, quando necessário, e demais documentos específicos para o tipo de visto solicitado
Site: scedv.serpro.gov.br/frscedv/index.jsp
Site: www.portalconsular.mre.gov.br/estrangeiros/vistos-para-estrangeiros

4.3  Vacinas

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O Brasil não exige o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para entrada no país. Mas, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra malária e febre amarela 10 dias antes do início da viagem.

Site: http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Certifique-se de que suas vacinas de rotina estejam em dia, de acordo com as recomendações de seu país de origem, pois é uma medida eficaz e segura para a prevenção de várias doenças.

Confira as recomendações de vacinas de acordo com o país ou região de destino no link:
who.int/ith/ITH_country_list.pdf 

Nos países em que a vacina contra febre amarela é obrigatória, o viajante precisa apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, que é  emitido em postos da ANVISA listados no link abaixo
portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/Centros_de_Orientacao_de_Viajantes.pdf?MOD=AJPERES

Recomenda-se que os estrangeiros façam o seguro-saúde em seu país de origem, com cobertura internacional.

Para maiores orientações quanto aos cuidados com a alimentação durante viagens acesse “A Guide on Safe Food for Travellers”, da Organização Mundial de Saúde

Português
www.who.int/foodsafety/publications/consumer/travellers_portuguese.pdf

Inglês
www.who.int/foodsafety/publications/consumer/en/travellers_en.pdf

Espanhol
www.who.int/foodsafety/publications/consumer/travellers_sp.pdf

4.4 Outras informações

Conheça o guia de bolso “Saúde do viajante”
http://www.anvisa.gov.br/sispaf/pdf/Guia_de_Saude_do_viajante.pdf

5. Câmbio e moeda

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A única moeda aceita no Brasil é o real.

Conheça a moeda e notas brasileiras
Site: www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/segunda-familia-cedulas.html

Conversão de moedas
Esse cálculo tem caráter informativo e não substitui as disposições da norma cambial brasileira para casos específicos de conversão.
Site: www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp

Conheça os estabelecimentos autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. Site: www.bcb.gov.br/?IAMCCCA

5.1 Agências de câmbio

Realize a troca de moedas estrangeiras em locais seguros, confiáveis, para evitar que não sofra qualquer prejuízo financeiro.

Conheça as casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central Brasileiro
Site: www.bcb.gov.br

6. Transporte – sites

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6.1.1 Transporte público – olimpiadas 2016

O transporte público é a maneira mais eficiente de locomoção nas cidades onde ocorrerão os jogos olímpicos. Entre as opções oferecidas, destacam-se: as linhas de metrô, BRT (Bus Rapid Transit), VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – já presente no Rio de Janeiro), além de uma extensa malha ferroviária.

Site:https://www.rio2016.com/informacoes-turisticas

6.1.2 TRANSPORTE AÉREO NACIONAL – DIREITOS E DEVERES

É importante que o passageiro se apresente para o check-in com a antecedência solicitada pela companhia aérea. Muitas empresas sugerem uma hora antes para voos nacionais e duas horas para os voos internacionais.

Dica: Como as Olimpíadas ocorrerão em época de alta temporada, independente de ser voo nacional ou internacional, compareça ao aeroporto com uma boa antecedência, garantindo, assim, o seu voo.

Site:http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

Check-in: É feito pela companhia aérea para identificação do passageiro, despacho de bagagem e emissão do cartão de embarque. Pode ocorrer no balcão da empresa aérea, em “totens” de autoatendimento espalhados pelo aeroporto ou através da internet, utilizando-se o próprio celular ou mesmo tablets.

Site:http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_documentos_para_embarque_web.pdf

Limite e peso das malas despachadas:

Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 kg de bagagem (franquia de bagagem), de acordo com a legislação brasileira.

Pode-se despachar mais de um volume (mala, mochila, pacote etc.), desde que o peso total não exceda esse limite. Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa, havendo cobrança de taxa por excesso de peso.

Bagagem de Mão:

Além da bagagem despachada, o passageiro poderá levar consigo a bagagem de mão em voos domésticos, que não deve exceder 115 cm e o peso máximo é de 5 kg. Caso seja maior, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem seja despachada. Informe-se com antecedência com a sua companhia aérea.

Site: http://www.melhoresdestinos.com.br/bagagem-viagem-aviao.html

Bagagem extraviada/ danificada

Procure a companhia aérea ainda na sala de embarque e relate o fato em documento fornecido pela própria empresa ou em qualquer comunicado por escrito. Deverá ser apresentado o comprovante de despacho da bagagem.

Dica: O passageiro deve informar sobre os objetos de valor que se encontram em sua bagagem. Se possível, até mesmo tirar uma foto dos objetos antes de despachar a mala. Isso ajudará na hora da restituição dos valores dos bens.

Site: http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_guia_do_passageiro.pdf

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

Direito de assistência:

Na hipótese de atendimento insatisfatório por parte da empresa, o passageiro deverá formalizar sua reclamação na própria empresa ou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Caso ocorra atraso, cancelamento, interrupção de voo e preterição de passageiro, a empresa aérea é obrigada a fornecer assistência material:

  1. superior a 1 (uma) hora: facilidades de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso a internet ou outros;
  2. superior a 2 (duas) horas: alimentação adequada;
  3. superior a 4 (quatro) horas: acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

Maiores informações: www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/2010/ra2010-0141.pdf

Atraso, cancelamento de voo e interrupção do serviço:

Sempre que constatar que ocorrerão atrasos, cancelamentos de voo ou interrupção do serviço, a empresa aérea deverá informar imediatamente ao passageiro através dos meios de comunicação disponíveis e adequados.

Em caso de cancelamento, caberá à transportadora informar ao passageiro com, no mínimo, 72 horas de antecedência, o novo horário de embarque.

O passageiro poderá requisitar essas informações por escrito. Pois, de posse dessa declaração, terá como comprovar o atraso do voo contratado. Por isso, é importante que solicite e mantenha guardado esse documento.

6.1.3 Acompanhamento de voo em tempo real

Use o site Flight Radar para acompanhar vôos em tempo real.

Site: http://www.flightradar24.com/-19.53,-44.02/7

6.1.4 Consulte seu voo

Aeroporto, companhia aérea e número de voo: chegada e partida
Site: voos.infraero.gov.br/voos/

6.1.5 Guia do passageiro

Informações práticas com o intuito de informar ao turista nacional e estrangeiro os cuidados que deverá ter antes de viajar, durante o voo, no desembarque, viagens internacionais, contatos com órgãos oficiais a que deva recorrer:

Português: infraero.gov.br/fiquepordentro/#/guia
Espanhol: infraero.gov.br/fiquepordentro/pdf/guiapassageiro_espanhol_2013.pdf
Inglês: infraero.gov.br/fiquepordentro/pdf/guiapassageiro_ingles_2013.pdf

6.2 Transporte terrestre: direitos e deveres

Caso ocorra atraso, overbooking ou cancelamento por parte da empresa, esta deverá incluir o consumidor no próximo ônibus para o mesmo destino ou devolver a ele o valor pago.

Havendo desistência por parte do consumidor, este deverá se manifestar três horas antes da partida.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

6.2.1 Departamento nacional de trânsito (denatran)

Permissão a brasileiros para dirigir no exterior
Site: www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

Permissão para estrangeiro dirigir no Brasil
Site: www.denatran.gov.br/faq.htm

7. Serviços turísticos

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7.1 Contratação de serviços turísticos

Confira se a empresa de turismo contratada está cadastrada no Ministério do Turismo: Site: www.cadastur.turismo.gov.br

Caso tenha algum problema com o serviço de turismo, formalize sua queixa no “Livro de Reclamação” da empresa. A Lei Geral do Turismo (LGT) exige que seja disponibilizado esse serviço ao turista /consumidor (art. 34, II).

Guarde todos os comprovantes do serviço turístico contratado, a fim de utilizá-los em eventual reclamação extrajudicial ou judicial.

7.2 Hospedagem: direitos e deveres

Cancelamento de hospedagem: Se não puder comparecer ao hotel no dia marcado, faça o cancelamento da reserva com antecedência, evitando, assim, a cobrança de multa ocorrida em alguns estabelecimentos.

As regras para a aplicação da multa devem ser informadas ao consumidor no momento da reserva e no contrato, de forma clara e transparente. Caso seu problema não seja solucionado, procure os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Overbooking hospedagem: Se o hóspede comparecer ao hotel na data e hora da reserva, ocorrer o overbooking e as condições negociadas não forem cumpridas ou, até mesmo, se as instalações forem inadequadas ao que foi ofertado, poderá fazer valer os seus direitos como consumidor aceitando outro serviço equivalente ou superior, ou cancelar a reserva sem multas e com direito à restituição do dinheiro, sem prejuízo de eventual indenização por danos materiais ou morais.

Caso seu problema não seja solucionado, procure os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

7.3 Taxas de serviços

GORJETAS:
É necessário que o visitante receba informação prévia sobre o preço a ser cobrado. Couvert, aperitivo, gorjetas e outros serviços adicionais devem ter seus valores informados antes de serem cobrados, sendo alguns, inclusive, opcionais.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

TAXA DE TURISMO (“Room Tax”):
É utilizada pelos estabelecimentos hoteleiros, sendo OPCIONAL. O hóspede deverá ser comunicado previamente sobre a sua cobrança. A sua imposição é abusiva.
É uma contribuição facultativa repassada ao Convention & Visitors Bureau da cidade, que utiliza o recurso para a captação de novos eventos, divulgação das potencialidades do destino (mapas, folders informativos etc.), possibilitando, assim, o desenvolvimento e a melhoria dos serviços de turismo.

8. Outras informações

8.1 Fuso horários

Consulte os fusos horários e relógio mundial para se adequar ao nosso fuso horário. O fuso horário do Rio é o UTC?3.

Relógio mundial e mapa dos fusos horários
24timezones.com/hora_certa.php

8.2  Temperatura

Consulte os seguintes sites para saber a temperatura da cidade:

www.inmet.gov.br/portal

www.climatempo.com.br

8.3 Telefonia

O visitante estrangeiro pode ter um serviço de telefonia móvel enquanto estiver em trânsito no Brasil. Para isso há duas opções: utilizar no seu aparelho o serviço de Roaming Internacional, que possui a funcionalidade disponível em todo o país ou adquirir um SIM Card Pré- Pago. Para a contratação desse último serviço é fundamental a apresentação de documento de identificação, no caso, o passaporte.

A recarga do seu aparelho poderá ser feita em diversos pontos de venda, como supermercados, casas lotéricas, bancas de revista.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

8.3.1 Ligações telefônicas

Para fora da cidade de origem: discar zero + o número da operadora + o código da cidade antes do número do telefone.

8.3.2 Ligações internacionais/telefone fixo

discar zero + o número da operadora + o código do país + o código da cidade antes do número do telefone.

8.3.3 Ligações de celular

O procedimento é mesmo do telefone fixo.

Códigos das operadoras brasileiras
12 = CTBC Telecom
14 = Brasil Telecom
15 = Telefónica
17 = Transit Telecom
21 = Embratel
23 = Intelig
25 = GVT
31 = Oi
35 = Easytone
41 = TIM
91 = Ipcorp Telecom
00 = Univoip Telecom
43 = Sercomtel
91 = FALE 91

QUAL O DDD (DISCAGEM DIRETA A DISTÂNCIA) DAS CAPITAIS DOS ESTADOS DO BRASIL?

ESTADO / CAPITAL / DDD

REGIÃO NORTE
Amazonas – Manaus –  92
Pará – Belém –  91
Amapá – Macapá – 96
Acre – Rio Branco – 68
Rondônia – Porto Velho 69
Roraima – Boa Vista – 95
Tocantins – Palmas – 63

REGIÃO NORDESTE
Bahia –  Salvador – 71
Pernambuco – Recife – 81
Maranhão – São Luís – 98
Rio Grande do Norte – Natal – 84
Ceará – Fortaleza  – 85
Alagoas – Maceió – 82
Sergipe – Aracaju –  79
Paraíba – João Pessoa – 83
Piauí – Teresina – 86

CENTRO- OESTE
Distrito Federal – Brasília – 61
Mato Grosso – Cuiabá –  65
Mato Grosso do Sul – Campo Grande – 67
Goiás – Goiânia – 62

SUDESTE
Minas Gerais – Belo Horizonte – 31
Espírito Santo – Vitória – 27
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – 21
São Paulo – São Paulo 11

SUL
Paraná – Curitiba – 41
Santa Catarina – Florianópolis – 48
Rio Grande do Sul – Porto Alegre – 51

8.4 Tensão elétrica

A voltagem de eletricidade no Brasil varia conforme o estado e, muitas vezes, a cidade. Essa informação, para a qual muita gente não está atenta, é muito importante durante a viagem, pois evita acidentes e a perda de aparelhos elétricos.

Belém – 110
Belo Horizonte – 110
Brasilia – 220
Curitiba – 110
Fernando de Noronha – 220
Florianópolis – 220
Fortaleza – 220
Foz do Iguaçu – 110
Maceió – 220
Manaus – 110
Natal – 220
Ouro Preto – 110
Porto Alegre – 110
Recife – 220
São Paulo – 110
Vitória – 110

É aconselhável ter um adaptador de tomada em sua bagagem, bem como solicitar um transformador ao hotel ou pousada, quando tiver que carregar ou mesmo usar equipamento de voltagem diferente.

O Brasil, recentemente, aderiu a um novo padrão de tomadas, seguindo a norma internacional: o modelo de plugues e tomadas bipolar com aterramento (com três pinos). No entanto, como a mudança é recente, muitas construções ainda contam com o modelo bipolar (com dois pinos).

OLIMPIADA 2016: os aparelhos devem ser ajustados para 110 volts nas cidades dos jogos Olímpicos, quais sejam: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília e Manaus.

8.5 Horários comerciais

Das  8 às 18 horas, à exceção dos shoppings centers (até 22h), supermercados (alguns funcionam até 24h) e outros que possuem horários diferenciados.

8.6 Compras- direitos e deveres

Ao fazer compras em estabelecimentos comerciais, observe se o preço da mercadoria está especificado no próprio produto ou junto a ele. Guarde a nota fiscal para eventuais trocas. A troca por defeito do produto é obrigatória dentro do prazo de 30 (trinta) dias. A troca por tamanho, cor ou modelo, apesar de ser opcional do lojista, é uma prática comum no comércio brasileiro, porém não obrigatória.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

8.7 Direito ao troco em dinheiro

Se o estabelecimento não possuir o troco exato para fornecer ao consumidor, não poderá oferecer produto ou serviço como forma complementar de troco. Deverá oferecer desconto, arredondando a quantia devolvida, de modo a favorecer o consumidor. Ou seja, não aceite doces como troco, tá?

Site: http://www.justica.gov.br/seus-10.8) direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

8.8 Táxi

Tanto os de cooperativas, como os de aeroportos, costumam cobrar uma taxa diferenciada pelo serviço, mas o taxímetro é obrigatório e não deve ser esquecido. Verifique antes se tem uma cobrança de valor à parte pelo transporte e manuseio das malas.

Os serviços de táxis são regulados pelas prefeituras municipais, responsáveis pela autorização e fiscalização desses. Certifique-se de que está utilizando um transporte autorizado.

Site: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/Anexos/guia_do_consumidor_turista_portugues.pdf

8.9 Correios

Os Correios executam remessas nacionais e internacionais. Os preços são cobrados conforme a encomenda a ser encaminhada.
Site: www.correios.com.br
Consulta: www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes

9. Cidades dos Jogos

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Para a surpresa de muitos, o Rio de Janeiro não será a única cidade a receber Jogos nas olimpíadas. Confira abaixo a lista de cidades olímpicas.

9.1 Rio de janeiro – sede dos jogos

PERÍODO: De 5 a 21 de agosto de 2016.

Site: https://www.rio2016.com/calendario-e-resultados

TELEFONES ÚTEIS E SITES:

9.1.1 Segurança e apoio ao turista

  • APOIO AO TURISTA – BATALHÃO DE POLÍCIA EM ÁREAS TURÍSTICAS (BPTUR) – (21) 2332-7928 / 2332-7937
    Endereço: Rua Figueiredo Magalhães, 550 – Copacabana

Site: http://www.pmerj.rj.gov.br/?p=17497

http://www.riodejaneirohotel.com.br/site/br/institucional/318/servico-de-atendimento-ao-turista

  • DELEGACIA ESPECIAL DE APOIO AO TURISMO (DEAT) – (21) 2332-2924
    Endereço: Afrânio de Melo Franco, 159 – Leblon

Site: http://www.grupounicad.com.br/deat/quem_somos.htm

  • CORPO MARÍTIMO DE SALVAMENTO – (21) 2332-2062 / 2332-2057
    Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 2 – Copacabana

Site: http://www.3gmar.cbmerj.rj.gov.br/index.php/85-pagina-inicial

9.1.2  Aeroportos

  • AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM (RIO/galeão) – (21) 3398-5050
    Endereço: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador

Site:  http://www.riogaleao.com/

Juizado Especial: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/juizados-nos-aeroportos

  • AEROPORTO SANTOS DUMONT– (21) 3814-7070
    Endereço: Praça Senador Salgado Filho, s/nº – Centro

Site: http://www.aeroportosantosdumont.net/

9.1.3 Rodoviária

RODOVIÁRIA NOVO RIO – (21) 3213-1800
Endereço: Av. Francisco Bicalho, 1 – Santo Cristo

Site: http://www.novorio.com.br/

9.2 Belo horizonte – cidade do futebol

Mineirão em Belo Horizonte, um dos palcos dos jogos

Mineirão em Belo Horizonte, um dos palcos dos jogos

PERIODO: 3,10, 12, 13, 16 e 20/8/2016.

Site oficial para compra de ingressos: https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGF&doc=search&fun=search&action=filter

TELEFONES  ÚTEIS E SITES:

9.2.1 Segurança – apoio aos turistas

  • BATALHÃO DE POLÍCIA EM ÁREAS TURÍSTICAS (BPTUR)

Endereço:Praça Floriano Peixoto – Santa Efigênia

Telefone: (31) 3307-0312

Site: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/1o-batalhao-da-policia-militar-de-minas-gerais

  • DELEGACIA ESPECIAL DE APOIO AO TURISMO 

Endereço:Avenida Otacílio Negrão de Lima, 640 – Pampulha

Telefone: (31) 3443-2889

Site: http://belohorizonte.mg.gov.br/local/seguranca/policias/delegacia-de-pol%C3%ADcia-de-eventos

Praça Rio Branco, 100

Belo Horizonte, MG  – CEP 30111-050

Telefone: (31) 3277-6907

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855

Belo Horizonte, MG 31365-450

Telefone: (31) 3277-9987

9.2.2  Aeroportos

  • Aeroporto Internacional Tancredo Neves:

Endereço: Rodovia LMG-800, km 7,9, s/n, Confins

http://www.aeroportoconfins.net/

Centro de Atendimento ao Turista – CAT | BH Airport

Rodovia MG-010, km 39

Confins, MG 33500-900

Telefone: (31) 3689-2557

Juizado Especial: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/juizados-nos-aeroportos

9.2.3 Rodoviária

Endereço: Praça Rio Branco, 100 – Centro

Telefone: (31) 3271-8933

Site: https://rodoviariaonline.com.br/rodoviaria/belo-horizonte/

9.3 Brasilia – cidade do futebol

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Visão noturna de Brasília, capital do país

PERíODO: 4, 7, 9, 12 e 13/8/2016.

Site oficial para compra de ingressos: https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGF&doc=search&fun=search&action=filte

TELEFONES E SITES UTEIS:

9.3.1 Segurança e apoio ao turista

  • BATALHÃO DE POLÍCIA EM ÁREAS TURÍSTICAS 

Site: http://www.brasilia.df.gov.br/index.php/2015/12/16/enderecos-e-telefones-dos-batalhoes-da-pm/

  • DELEGACIA ESPECIAL DE APOIO AO TURISMO 

Brasília Posto Policial do Estádio

Nacional – 5ª DP SGAN, 901, Lote A – Asa Norte

Telefone: (61) 3207-6655

Site: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/geral/info_copa_2014/planilha02.pdf

9.3.2 Aeroporto

Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek

Endereço: Lago Sul, Brasília – DF, 71608-900

Telefone: (61) 3364-9000

Site: http://www.aeroportobrasilia.net/

Secretaria do turista:

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Aeroporto Brasília

Telefone: (61) 3364-9102

Juizado Especial: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/juizados-nos-aeroportos

9.3.3 Rodoviária

Endereço: SMAS, Trecho 4, Conjunto 5/6 – Asa Sul,Brasília

Telefone: (61) 3234-2185

Site: https://rodoviariaonline.com.br/rodoviaria/brasilia/

9.4 Manaus – cidade do futebol

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Arena Amazonas, em Manaus

PERÍODO:  4 e 9/8/2016

Site oficial para compra de ingressos: https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGF&doc=search&fun=search&action=filter

Fuso Horário Manaus:

Uma hora a menos em relação à Brasília e quatro horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich

9.4.1 Segurança e apoio ao turista:

  • BATALHÃO DE POLÍCIA EM ÁREAS TURÍSTICAS 

Endereço: Rua Benjamim Constant, 2150  – Petrópolis – Manaus – Amazonas

Telefone: (92) 3214-9248

Site: https://pm.am.gov.br/portal/

  • DELEGACIA ESPECIAL DE APOIO AO TURISMO 

Endereço: Aeroporto Internacional Eduardo

Gomes, Av. Santos Dumont, 1350 – Tarumã, Manaus – AM

Telefone: (92)3652-1656

Site:http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/geral/info_copa_2014/planilha02.pdf

  • DECCT – DELEGACIA ESPECIALIZADA EMCRIMES CONTRA O TURISTA – MANAUS

Endereço: Rua Santos Dumont, 1350. Tarumã. Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Telefone: (92) 3652-1656

Funcionamento: Todos os dias (24h)

Endereço: Rua Taqueirinha, 25. Centro. Porto de Manaus – Estação Hidroviária do Amazonas

Telefone: (92) 3631-1135 / 3631-1142

E-mail: [email protected]

Funcionamento: Segunda à sexta, 08h às 17h.

9.4.2 Aeroporto

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus)

Endereço:Av. Santos Dumont, 1350 – Tarumã, Manaus – AM

 Telefones: (92) 3652-1212 /(92) 3652-1317

9.4.3 Rodoviária

Endereço: Av. Mário Ypiranga Monteiro, s/n – Flores
Manaus – AM

Telefone: (92) 3236-7837

Site: http://www.buscaonibus.com.br/rodoviarias/manaus

9.5 Salvador – cidade do futebol

Salvador (BA) – cidade do futebol

Salvador (BA) – cidade do futebol

PERÍODO: 04, 07, 09,10, 12 e 13/08/2016.

Site:https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGF&doc=search&fun=search&action=filter

TELEFONES E SITES UTEIS:

9.5.1 Segurança e apoio ao turista

  • BATALHÃO DE POLÍCIA EM ÁREAS TURÍSTICAS 

18º Batalhão da Polícia Militar
(71) 3321-1092 / 3321-4679

  • DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO TURISTA – DELTUR
    (71) 3322-7155 / 1188
  • Secretaria do turista:

Salvador: Disque Bahia Turismo.

Telefone: (55 71) 3103-3103, teclar o número referente à opção de idioma oferecido através da gravação. Depois é só falar com os atendentes e solicitar a informação desejada.

9.5.2  Aeroporto

Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães

Endereço: Praça Gago Coutinho, s/n – São Cristóvão, Salvador – BA, 41520-970

Telefone: (71) 3204-1010

Site: http://www.aeroportosalvador.net/

9.5.3  Rodoviária

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Pernambués, Salvador – BA

Telefone:(71) 3616-8300

Site: http://www.rodoviariadesalvador.com.br/

9.6 São paulo – cidade do futebol

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PERÍODO: 3,6,10, 12, 13, 17 e 19/8/2016

Site:https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGF&doc=search&fun=search&action=filter

TELEFONES E SITES UTEIS:

9.6.1 Segurança e apoio ao turista

  • DEATUR – Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista
    Rua da Cantareira, 390 – Centro (Prédio anexo ao Mercado Municipal)
    Tel.: (11) 3257-4475
  • SECRETARIA DO TURISTA:

Secretaria Estadual de Turismo São Paulo – SP

Telefone: (11)3709-1654

  1. Bandeira Paulista, 716 – 8º Andar CEP: 04532-002 São Paulo – SP

Site: www.turismo.sp.gov.br

9.6.2 Aeroportos

Aeroporto Governador André Franco Montoro – Guarulhos-SP

Endereço: Rod. Hélio Smidt, s/nº – Cumbica, Guarulhos – SP, 07190-100

Site: http://www.gru.com.br/

Telefone: (11) 2445-2945;

Aeroporto Congonhas – SP:

Endereço: Av. Washington Luís, s/nº – Vila Congonhas, São Paulo – SP, 04626-911

Telefone: (11) 5090-9000;

Site: http://www.aeroportocongonhas.net/

9.6.3 Rodoviária

Site: https://rodoviariaonline.com.br/rodoviaria/sao-paulo-tiete/

Site: https://www.terminalbarrafunda.com.br

Site: https://www.terminaljabaquara.com.br

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

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