Conecte-se conosco
programador-codigo

Ciência e Tecnologia

Aprenda a programar assistindo a outros programadores

Aprenda a programar assistindo programadores no Livecoding.tv, um site que hospeda sessões de codificação ao vivo do mundo todo

programador-codigo

Se você tem curiosidade sobre como é programar aplicativos para Android ou até mesmo sites, já deve saber que existe uma série de opções gratuitas que podem lhe ensinar os primeiros passos.

Sites como o Codecademy e o Khan Academy, por exemplo, oferecem cursos em português para quem está começando a aprender código e para quem já tem experiência e quer se aprimorar.

Existem até sites que usam jogos para auxiliar crianças a iniciar no mundo da programação, como a Futura Code, que usa o jogo Minecraft para ensinar crianças a partir dos 6 anos de idade a  desenvolver habilidades cognitivas e aprender os básicos da computação. E como mostra esse livro, é possível viver de games e apps, por isso o incentivo para o aprendizado de programação está se tornando tão massivo.

Entretanto, uma nova maneira eficiente de afiar os conhecimentos em programação que está se popularizando entre brasileiros é de assistir outros programadores trabalhando.

Já existem muitos canais internacionais dedicados a sessões de codificação ao vivo e assistir a um desenvolvedor transmitindo o seu código pode ser extremamente educativo para programadores novatos e até para os mais experientes. Muitas plataformas de streaming permitem que os espectadores interajam via chat com o streamer para tirar dúvidas.

livecoding-tv

A plataforma de streaming de codificação mais usada por brasileiros é o Livecoding.tv, um site que hospeda sessões de codificação ao vivo do mundo todo e ainda armazena os vídeos das transmissões para que pessoas possam assistir se tiverem perdido a transmissão ao vivo.

Já são mais de 15 mil usuários brasileiros entre streamers e espectadores. No Livecoding.tv, é possível interagir com o streamer e outros espectadores através de um chat, tornando a experiência ainda mais educativa. O canal brasileiro mais popular é o do Bananinha, dedicado a ensinar o desenvolvimento de jogos com a linguagem PHP.

categorias-livecoding

No dia 21 de junho, o site lançou a sua última versão e o novo recurso que mais chama a atenção é a página das categorias, onde é possível encontrar várias informações sobre linguagens de programação como C++, Python e Java e dicas sobre materiais educacionais .

Com os movimentos pelo aprendizado de código ganhando força e a popularização da programação, esse tipo de transmissão é uma mistura interessante de entretenimento e aprendizagem.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top