Conecte-se conosco
nebulosa de orion

Geral

Astrônomo Amador – Primeiros passos para se tornar um

Entenda como começar a observar o céu apenas com um binóculo e softwares, tornando-se um astrônomo amador.

nebulosa de orion

Uma das ciências mais gratificantes de se praticar e estudar é a Astronomia, e como não poderia deixar de ser, a tecnologia trouxe grandes avanços para a área. Hoje é possível, para um astrônomo amador, comprar equipamentos de qualidade ótica excelente, explorar o universo de galáxias, aglomerados, planetas e estrelas sem sair de casa.

Com o auxílio de um computador ou um tablet, é possível controlar um telescópio motorizado, fazendo coisas que até algum tempo atrás eram possíveis apenas em grandes centros de pesquisa. Embora seja um hobby que possa sair caro, existem opções econômicas e igualmente apaixonantes, que vamos apresentar para vocês aqui neste post.

Quando falamos em astronomia, muitas pessoas pensam logo na imagem de alguém com um telescópio gigante, preso em uma cúpula, analisando diversos gráficos e procurando por vida fora da terra. Bem diferente da realidade! Muita coisa mudou e os observatórios de hoje em dia são automatizados e controlados remotamente, sem a necessidade de intervenção humana. Você pode inclusive “alugar” um telescópio em um outro país e fazer suas observações.

Mas não é sobre esses telescópios que trataremos aqui, pelo menos neste momento, mas sim sobre o que está ao alcance de pessoas que querem começar a observar o Céu e se tornarem astrônomos amadores.

Observando o Céu

Uma das opções mais simples, mas que serve como introdução neste universo, é a observação a olho nu. Se você for privilegiado e morar fora dos grandes centros (onde a poluição luminosa é menor) é possível ver muitas coisas interessantes. Saber olhar para o Céu e identificar as constelações, estrelas como Sirius (a mais brilhante do Céu), planetas como Marte, Saturno e Júpiter, cometas, aparições de satélites artificiais (sim, é possível ver o reflexo do sol nas placas solares de alguns satélites) e muito mais é muito gratificante.

Um binóculo pode ser um excelente aliado para as observações: são confortáveis, relativamente baratos e aumentam significativamente a visibilidade de detalhes.

Para auxiliar no conhecimento e identificação das estrelas e constelações, você pode utilizar um software de apoio. Existem várias opções no mercado, tanto para PC quanto para smartphones e tablets. Muitas opções são gratuitas, como o Google Sky e o Stellarium, sendo este último largamente utilizado pela sua interface simples e dinâmica (a versão para smartphones é paga).

Através dos softwares você pode, no caso de smartphones, apontar o aparelho para o céu e ver detalhes na tela do local. É possível adiantar ou atrasar o tempo, para ver qual a posição dos astros em um determinado horário, ou ainda identificar conjunções, eclipses, oposições, enfim… vários eventos que valem a pena serem observados.

Recomendo fortemente que utilize os softwares em um primeiro momento, antes de observar o Céu. Não há nada mais gratificante do que identificar a constelação de Orion, com sua gigante vermelha Betelgeuse.

Satélites Artificiais

Existe também um evento que ocorre diariamente e é visível a olho nu. Trata-se do reflexo dos satélites Iridium, que orbitam a Terra. Logo no início da telefonia móvel foram colocados em órbita 66 deles, só que a tecnologia ficou defasada muito rapidamente e eles ficaram obsoletos, com alguns sendo destruídos e outros abandonados. Sendo assim, quando você encontrar uma “estrela” que se move, fica muito brilhante e desaparece, não se trata de um OVNI, mas sim o reflexo do Sol nestes satélites artificiais.

No próximo post falaremos um pouco mais sobre os modelos de telescópios de baixo custo, que servirão para auxiliar quem quer buscar um primeiro contato com a Astronomia.

Arquiteto de software e desenvolvedor de sistemas. Sou carioca, torço para o Fluminense e adoro praticar esportes. Me interesso por tudo relacionado a tecnologia. Meu Hobby é a Astronomia!

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top