Conecte-se conosco
smt-Zenbo-capa

ASUS

ASUS apresenta o Zenbo, um robô-assistente para todas as casas e bolsos

Ainda sem data definida para comercialização, o Zenbo é um assistente pessoal que pode ser muito útil para crianças e idosos

smt-Zenbo-P1

A ASUS apresentou uma série de produtos muito interessantes durante a Computex 2016. Além de lançar a nova série do Zenfone 3 e do Zenbook 3, a empresa ainda anunciou uma novidade que já nasce como sonho de consumo coletivo. Trata-se do robô Zenbo, um assistente doméstico capaz de obedecer a comandos de voz que fica conectado à todos os dispositivos inteligentes de uma residência.

Com um design familiar que lembram robôs do cinema como o BB-8 (de Star Wars) e o Wall-E (da Pixar), o Zenbo possui 3 rodas que lhe permite rolar tranquilamente sobre qualquer superfície lisa. Sua cabeça é uma tela sensível ao toque que simula um rosto no estilo mangá, mas também é capaz de exibir uma série de informações de acordo com as situações (confira a apresentação completa no vídeo abaixo).

Concebido para ser um assistente doméstico, o Zenbo pode ser muito útil para auxiliar crianças e idosos. O robô pode informar horários de compromissos (como a hora certa de tomar um remédio), contar histórias e tocar músicas. O Zenbo também pode perceber quedas de usuários ao seu redor (uma boa ferramenta para ajudar no cuidado de idosos) e, caso elas aconteçam, informar os responsáveis através de seus smartphones. Além disso o robô ainda pode:

  • Fazer ligações
  • Tirar fotos
  • Fazer pesquisas na Internet
  • Realizar compras online
  • Preparar receitas na cozinha
  • Interagir com outros objetos conectados, como TVs, lâmpadas e portas

smt-Zenbo-P2

Segundo o presidente da ASUS, Jonney Shih, o Zenbo é um pequeno companheiro “inteligente, querido e sempre à disposição” que deve estar presente no cotidiano das pessoas. Para que isso aconteça, a empresa adotou uma estratégia de preço muito atrativa. Apesar de ainda não ter data de comercialização definida (o que deve ocorrer ainda neste ano de 2016), o Zenbo irá custa 599 dólares (cerca de 2150 reais) para o consumidor final.

O Brasil já está confirmado entre os mercados que receberão os produtos da linha Zenfone 3, o que deve ocorrer até o final deste ano. Já as demais linhas de produtos apresentadas na Computex 2016 estão sendo estudadas para um possível lançamento no país.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de ASUS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top