Conecte-se conosco
smt-Athena-capa

Ciência e Tecnologia

Athena da Roar for Good é um dispositivo que pode ajudar as mulheres contra o assédio

smt-Athena-P1

O Athena é discreto e pode ser um grande aliado das mulheres na luta contra o assédio sexual

Sofrer assédio pelas ruas é uma realidade que as mulheres enfrentam. Independente da visão política, essa é uma realidade que pode ser comprovada por pesquisas — ou simplesmente ao perguntar para qualquer mulher que você conheça. É primordial que a sociedade se eduque e compreenda que a experiência social e cidadã depende fundamentalmente de garantir que todos sejam respeitados e tenham garantia da integridade física independente do gênero, credo ou opinião.

Como se sabe, é preciso muito luta e conscientização para que certas práticas sejam incorporadas à sociedade. Enquanto isso não ocorre, as mulheres, ao menos, ganharam mais uma ferramenta para o combate ao assédio e à violência. O Athena da Roar for Good é um gadget de defesa pessoal muito interessante criado para mulheres, com o objetivo principal de evitar assédios sexuais.

smt-Athena-P2

O Athena funciona de forma bem simples: a pessoa carrega um pequeno botão que ao ser pressionado envia a localização para contatos de emergência pré-selecionados, além de disparar um alarme bem alto. Dependendo da situação, o alarme pode colocar a pessoa em um perigo ainda maior; para isso, a Roar for Good também incluiu um modo silencioso que só envia a localização com o alerta.

Para acionar o modo com alarme, basta pressionar o botão por 3 segundos. Já o modo silencioso é acionado quando o usuário dá três toques no botão. O Athena não foi feito para ser usado no pulso e sim pendurado na roupa, na bolsa ou mochila ou em um cordão no pescoço. Isso porque, em situações de emergência, ter algo preso ao pulso pode ser prejudicial, já que a pessoa só poderia apertá-lo com uma das mãos.

smt-Athena-P3

Roar for Good afirma que o Athena não é apenas um produto, e sim parte de um movimento, no qual a empresa vai doar uma parte de cada wearable vendido para programas educacionais para aumentar a empatia e reduzir a violência. Apesar de ser destinado às consumidoras com identidade de gênero feminino, o Athena também pode ser útil para crianças, idosos, ou qualquer pessoa que se sinta vulnerável em sua segurança pessoal.

O projeto conseguiu financiamento no Indiegogo em menos de 48 horas, e atualmente está com mais de 170 mil dólares arrecadados. O Athena será entregue em março do ano que vem, e está sendo comercializado por 99 dólares (cerca de 375 reais) para os consumidores que se cadastrarem na pré-venda.

Continue lendo
Você pode gostar...

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top