Conecte-se conosco

Aplicativos

Atualização iOS 7 chega hoje para o iPhone e iPad: saiba como instalá-la

A Apple lança hoje (18) a versão final do sistema iOS 7 para iPhones, iPads e iPods. Para se preparar para a instalação da atualização (e evitar frustrações e travamentos), fique atento a estes itens.

iOS7 iphone ipad ipod

Apple lança hoje (18) a versão final do sistema iOS 7 para iPhonesiPads e iPods. Junto com a disponibilização da atualização, a Apple também apresentou o novo layout do site iCloud.com, compatível com a interface do iOS 7. Para se preparar para a instalação da atualização (e evitar frustrações e travamentos), fique atento aos itens abaixo:

1. Faça o Backup dos dados do aparelho:

Para não chorar depois por fotosvídeos e outros arquivos perdidos, recomendamos que você faça o backup de todos os dados do aparelho no iCloud e/ou iTunes. No caso do iCloud, para confirmar se o backup está sendo feito automaticamente, procure no aparelho pelo menu Configurações > iCloud > Backup & Armazenamento (em inglês: Settings > iCloud > Backup & Storage) e verifique se a opção foi selecionada. O backup do aparelho é costumeiramente feito uma vez por dia, desde que o aparelho possa se conectar à uma rede WiFi e não esteja sendo usado (locked).

Se você preferir, também é possível fazer um backup manual. Para isso, volte ao mesmo menu Configurações > iCloud > Backup & Armazenamento e clique em “Efetuar Backup Agora (em inglês: Backup Now).

Importante: se seus dados estiverem ocupando a capacidade máxima do aparelho, talvez seja necessário deletar alguns arquivos, para que a atualização possa ser instalada.

Também é interessante fazer o backup dos dados do seu iTunes. No menu do computador, selecione a opção Dispositivos > Backup (em inglês: Devices > Backup).

2. Download do iOS 7:

atualização ios 7 update

Quando receber a notificação de atualização, prossiga com os passos indicados e aguarde a conclusão do processo. Assim que o iOS 7 for iniciado pela primeira vez, você notará que ele é claramente diferente das versões anteriores (5 e 6). Comente pra gente o que você achou das novidades no campo abaixo.

3. Atualize todos os aplicativos:

Normalmente, durante os testes das versões betas, é comum existirem problemas com aplicativos ainda não atualizados, por tratarem funções nos seus códigos que possam ter sido modificadas ou até mesmo excluídas (para dar lugar a novos códigos de programação). A partir do momento do lançamento da versão final, será fácil de notar a quantidade de aplicativos que terão atualização.

É aí que mora o problema. Continuar a usar aplicativos em versões mais antigas junto a um sistema atualizado pode dar muita dor de cabeça e até mesmo induzir a erros banais, achando que o problema é do sinal ou do aparelho, por exemplo.

iOS-7-Beta-5-720x4042

Aproveitando este tópico, aí vai um rápido Q&A (Perguntas & Respostas) sobre o iOS 7:

a) Se eu instalar o iOS 7 e não gostar das mudanças, posso voltar atrás e reinstalar versões anteriores?

Infelizmente não. A Apple tem uma assinatura digital que autoriza o iTunes a instalar o iOS no aparelho, de acordo com o seu modelo e versão disponível. Essa assinatura será atualizada para hoje, liberando apenas o iOS 7 para instalação. Sendo assim, pense bem antes de atualizar o sistema, já que você não conseguirá voltar para o iOS 6 depois.

b) Posso instalar o novo iOS 7 sem ser pelo aparelho?

Sim, você pode. Conectando o aparelho ao seu computador via cabo USB, pelo iTunes isto é possível. Basta que você entre na tela de resumo do aparelho e clique no botão ATUALIZAR ou RESTAURAR. Cuidado: o segundo botão irá apagar todo o conteúdo do aparelho, sendo necessário você restaurar seu backup depois (caso você tenha um), ou obrigando você a instalar e configurar tudo do zero.

c) Posso baixar o arquivo do iOS por conta própria e instalar depois?

Sim, pode. Disponibilizaremos os links de download de cada dispositivo e você poderá baixar o arquivo para instalar mais tarde. Isto é bem útil para quem, por exemplo, tem uma internet mais rápida e melhor no trabalho do que em casa.

Para instalar o arquivo, transfira ele para o seu computador, conecte seu aparelho no iTunes e clique no botão RESTAURAR mantendo a tecla SHIFT (no Windows) ou OPTION (no Mac) pressionada ao mesmo tempo em que clica no botão. Uma janela será aberta, dando a possibilidade de você escolher o arquivo que quer utilizar para a restauração (ou, neste caso, atualização).

Observação: este método, conforme falado no item anterior, irá apagar todos os seus dados do aparelho, por isso é extremamente recomendado que você faça um backup do aparelho antes.

d) Se não posso voltar para uma versão anterior do iOS, qual a vantagem de instalar o iOS 7 afinal?

Apesar do design mais colorido e mudanças radicais (e polêmicas) na interface, a nova versão do iOS traz boas melhorias para o usuário, entre elas: transferências de arquivos entre dispositivos via AirDrop (apenas para o iPhone 5 e superiores), atalhos para algumas funções do sistema, como modo avião, Wi-Fi e Bluetooth (através da Central de Controle), proteção do aparelho em caso de roubo (através da ativação da função “Buscar iPhone” – ou dispositivo atualizado – nas opções do iCloud) e muitas outras.

Para obter mais informações antes de decidir pela instalação desta atualização, visite este post.

ATUALIZAÇÃO – 18/09/2013 às 16:56hs

Para aqueles que querem baixar o arquivo do iOS para efetuar a instalação por conta própria, segue abaixo os links direto da Apple:

iPhone:

– iPhone 5 (A1428 – GSM)
– iPhone 5 (A1429 – CDMA)
– iPhone 4S 
– iPhone 4 GSM (2012)
– iPhone 4 GSM
– iPhone 4 CDMA

iPad:

– iPad 4 Wi-Fi
– iPad 4 Cellular
iPad 4 CDMA
– iPad 3 Wi-Fi 
– iPad 3 Cellular (Verizon Model)
iPad 3 Cellular (A&T Model)
– iPad 2 Wi-Fi
– iPad 2 Wi-Fi + 3G (GSM)
– iPad 2 Wi-Fi + 3G (CDMA)
– iPad mini Wi-Fi
– iPad mini Cellular
iPad mini CDMA

iPod touch:

– iPod touch 5ª geração

 

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top