Conecte-se conosco
Nokia Beamer

MOBILE

Atualização Lumia Black já está disponível para aparelhos brasileiros

Alguns modelos da linha Lumia já começaram a receber a atualização Lumia Black que traz uma série de funcionalidades e melhorias aos smartphones da Nokia.

Lumia Black Glance Screen

Tela de espera com Lumia Black: notificações e cores

 

A Nokia começou a distribuir neste mês a mais nova atualização para sua linha de smartphones Lumia que rodam o sistema operacional Windows Phone 8. A atualização, chamada “Lumia Black“, já está disponível desde o fim do ano passado para os novos Lumia 1520 e 1320 – que devem chegar ao Brasil em breve – e traz novidades interessantes para os usuários.

Os donos de Lumias com câmeras PureView (920, 925, 1020) poderão salvar as fotos tiradas com o aparelho em formato RAW, um tipo de arquivo que não comprime a imagem (ao contrário dos populares JPG e PNG), preservando o máximo de detalhes da foto. Arquivos RAW são ideais para fazer a edição posterior da imagem e um recurso bem vindo para os aficionados por fotografia.

A atualização também trará novos algoritmos de processamento de imagem da Nokia para os Lumias sem PureView, como o 520, 620, 625, 720 e 820, com melhorias principalmente na captura de cores e tons em fotos e vídeos.

Nokia Camera

Nokia Camera combina as funções do Smart Cam e Pro Camera

 

Ainda no quesito fotografia, os aplicativos Nokia Pro Camera e Nokia Smart Cam serão fundidos em um único app chamado Nokia Camera. Embora o novo app suporte todos os Lumias, a função Burst Mode, que tira várias fotos em sequencia num intervalo de microssegundos, será menos potente em aparelhos com 512 MB de RAM, capturando menos imagens e com resolução menor.

O recurso Tela de espera, que debutou na linha Lumia com a última atualização, Nokia Amber, e consiste em um modo de exibir informações na tela do aparelho consumindo o mínimo possível de energia, ganhará mais funções com o Lumia Black. Agora, além do relógio, bateria e modo silencioso, a Tela de espera exibirá notificações de aplicativos como Mensagens, E-mail, WhatsApp e chamadas perdidas. Será possível também escolher a cor do “modo noturno” entre vermelho, verde ou azul.

A Nokia também desenvolveu novos aplicativos para tirar proveito do Lumia Black, entre eles: Refocus,  Storyteller, Beamer e App Folder. O app Refocus permite alterar o foco de uma imagem após capturá-la, alternando entre o plano de fundo e o objeto em destaque. A Nokia disponibilizou um site demonstrando a função. O Storyteller agrupa imagens e vídeos capturados em um mesmo local e período apresentando as informações de forma cronológica em um mapa.

Nokia Beamer

Nokia Beamer: compartilhe a tela do seu celular

 

O Beamer, por sua vez, compartilha a tela do seu celular – sem fios – em qualquer dispositivo conectado à internet, desde smartphones, tablets até PCs e SmartTVs. O site WP Central gravou um vídeo demonstrando a função de espelhamento. Este app é exclusivo para Lumias com 1 GB de memória RAM.

O App Folder surgiu “de surpresa”, pois não havia sido anunciado antecipadamente pela Nokia. É um aplicativo simples que permite incluir vários apps em uma “pasta” e depois fixá-la na tela inicial do aparelho.

App Folder

App Folder: pastas de aplicativos

 

Donos de Lumias 520, 625 e 720 também receberão o recurso de “acordar” o celular apenas dando dois toques na tela, evitando ter que procurar o botão ligar/desligar. Outros modelos como o 1020, 925, 920 e 820 já contam essa capacidade.

Algumas outras novidadaes:

  • Tela iniciais com 3 tiles médios ou 6 tiles pequenos para aparelhos com resolução WXGA (1280 x 768) ou superior;
  • Botão X para fechar aplicativos na tela de multitasking;
  • Toques personalizados para mensagens, correio de voz, e-mail e lembretes;
  • Bloqueio de rotação da tela;
  • Modo Direção: Desliga notificações exceto mensagens de texto e ligações telefônicas enquanto o usuário dirige. Permite também configurar uma resposta automática para estes casos;
  • Anexar arquivos do Office (doc, xls, ppt, pdf) em e-mails.

No Brasil,  o único Windows Phone não produzido pela Nokia é o Samsung ATIV S. Este aparelho receberá as funções do Update 3, mas não do Lumia Black.

A Nokia montou uma página onde é possível acompanhar o status da atualização para seus aparelhos. O Lumia Black já está disponível para os Lumias 625 (desbloqueados), 820 (desbloqueados), 925 (Vivo, Claro, Oi e desbloqueados) e 1020 (desbloqueado). Os demais Lumias estão em processo de aprovação e devem ser atualizados em breve.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de MOBILE

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top