Conecte-se conosco
Vorabend der Jahrespressekonferenz 2012 /?Blick in die Zukunft? (Audi-Visionen)

GADGETS

Audi apresenta carro conceito com tecnologia OLED

Esqueça os tradicionais faróis dos carros que você vê hoje em dia. O futuro das luzes automotivas – de acordo com a Audi – é muito mais high tech. No conceito apresentado no vídeo abaixo…

Esqueça os tradicionais faróis dos carros que você vê hoje em dia. O futuro das luzes automotivas – de acordo com a Audi – é muito mais high tech.

No conceito apresentado no vídeo abaixo, a fabricante alemã incorpora grandes superfícies com tecnologia OLED* (sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz) aos modelos de automóveis Audi R8 e Q7. O resultado é impressionante: uma deslumbrante variedade de efeitos de luz que representam várias funções do veículo, como acelerar ou sinalizar uma curva para a direita ou esquerda.

Se a primeira parte do vídeo já é interessante, no final ficamos boquiabertos com um protótipo de carro com faróis traseiros que reproduzem animações. Neste efeito, conhecido como “Swarm” (“enxame”, em inglês), toda a traseira do carro é transformada em uma grande superfície iluminada que reage aos movimentos do carro. Veja abaixo:

Infelizmente, não veremos esta tecnologia em nossas estradas tão cedo, uma vez que o OLED não produz luzes fortes o suficiente para os padrões das luzes de freios.

*Diodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor (OLED): é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula, está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top