Conecte-se conosco
Blackberry crise showmetech

Blackberry

Blackberry perde quase um bilhão de dólares em 3 meses

A empresa canadense tem resultados bem abaixo do esperado e demite um terço de seus funcionários.

blackberry OS showmetech

Líder de mercado por anos, a Blackberry começou a ver seu declínio após o lançamento do iPhone e aparelhos com sistema Android, que oferecem maior avanço tecnológico e possibilidades de personalização.

A empresa acreditou que o uso do teclado físico em smartphones era importante e pré-requisito no mundo corporativo, adiando ao máximo a adoção do teclado virtual, enquanto seus concorrentes iam ganhando fatias cada vez maiores do mercado. Ficou congelada no tempo, baseada no passado, acreditando que seu serviço de mensagens instantâneas, o BBM, era o suficiente para atrair e manter seus consumidores na plataforma.

O tempo passou mais uma vez e aplicativos de troca de mensagens multiplataforma surgiram, matando o serviço da Blackberry, até então restrito.

Numa tentativa de recuperar o mercado e o tempo perdido, a empresa lançou no início do ano uma nova linha de aparelhos, com e sem teclado físico, e uma reformulada no seu sistema operacional.

A medida não surtiu efeito. Apenas 20% dos aparelhos produzidos foram comercializados e esta semana foi anunciado um prejuízo no último trimestre fiscal de aproximadamente US$1 bilhão (cerca de 2,3 bilhões de reais). A triste notícia ainda veio acompanhada do anúncio do corte de 4.500 empregos, pouco mais de um terço do total de funcionários.

Sem dúvida, uma perda bem maior que qualquer executivo da empresa poderia imaginar.

queda blackberry showmetech

A desvalorização das ações da empresa foi inevitável, chegando a cair 17%. A queda acumulada este ano chega a 26,5%.

Numa medida ínfima de recuperar o mercado e notícias positivas, seu app, o BBM, chega ao iOS e Android, permitindo, um tanto tarde, a comunicação entre os 3 sistemas.

Será difícil para a companhia achar um comprador disposto a reverter este cenário de queda, ainda que eles tenham um grande portifólio de patentes.

Teria a Blackberry salvação após tantos erros?

Analista de importação, apaixonado por tecnologia e comida. Não vivo sem música e iPhone.

Comentários

Mais de Blackberry

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top