Conecte-se conosco
blackberry-z10-ofic1

Blackberry

BlackBerry tenta voltar ao mercado de smartphones com o Z10

A empresa canadense BlackBerry (antiga RIM) lançou esta semana no Brasil o smartphone BlackBerry z10. Mas, num mundo já dominado por iPhones e Androids, será que ela ainda tem chance de emplacar um novo modelo?

blackberry-z10-ofic1

A empresa canadense BlackBerry (antiga RIM) lançou esta semana no Brasil o smartphone BlackBerry Z10. Mas, num mundo já dominado por iPhones e Androids, será que ela ainda tem chance de emplacar um novo modelo? É o que veremos na análise abaixo:

O BlackBerry Z10 é o primeiro smartphone da empresa a contar com um layout repensado com o propósito de ser totalmente focada no toque na tela de 4.2 polegadas, com resolução de 768×1280 pixels (~355 ppi). Ok,  nada de novo até aqui, mas é bom saber que a empresa finalmente aderiu aos novos tempos.

Disponível em duas cores (preto e branco), é equipado com processador dual-core 1.5 GHz com 2GB de RAM, 16GB de espaço interno, e entrada para cartão de memória expansível de até 32GB. Outras características incluem uma porta de saída HDMI, sensor NFC e o BlackBerry Hub, um app central para administrar conversas pessoais ou de trabalho, mensagens BBM, atualizações ou notificações das mídias sociais.

Outra novidade do Z10 é o Flow, um recurso de integração que pretende ajudar a concluir tarefas com mais eficiência e menos esforço. Por exemplo, você pode tocar o nome de uma pessoa que está na lista da sua próxima reunião para visualizar seu último tweet ou perfil do LinkedIn. Ou, tocar a miniatura da foto que você acabou de tirar para abrir o editor de imagens e rapidamente aplicar uma transformação ou filtro e compartilhar a nova imagem instantaneamente com seus contatos.

blackberry-z10-ofic11 (1)

O já tradicional BBM (BlackBerry Messenger) também está presente aqui. Entre os seus recursos, estão a possibilidade de realizar chamadas de voz e chat com vídeo, além de poder compartilhar a tela com outro contato que use o mesmo sistema operacional.

Um ponto importante a considerar é o fato de que este smartphone não roda nenhum dos sistemas mobile já consolidados como o iOS da Apple, o Android e até o Windows Phone. O Z10 tem um sistema operacional próprio, o BlackBerry 10 OS, com atualização disponível para a versão 10.1. Isso significa que muitos aplicativos conhecidos de smartphones podem não ter uma representação no Z10, além da loja de aplicativos já ter sido alvo de críticas por péssimas adaptações de aplicativos “importados” do sistema Android.

Ainda assim, a empresa garante que a loja já oferece mais de 100 mil aplicativos e parcerias com conteúdos locais estão sendo desenvolvidos, incluindo nomes como MercadoLivre, Itaú, Bradesco, Cinemark, ESPN, Globo e muitos outros. Promissor? Ainda não dá para saber ao certo.

O Z10 tira fotos em até 8 MP, com resolução de 3264×2448 pixels. A câmera ainda tem foco automático e Flash de LED. A gravação de vídeos é em Full HD ([email protected]) e o aparelho possui ainda uma câmera frontal de 2 MP para vídeo-conferências. Também foi incorporado o Time Shift, um recurso que permite tirar fotos em grupo onde todos saem com seus olhos abertos e sorrindo, e o Story Maker, para reunir coleções de fotos e vídeos, além de músicas e efeitos especiais, e produzir um filme HD que você pode compartilhar instantaneamente.

gsmarena_022

Acessórios do BlackBerry Z10

Para aguentar o uso diário, o Z10 vem com uma bateria de 1800 mAh, que aguenta 10 horas de conversação e 310 horas em stand-by.

O BlackBerry Z10 estará disponível para as principais operadoras do país (Vivo, Claro, TIM e Oi) já a partir do dia 07 de Maio. O preço sugerido é R$2.449,00, com redução de acordo com a contratação de planos das operadoras. Vale lembrar que este é quase o mesmo preço do Galaxy S4 da Samsung, e bem acima do Xperia ZQ da Sony, dois concorrentes com características mais parrudas.

Talvez seja o caso da BlackBerry trabalhar os descontos e promoções, não é mesmo?

Com informações de GSM Arena e BlackBerry.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Blackberry

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top