Connect with us

Ciência e Tecnologia

Boeing estuda utilizar nova liga metálica em futuras aeronaves

smt-Boeing-Plane

No início da história da aviação, um dos principais desafios era conseguir construir uma máquina que fosse mais pesada que o ar e, ainda assim, conseguisse flutuar. Como sabemos, os aviadores encontraram outras soluções para darem asas à seus sonhos. A Boeing, uma das gigantes do mundo da aviação, anunciou uma novidade que pode revolucionar a indústria de aeronaves.

Num vídeo (confira abaixo) divulgado na última semana, a Boeing apresenta experiências com o um material que feito “99,99% de ar“. O  microlattice é uma liga metálica porosa considerada uma das mais leves e resistentes já criados pelo homem. De baixíssima densidade, o microlattice é um polímero constituído por uma rede de tubos ocos interligados.

Sua estrutura garante uma incrível resistência que permite que o microlattice seja comprimido a elevados níveis de pressão sem quebrar. Além disso, o material tem grande capacidade de absorção de energia. Como se observou no vídeo divulgado pela Boeing, um ovo atirado do 20° andar de um prédio, precisaria de aproximadamente 1 m de plástico bolha para resistir a queda. Com o microlattice, a quantidade seria significativamente menor.

Com inúmeras potenciais aplicações – especialmente na indústria automotiva e aeronáutica – o microlattice foi considerado uma das 10 inovações mais promissoras pela pela Popular Mechanics em 2012. A Boeing não informou claramente se ele planeja usar o material a curto prazo, mas o vídeo menciona que o material poderia ser muito útil para a diminuição do peso, aumento da resistência e a eficiência de consumo de combustível em futuras estruturas de aeronaves.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top