Conecte-se conosco
Captura de Tela 2012-10-04 às 15.49.29

Geral

Brasil perde 16 bilhões com crimes na internet

Um dos estudos mais importantes do mundo sobre o crime cibernético foi divulgado hoje. O relatório Norton Cybercrime Report tem como objetivo entender de que forma o cibercrime afeta as pessoas e como funciona a adoção e evolução de novas tecnologias para a segurança dos internautas.

Um dos estudos mais importantes do mundo sobre o crime cibernético foi divulgado hoje. O relatório Norton Cybercrime Report  tem como objetivo entender de que forma o cibercrime afeta as pessoas e como funciona a adoção e evolução de novas tecnologias para a segurança dos internautas.

Com conclusões baseadas em relatos de 13 mil adultos de 24 países, o estudo revela que o custo global do crime cibernético é de US$110 bilhões de dólares. No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas foram vítimas deste tipo de crime nos últimos 12 meses, um prejuízo de R$ 16 bilhões.

“Os prejuízos podem ser desde financeiros com a invasão de contas bancárias até de identidade, quando a pessoa descobre seu login, troca a senha e faz uma chatagem pra devolver seu perfil”, disse Fabiano Tricarico, diretor de consumo da Norton.

Veja a comparação entre o Brasil e o resto do mundo:

Estudo dos crimes na internet – 2012 (clique na imagem para ampliar)

Mudanças:

A pesquisa deste ano mostra um aumento de novas formas de crimes online na comparação com o ano passado, principalmente em redes sociais ou dispositivos móveis:

  • 15% dos usuários de redes sociais relatam que alguém invadiu o seu perfil e se passou por eles
  • Um em cada 10 usuários de redes sociais foram vítimas de golpe ou links falsos em plataformas colaborativas
  • Embora 75% acreditem que os cibercriminosos estejam mirando nas redes sociais, menos da metade (44%) utilizam uma solução de segurança que os proteja contra ameaças nestes ambientes. Além disso, apenas 49% usam as configurações de privacidade para controlar as informações que compartilham
  • Quase um terço (31%) recebeu uma mensagem de texto de alguém que não conhecia solicitando que clicassem em um link ou a discassem um número desconhecido para ter acesso a uma caixa postal de voz.

Cuidado com senhas:

Mais de um quarto (27%) dos entrevistados relatam ter sido notificados para alterar a senha de uma conta de e-mail comprometida. Com as pessoas enviando, recebendo e armazenando muitas informações como fotos pessoais (50%), documentos relacionados ao trabalho (42%), dados de extratos bancários (22%) e senhas para outras contas no ambiente online (17%), estes e-mails podem ser uma porta de entrada potencial para criminosos, que buscam informações pessoais e corporativas.

“Contraventores podem tanto ganhar acesso a tudo em sua caixa de entrada do e-mail quanto também podem redefinir suas senhas para qualquer outro site que você possa acessar, clicando no link ’esqueceu sua senha‘, interceptando os e-mails e, efetivamente, bloqueando você das suas próprias contas”, afirma Adam Palmer, analista-chefe de crimes cibernéticos da Norton.

Para mais informações, visite o Norton Cybercrime Report 2012.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top