Conecte-se conosco
Screen Shot 02-13-15 at 02.57 PM

Android

Brasileiro cria app colaborativo para mapear crimes e denúncias

Advogado criar aplicativo Furtivo, que mapeia denúncias de crimes ou deficiências do setor público e leva os dados até os órgãos competentes.

Screen Shot 02-13-15 at 02.57 PM

Trabalhar de forma colaborativa se tornou não apenas mais comum como também mais fácil através dos smartphones. O advogado carioca Geovani Santos teve a ideia de usar a tecnologia de geolocalização para criar o Furtivo, aplicativo que mapeia denúncias de crimes ou deficiências do setor público e leva os dados até os órgãos competentes.

Furtivo-App2

Lançado em fevereiro, o funcionamento do Furtivo é parecido aos alertas do Waze, app de navegação que também usa o formato colaborativo. Usando o GPS para saber a localização do aparelho, o aplicativo permite escolher entre seis tipos de denúncia, Seguranças, Saúde, Transporte, Educação, Ambiental e Obras, que se dividem em outras mais específica. Segurança, por exemplo, tem os alertas de Roubo e Furto, Pessoa Desaparecida, Trabalho Infantil, Achados e Perdidos e Carro Abandonado ou Sucata. A vítima também pode dar mais detalhes da ocorrência, como se o roubo foi de celular ou de veículo, acrescentar uma descrição do caso e fotos.

Além disso, também é possível checar as denúncias feitas na região – em São Paulo, por exemplo, a maioria era referente à segurança, com apenas algumas poucas no quesito ambiental por enchentes e uma sobre um hospital com muita espera no atendimento. O aplicativo ainda avisa o usuário caso esteja passando em uma região com alertas, explicando qual é a denúncia feita no local.

Um ponto interessante do Furtivo é que os dados não ficam apenas no app, que envia um e-mail para os órgãos responsáveis, como Polícia Federal ou Ministério Público, quando uma nova denúncia é registrada. 90 dias depois, o aplicativo checa com o colaborador o andamento do caso, para saber se o problema foi solucionado ou não.

2mgscgk

O Furtivo está disponível no momento apenas para dispositivos Android. Recém-lançado, ele ainda não possui muitos downloads – e nem denúncias, portanto. Ainda assim, a meta anunciada é de seis milhões de usuários e um milhão de denúncias até a metade do ano. Se irá atingir esse tamanho ainda é uma dúvida, mas o Furtivo certamente é uma iniciativa interessante para os brasileiros colaborarem para cobrar do poder público melhorias na sua região.

Baixe para Android

 

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top