Conecte-se conosco
WISIS+10

Notícias

Brasileiros no centro da discussão sobre o futuro da internet com o IGF2015 e o WSIS+10

Na próxima semana acontece na sede da ONU, a Organização das Nações Unidas, a General Assembly High-Level Meeting WSIS+10. Trata-se de uma reunião de alto nível entre representantes de governo, comunidades técnicas e da sociedade civil para discutir aspectos do futuro da internet.

 

WISIS+10

A WSIS é a Cúpula Mundial da Sociedade de Informação, ocorrida há 10 anos, e está na hora de sua revisão. As conquistas realizadas, o que ainda falta fazer e como lutar pela liberdade em países onde a censura online e o desrespeito a direitos fundamentais predominam são temas de discussão.

O Brasil está no centro deste debate. Em novembro, João Pessoa sediou o IGF2015 – Internet Governance Forum. Duas mil pessoas de diversas partes do mundo vieram ao evento e organizações como a EFF (Electronic Frontier Foundation), APC (Association for Progressive Communications), ICANN, TacticalTech e Freedom House foram algumas das presentes no evento. Equipes com diversos profissionais do Google, Facebook e várias outras grandes empresas estavam lá para conversar com essas organizações. Tudo foi organizado pelo CGI.br – Comitê Gestor da Internet do Brasil, em parceria com a ONU.

igf2015-isoc-wsis-panel-976

O CGI.br já organizou duas turmas da Escola de Governança da Internet do Brasil, a EGI.br. Todo ano, qualquer pessoa no Brasil pode se candidatar a fazer o curso da escola, que dura 1 semana em São Paulo. O CGI apoia os candidatos com passagem e hospedagem e os selecionados para o curso atendem critérios de diversidade de gênero, região e formação.

WSIS10-Bannerv4

Na reunião WSIS+10 da semana que vem, membros do CGI.br estarão presentes com uma delegação do Itamaraty para apresentar na ONU a visão brasileira sobre o futuro da internet. Também, integrantes da EGI.br farão parte do evento. Temas como a proteção de crianças na internet, gênero e cidadania, acessibilidade universal e aumento do acesso são parte das discussões na programação. O IGF (Internet Governance Forum) poderá ter seu mandato renovado, o que significa que ainda poderá vir a acontecer por mais 10 anos.

Veja a importância de algumas das discussões que aconteceram no IGF2015:

  • Internet.org/Free Basics do Facebook e suas consequências – Zero Rating Showcase – O que pode acontecer quando o Facebook fornece conectividade gratuita em diversos países mas apenas a um conjunto de serviços focado na sua rede social? Por que pesquisas apontam que 55% das pessoas costumam não saber a diferença entre Facebook e internet?
  • Conectar o próximo bilhão de pessoas – Apenas 1/3 do mundo tem acesso à internet. Como podemos conectar o próximo bilhão de pessoas? O que pode ser feito?
  • Abusos online contra as mulheres – Como Evitar – Revelar os abusos online contra as mulheres e ajudar a evitá-los é um trabalho que envolve diversas organizações em esforços de conscientização e educação.

Estes e outros painéis podem ser revistos no canal das sessões do IGF no YouTube.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as discussões, veja o streaming do o WSIS+10 (a partir da próxima semana) ou visite a página oficial do evento.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top