Smt huebr capa

Brasileiros estão bagunçando as traduções do Facebook

Avatar de bruno martinez
Uma turma de brasileiros da desciclopédia estão bagunçando as traduções do Facebook, a zoeira ultrapassou todos os limites e atingiu o Facebook

Quem usou o Facebook na versão web na última quinta-feira (25/06) à noite, deve ter percebido algumas mensagens estranhas no pop-up de notificações, onde deveria estar “Marcar todas como lidas”, como: “Tragam a descilopédia”, “Fora Politicamente correto, volta Desciclopédia”, “Fora PT Volta Desciclopédia” e “Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook”.

Brasileiros bagunçam facebook
(Reprodução/Facebook)

Se você viu isso no seu Facebook, não se preocupe. Sua rede social não foi hackeada nem o Facebook foi alvo de ataques, como alguns “sites de tecnologia” estão alardeando por aí. O que aconteceu foi o seguinte:  A página oficial da Desciclopédia – site paródia da Wikipédia, com conteúdo humorístico – no Facebook foi tirada do ar, pela segunda vez, alvo de denúncias de algumas pessoas que se sentiram ofendidas com as publicações da página, os fãs da página se organizaram e resolveram aproveitar uma falha no sistema de traduções do Facebook para protestar. A falha não afeta nenhum perfil de usuário nem usa dados privados para fazer as alterações.

Fora politicamente correto, volta desciclopedia
(Reprodução/Facebook)

Entenda o que aconteceu no Facebook

A falha se encontra no sistema de traduções do Facebook. Por estar disponível em todos os idiomas, seria muito trabalhoso e caro contratar uma equipe para traduzir o Facebook para cada idioma, então o Facebook conta com a ajuda dos usuários e da comunidade para traduzi-lo de forma voluntária. O problema é que a comunidade Brasileira é muito pequena, pouco mais de 300 usuários, e qualquer um pode ingressar no time de tradução, basta clicar nesse link.

Traducao
O sistema de traduções é baseado em votações para eleger a melhor tradução

Lá na página de tradução os usuários podem inserir sua sugestão de tradução e a opção mais votada é selecionada automaticamente pelo Facebook, ai você já imagina o que fizeram, não é? Alguém colocava uma frase qualquer, e vários usuários votavam nela, até a frase ir para o Facebook.

Hoje pela manhã a opção de tradução do termo “Marcar todas como lidas” não estava mais disponível para tradução e o Facebook ainda não se pronunciou oficialmente à respeito da falha. Se a moda pegar o Facebook pode virar uma zona.

Qual a sua opinião sobre o assunto?! Você concorda que o Facebook está ficando politicamente correto demais, restringindo a liberdade de expressão? E o que você achou dessa forma de protesto que deixou muita gente desesperada achando que seu perfil tinha sido invadido? E será que dessa vez o Tio Mark vai banir os brasileiros da rede social?

Deixe sua opinião nos comentários

Inscreva-se para receber nossas notícias:

1 comentário
  1. O FB é um lugar estranho: permite a hospedagem de grupos de extrema direita, porém é só alguem se sentir ofendido e denunciar e se retira a postagem: isso é limitação da liberdade de expressão – desde que você use o bom senso e se expresse moderadamente. Daí você que ferramentas para a proteção da plataforma estão sendo usadas de maneira indevida.

    Issso é triste.

    Lamentável !

    🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados