Conecte-se conosco

Android

Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes

Testes feitos pela francesa DxO Labs, especializada em câmeras e lentes, colocaram a câmera do Galaxy S4 fabricado pela Samsung acima das câmeras do iPhone 5 (Apple), Lumia 920 (Nokia), Xperia Z (Sony), e o BlackBerry Z10 (BlackBerry/RIM), todos carros-chefes de seus respectivos fabricantes…

Galaxy S4 iPhone 5 Lumia 920

Testes feitos pela francesa DxO Labs, especializada em câmeras e lentes, colocaram a câmera do Galaxy S4 fabricado pela Samsung acima das câmeras do iPhone 5 (Apple), Lumia 920 (Nokia), Xperia Z (Sony), e o BlackBerry Z10 (BlackBerry/RIM), todos carros-chefes de seus respectivos fabricantes.

Embora pouco conhecida pelo público em geral, a DxO Labs é a responsável pelo DxOMark, um conjuntos de protocolos, ferramentas e software usados por empresas conceituadas como o site Digital Photography Review para avaliar câmeras.

Os testes analisam a performance em quesitos como exposição e contraste, cor, auto-foco, textura, ruído, artefatos e estabilização da imagem em diversas condições de luz. Cada um desses itens recebe uma nota com a análise da imagem gerada e o programa, então, calcula a média da câmera para fotos e para vídeos. Feito isso, os testes chegam a uma nota final.

Nos testes o primeiro lugar ficou com o Nokia 808 PureView, que recebeu 77 pontos; o Galaxy S4, que ficou com o segundo lugar, recebeu 75 pontos; e empatados do terceiro ao sexto lugar estão o iPhone 5, o Galaxy Note 2, o Galaxy S III e o iPhone 4S, que receberam 72 pontos. O BlackBerry Z10 ficou em sétimo lugar com 67 pontos, o Lumia 920 em nono lugar com 66 pontos e o Xperia Z em décimo com 61 pontos.

Confira a lista completa abaixo (quanto maior a pontuação, melhor):

Testes Galaxy S4 iPhone 5 Nokia Lumia 920 camera test

O Galaxy S4 recebeu bastantes elogios nas imagens capturadas em ambientes externos com alta luminosidade. Entre os pontos positivos estão a preservação impressionante de detalhes em condições de luz brilhante, o foco automático rápido e preciso, tanto no modo automático quanto manual, boa exposição automática, cores ricas em vários tipos de condições de iluminação e boa qualidade da imagem tirada com o flash. A principal crítica fica por conta da baixa qualidade das imagens geradas em ambientes com pouca luz.

Nos modelos empatados do terceiro ao sexto lugar: iPhone 5, Galaxy Note 2, Galaxy SIII e iPhone 4S, foi considerado que o Galaxy SIII e o Galaxy Note 2 possuem câmeras praticamente idênticas, sendo até hoje uma das líderes no foco automático em velocidade e precisão. Ambos os aparelhos reproduzem cores ricas, especialmente em ambientes externos, e o lado negativo, assim como no S4, é seu desempenho em ambientes com pouca luz, onde estes perdem ainda mais detalhes que o seu irmão mais novo.

Mas, a grande surpresa aqui foi o empate técnico entre o iPhone 5 e seu antecessor. Embora a nova geração tenha tido grandes avanços nos recursos da câmera (causados pela nova versão do software) e, principalmente, na estabilização de vídeo, teve uma piora dramática na geração de artefatos com um o alargamento da lente, que deixa as imagens tiradas contra a luz com uma coloração violeta, o que acabou equilibrando a pontuação das duas câmeras. Segundo o site, esse problema já persegue a Apple desde o lançamento do iPhone 4, e, agora, houve uma piora.

Dois modelos muito badalados justamente por suas câmeras, não se saíram tão bem nos testes. Tanto o Lumia 920 quanto o Xperia Z receberam uma pontuação de vídeo maior que a de fotografias estáticas. Em ambos as imagens capturadas em ambiente com pouca luminosidade foram bem elogiadas, com uma pequena vantagem para o Lumia 720. Já a precisão do foco automático, nitidez, textura e equilíbrio das cores foram bem criticados nos dois aparelhos. O Xperia Z ainda teve o agravo de usar pesadamente filtros pra reduzir ruídos, o que teve um impacto negativo nos detalhes e texturas, fazendo com que sua nota ficasse abaixo do Lumia no resultado final.

Notou-se a falta do HTC One nos testes, embora a empresa tivesse outro representante nos testes, talvez pela câmera de apenas 4 Megapixels do carro-chefe da empresa taiwanesa. Outras ausências notáveis foram a Motorola e a LG, embora historicamente ambas sejam notórias por péssimas câmeras. Quem sabe isso mude em um futuro próximo (sim, estou falando do X Phone) e possamos ver mais um aparelho no comparativo.

Os testes individuais podem ser encontrados neste link, (em inglês).

Assistente de Juiz de Direito, dublê de gamer, entusiasta de Hardware nas horas vagas e apaixonado por Android.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top