Conecte-se conosco
youtube-video

TECNOLOGIA

Descubra o caminho que um vídeo do YouTube faz para chegar até você

Descubra o caminho que um vídeo do YouTube faz para chegar até você

Todos os dias várias e várias horas de vídeos do YouTube são vistas por usuários em todos os cantos do mundo, consumindo uma quantidade imensa de dados, mas você já parou para pensar no caminho que o vídeo faz para chegar até você?

O Google explica em uma página dedicada a exibir relatórios de qualidade de vídeos, o caminho que um vídeo faz para sair dos servidores do YouTube e chegar ao seu computador, smartphone ou tablet e ainda justifica o motivo pelo qual, algumas vezes, ainda acontecem travamentos e transmissões de vídeo em baixas qualidades.

O YouTube conta com uma rede global que mantém diversas cópias dos vídeos em servidores no mundo inteiro, então o stream de vídeo é iniciado a partir do servidor mais próximo de você.

Quando você clica em Reproduzir, o YouTube transmite os dados do vídeo para o seu Provedor de serviços de internet (ISP) pelo caminho mais eficiente, ou seja, o mais curto. Entretanto, às vezes, em raras circunstâncias, pode ser necessário usar um caminho mais longo.
infografico-caminho-do-video-do-youtube
Quando seu ISP recebe vídeos do YouTube, começa o importante trabalho de levá-lo pela rede até sua casa. Ele deve garantir capacidade suficiente no ponto em que recebe os dados do YouTube. Do contrário, a qualidade de streaming do vídeo será prejudicada, gerando a reprodução de vídeos com baixa qualidade.
Exemplo de um vídeo do YouTube sendo reproduzido em baixa qualidade (144p)

Exemplo de um vídeo do YouTube sendo reproduzido em baixa qualidade (144p)

Finalmente, o vídeo precisa viajar do ISP até sua casa.
O desempenho do vídeo pode ser afetado por vários fatores, como o congestionamento na rede do ISP, ou pela velocidade da conexão do ISP em sua casa, pela configuração do Wi-Fi e por outros fatores locais, como o número de dispositivos conectados.
Congestionamentos em qualquer parte do caminho, desde o ISP até a sua casa, afetam a qualidade do streaming de vídeo, especialmente nos horários de pico. Isso pode causar interrupções frequentes, aquela velha travadinha no carregamento do vídeo, e qualidade de imagem difusa. Felizmente, quando tudo funciona bem, você tem uma experiência suave de vídeo com resolução HD, Full HD ou até 4K.
Em breve, nesta página, você poderá consultar seus resultados para avaliar a velocidade da sua casa para os servidores do YouTube, na aba “Seus resultados”.
Gostou de descobrir como os vídeos do YouTube fazem para chegar até você? Então aproveite e se inscreva no canal do Showmetech e assista nossos vídeos.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de TECNOLOGIA

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top