Conecte-se conosco
App-dev-tablet-GoMobile[1]

Computadores

Canonical divulga imagens do Ubuntu para tablets

A criadora do Ubuntu compartilha seus planos para emplacar o sistema operacional em tablets, além de smartphones, computadores e TVs.

tablet-hero

Após divulgar versões para desktops, smartphones e até televisores, a Canonical, empresa mantenedora do sistema operacional livre Ubuntu, baseado no Linuxdivulgou as primeiras imagens de como o seu sistema funcionará no formato tablet.

Em um vídeo divulgado na conta da companhia no YouTube, a Canonical destaca a versatilidade do Ubuntu, afirmando que o sistema utiliza a mesma base para funcionar em diferentes aparelhos permitindo, por exemplo, que um mesmo app possa rodar tanto em computadores, quanto em TVs, smartphones e tablets, apenas ajustando a interface. É uma estratégia semelhante à perseguida pela Microsoft com o Windows 8, porém executada de forma mais eficiente, segundo Mark Shuttleworth, fundador da Canonical.

App-dev-tablet-GoMobile[1]

Em tablets Ubuntu, aplicativos que também possuam interface para smartphones podem ser acessados deslizando o dedo a partir do canto direito da tela e serem utilizados simultaneamente ao aplicativo principal, função batizada de “side-stage“. O Ubuntu também permitirá a criação de múltiplas contas de usuários em um único tablet, função presente no Windows 8 e no Android 4.2, mas ausente no iPad da Apple. A demonstração da interface é feita inteiramente na horizontal, mas imagens no site oficial revelam como o Ubuntu se adapta em modo retrato – porém esta é uma implementação que também depende dos desenvolvedores de apps.

A Canonical afirma possuir uma forte e ativa comunidade de desenvolvedores que já estariam trabalhando em aplicativos para o novo Ubuntu, que aproveitam seu design e funcionalidades. Aplicativos desenvolvidos para Android deverão ser adaptados para que funcionem na plataforma da Canonical, apesar de Ubuntu e Android se basearem no mesmo sistema, o Linux.

tablet-search

Até agora, nenhum fabricante foi anunciado como parceiro na produção de tablets com Ubuntu. Rumores nos últimos dias afirmavam que a HTC poderia ser a primeira empresa a declarar suporte à plataforma, mas a informação foi negada pelo CEO da empresa, Peter Chou. Para entusiastas, uma versão inicial do código do Ubuntu – tanto para tablets quanto smartphones – será disponibilizada a partir de 21 de fevereiro e poderá ser testada em aparelhos da linha Nexus do Google (Galaxy NexusNexus 4Nexus 7 e Nexus 10). A versão final e a chegada ao mercado deverão ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2014.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top