Conecte-se conosco
capsula-aviao-smt

Ciência e Tecnologia

Esse paraquedas para avião pode salvar muitas vidas

Tentando provar que as grandes fabricantes de aeronaves ainda não pensaram em formas mais eficientes de proteger passageiros durante os voos, o engenheiro ucraniano Vladimir Tatarenko criou um sistema de segurança que pretende salvar uma cabine inteira de um acidente iminente.

capsula-aviao-smt
Muita gente tem pânico, medo e pavor de viajar de avião. A ideia de um acidente em pleno voo deixa qualquer um com arrepios e as chances de escapar com vida de desastres deste porte são, geralmente, muito baixas. Mas, antes de sair cancelando todas as passagens aéreas que você já comprou, saiba que as estatísticas estão ao seu favor: aviões comerciais são mais seguros do que carros e outros meios de transporte.

Tentando provar que as grandes fabricantes de aeronaves ainda não pensaram em formas mais eficientes de proteger passageiros durante os voos, o engenheiro ucraniano Vladimir Tatarenko criou um sistema de segurança que pretende salvar uma cabine inteira de um acidente iminente. A ideia consiste em uma cápsula de escape, que se destaca da aeronave e pousa com a ajuda de um conjunto de paraquedas.

Vale dizer que a ideia não é inteiramente nova. Pequenas aeronaves e aviões experimentais possuem sistemas semelhantes de ativação de paraquedas em caso de pane, como é o caso do kit Second Chantz, fabricado pela empresa homônima desde 1981.  Nem mesmo a ideia de uma cápsula de escape é estranha ao mercado, pois o mesmo engenheiro já havia proposto algo semelhante no passado. Mas sua aplicação em grandes aeronaves pode mesmo inspirar companhias como a Boeing, Airbus e brasileira Embraer. Veja nesse vídeo como funciona:

“Sobreviver em um acidente de avião é possível. Enquanto engenheiros de aeronaves de todo o mundo estão tentando fazer aviões mais seguros, eles não podem fazer nada à respeito do fator humano”. disse Vladimir.

(Foto: Vladimir Tatarenko)

(Foto: Vladimir Tatarenko)

plane5

(Foto: Vladimir Tatarenko)

(Foto: Vladimir Tatarenko)

(Foto: Vladimir Tatarenko)

Agora, resta esperar que as empresas do setor adotem conceitos similares o quanto antes, não é mesmo? E antes que perguntem, o piloto e copiloto também podem entrar na cápsula.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top