Conecte-se conosco
inteligência artificial carros autônomos sorte azar

Automotivo

Polêmica: Carros Autônomos podem decidir entre a vida ou morte de uma pessoa?

Carros Autônomos, o dilema moral de como programá-lo para reagir em situação de risco de vida de ocupantes e pedestres.

inteligência artificial carros autônomos sorte azar

Carros autônomos já são uma realidade, há modelos em desenvolvimento, como o Showmetech mostrou e podem estar nas nossas esquinas em breve.

Atualmente já é possível circular nas ruas do estado de Nevada/EUA com veículos totalmente autônomos, conforme leis recentemente aprovadas.

O carro autônomo da Google, que já andou mais de um milhão de quilômetros, deve ir para as ruas e estradas da Califórnia. O da Mercedes-Benz foi testado no histórico percurso de 100 quilômetros rodado pelo primeiro carro da marca em 1888.  A Apple pretende lançar um modelo semi autônomo até 2019 e até o Uber está testando um modelo de carro autônomo na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.

Carro Autônomo do Google

O horrível carro autônomo do Google

O advento dessa tecnologia é muito bem vindo, mas colocou a humanidade diante de vários dilemas éticos e morais. Afinal quando se trata de trânsito e veículos, sempre há a possibilidade de acidentes, dano e até morte de pessoas, sejam elas ocupantes ou pedestres.

Nessas situações é a programação do veículo que vai decidir que ação tomar.

Se o veículo autônomo estiver seguindo numa via e duas pessoas aparecerem de repente na faixa de pedestres mesmo com o sinal aberto, uma delas um adolescente e a outra uma grávida, qual dessas vidas o veículo deve estar programado para colocar em risco?

O prestigiado MIT – Massachusetts Institute of Tecnology – colocou no ar a “Moral Machine”, onde o usuário é solicitado a decidir sobre a vida ou morte em hipotéticas situações de trânsito.

Quem você "mataria", velhinhos ou crianças?

Quem você “mataria”, velhinhos ou crianças?

Além disso existe a possibilidade de criar seus próprios cenários, decidir nos cenários criados por outros internautas e opinar sobre cada situação.

Parece um videogame, mas não é. As respostas servirão para entender que decisão cada internauta tomou para cada uma das situações propostas e podem vir a construir uma base de dados para ajudar os carros autônomos a decidir como proceder em situações de risco.

A equipe do Showmetech testou o experimento e o resultado foi um acalorado debate sobre o assunto, faça aqui o teste você também e nos dê sua opinião a respeito. Basta clicar no botão “Start Judging” e selecionar a imagem que representa o que você acha que deve acontecer, diante da situação.

Trader, Empresário e Administrador. Recifense aficionado pelo mundo High Tech, sempre tentando unir as mais novas tecnologias à melhoria da dura realidade diária e, como nem tudo é bite ou concreto, aficionado por carros antigos.

Comentários

Mais de Automotivo

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top