Connect with us
google-car

Automotivo

Carros autônomos do Google começarão a andar nas ruas

O Google anunciou uma nova fase para o projeto dos carros autônomos. Até setembro, alguns protótipos do veículo passarão a circular nas ruas da Califórnia.

google-car
O Google anunciou na semana passada (15) uma nova fase para o projeto dos carros autônomos. Até setembro deste ano, alguns protótipos do veículo passarão a circular nas ruas de Mountain View, na Califórnia, nos arredores da sede da companhia.

A empresa já vem testando esses protótipos em locais privados desde maio do ano passado e andaram quase 1,6 milhão de quilômetros sem intervenção do motorista. O plano é construir 100 carros autônomos para testá-los nas ruas. Por enquanto, eles andarão a no máximo 40 km/h e terão sempre um motorista habilitado supervisionando os movimentos do veículo, pronto para assumir o controle caso necessário.

carro-google-2
Os automóveis possuem volante removível, pedais de freio e acelerador também removíveis, para-brisa flexível e frente de espuma, para não causar danos graves em caso de acidente. Se tudo der certo, a empresa tentará avançar a ideia de carros sem controles manuais.

O Google vem testando carros autônomos há seis anos: são mais de 20 veículos adaptados (normalmente uma SUV Lexus RX450h). Eles já percorreram 2,7 milhões de quilômetros nas estradas da Califórnia. Segundo a empresa, esses veículos se envolveram em 11 pequenos acidentes, mas todos foram causados por humanos. Em 7 casos, eles foram atingidos na traseira, a maioria durante paradas no semáforo.

carro-google
Os algoritmos do Google tem sido muito eficientes, mas ainda precisam avançar significativamente: os veículos ainda não conseguem andar sob chuva, nem lidar com buracos na pista.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top