CAT S60 da Caterpillar abre espaço para a popularização das câmeras térmicas

por - em Android

smt-CATS60-p5

Antes uma ferramenta extremamente cara e estritamente usada apenas por agentes da lei e militares, as câmeras térmicas começam a se popularizar. Conhecida por fabricar máquinas e equipamentos voltados para a mineração e a construção civil, a Caterpillar também está presente no mercado de smartphonesNesta semana a companhia lançou mais um modelo, o CAT S60, o primeiro aparelho a contar com uma câmera térmica.

A câmera térmica FLIR ONE começou a vida como um case para iPhone 5, mas acabou sendo adaptada para um stick compacto que se conecta à porta micro USB (Android) ou Lightning (aparelhos iOS). O CAT S60 tem um sensor Lepton, que permite que as câmeras “enxerguem” na escuridão. O sensor térmico fica na parte traseira do dispositivo, ao lado da câmera.

smt-CATS60-p1

Pode se dizer que o DNA da Caterpillar está bastante presente na construção do aparelho. O CAT S60 foi projetado para um consumidor que esteja acostumado a lidar com ferramentas pesadas durante o dia. O aparelho conta com uma armação de aço fundido reforçado no seu interior. Além disso, conta com a mesma resistência à água de seus antecessores, que conseguiam não só sobreviver como também funcionar a profundidades de mais de 4 metros.

Por dentro, o CAT S60 conta com um processador ocat-core Snapdragon 617 de 1,5 Ghz32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM. O sistema operacional nativo é o Android Marshmallow. Como o aparelho foi projetado para quem acostumado a lidar com grandes ferramentas, criar um aparelho fino não era uma das prioridades da fabricante, o que resultou em um smartphone com pouco mais de 12mm de espessura.

smt-CATS60-p2

Sua tela de 4,7 polegadas conta com proteção Gorilla Glass 4 e resolução de 1280 x 720 pixels pode ser usada com dedos molhados ou luvas. O CAT S60 possui uma câmera traseira de 13 MP, enquanto a câmera frontal tem 5 MP. Como elas ficam próxima ao sensor térmico do smartphone, é possível usar as duas ao mesmo tempo para tirar uma foto híbrida a partir do que foi capturado pelas câmeras.

Apesar de não ser tão bonito como um iPhone 6 ou Galaxy S6 Edge, o CAT S60 certamente será um objeto de desejo para muitos consumidores, especialmente aos que atuam no campo da construção civil. A Caterpillar informou que o aparelho estará disponível a partir de junho deste ano, com um preço sugerido de 599 dólares (cerca de 2.400 reais).

Android

Editor do Showmetech, jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.