Conecte-se conosco
historyoutube

Ciência e Tecnologia

Cem anos em uma década: Documentário conta história do YouTube

Documentário de 11 minutos conta como o Youtube mudou nosso mundo em 10 anos de existência.

historyoutube

Com 7 bilhões de horas de vídeo assistidos por mês, o YouTube já é o terceiro site mais visitado do mundo. A rede social de vídeos, hoje do Google, tem um impacto extraordinário na vida de pessoas, empresas e governos ao redor do planeta. Mas, você sabia que ela começou por causa de uma grotesca apresentação da cantora Janet Jackson? Saiba mais, logo abaixo:

Um pouco de história:

O canal de vídeos ColdfusTion, especializado em tecnologia e ciência, elaborou um pequeno documentário chamado “The History of YouTube” (a história do YouTube, em tradução livre), que conta um pouco dos 10 anos de história do YouTube e o impacto que esta plataforma teve nas nossas vidas.

Nele, o autor busca traçar um histórico de como uma ideia simples, concebida por três jovens geeks, tornou-se uma das ferramentas mais revolucionárias de todos os tempos.

Elon Musk & Janet Jackson

janetjackson

Há 25 anos, falar de streaming de vídeo era matéria de escritores de ficção científica. Nesse pequeno intervalo de tempo, a comunicação audiovisual foi constantemente transformada, primeiramente pelo VHS, depois pelo DVD e TV a Cabo. O YouTube surgiu há aproximadamente 10 anos e mudou radicalmente a nossa forma de lidar com vídeo.

Mas o que Musk e Janet Jackson tem a ver com tudo isso? No ano de 2005, Elon Musk, bilionário sul-africano norte-americano envolvido na estruturação de empresas como Paypal, SpaceX e Tesla Motors, contratou 3 jovens funcionários para trabalhar no seu proeminente site PayPal. Esses 3 jovens são: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, fundadores do YouTube.

Da convivência entre os programadores surgiu a ideia de criar um site de relacionamentos por vídeo chamado Tune In Hook Up, onde os usuários postariam vídeos em busca de encontros amorosos (semelhante a o serviço realizado por agências nos anos 80 e 90). Durante o processo, Jawed comentou como era difícil encontrar o vídeo de uma grotesca apresentação de Janet Jackson na internet. Para “subir” o vídeo na rede, os três criaram a fórmula que revolucionaria nossa forma de assistir as coisas. O primeiro vídeo postado no YouTube (confira baixo), foi feito por Jawed Karim em 23 de abril de 2005, tem 19 segundo se se chama “Me at the Zoo“.

De 2005 até hoje, assistimos (literalmente) à impressionante escalada do YouTube. As marcas começaram a utilizar a plataforma para a publicidade, os primeiros debates presidenciais foram feitos via livestream, há a crescente prospecção de fenômenos populares como Justin Bieber, o intercâmbio feito por séries como Broad City e Workaholics (que começaram como WebSeries e foram para a TV tradicional) e até mesmo o grande arquivo de vídeos feitos em outras plataformas (como VHS e Super 8) – tudo isso permitiu que o YouTube conservasse a memória audiovisual do presente e de décadas passadas.

Em pouco mais de 11 minutos, “The History of YouTube“, traz muitas informações e põe em perspectiva como uma ferramenta mudou a forma das pessoas se comunicarem, a política e abriu espaço para a produção colaborativa. Em uma década, o YouTube fez tudo isso e dá sinal de que este pode ser apenas o começo. Para saber mais, veja o documentário na íntegra (em inglês):

Abaixo, seguem alguns números sobre o YouTube, para que você tenha uma noção do tamanho do serviço/rede de vídeos do Google:

  • São, ao todo, 7 bilhões de horas de vídeos assistidos por mês;
  • É preciso assistir 96 horas consecutivas de vídeo para ver o que se posta a cada 60 segundos no YouTube;
  • 80% das visualizações ocorrem de fora dos EUA;
  • É o 3° site mais visitado da internet, atrás do Google e Facebook;
  • É o segundo mecanismo de pesquisa mais utilizado do mundo, atrás apenas do Google;
  • Possui tantas gravações de TV das décadas de 80 e 90, que já existem sites especializados em transformar este conteúdo em “Canais retrô 24 horas”.

Fonte: ColdFustion.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top