Connect with us

GADGETS

CES 2015: Evolução dos televisores continua em progresso e tecnologia 4K já tem seus sucessores

Recém chegada ao Brasil, as telas quânticas de tecnologia 4K já contam com inovações. Apresentadas na CES 2015, Sony e LG abrem espaço para uma nova revolução nos televisores

Evolução dos televisores continua em progresso e tecnologia 4K já tem seus sucessores

O prazer de assistir seus programas prediletos no conforto de sua casa fica cada vez maior com a evolução dos televisores. A novidade do momento são as telas quânticas, cujas primeiras versões devem chegar ao mercado já neste ano. A tecnologia utiliza cristais criados em escala manométrica, resultando em telas de ultra-alta definição (Ultra HD ou 4K).  Com capacidade para transmissão de energia elétrica e luz, as telas quânticas processam a luz emitida por diodos conhecidos como pontos quânticos, graças às dimensões e ao funcionamento, sem a necessidade de backlight (você pode ver a matéria completa sobre displays quânticos feita pelo Showmetech aqui).

Os primeiros modelos com resoluções Ultra HD começaram a ser comercializados no Brasil no final de 2014 e se apresentaram como uma tendência para o ano de 2015. Com a nova tecnologia de pontos quânticos, eles deve se tornar ainda mais baratos que as telas OLED atuais.

Entretanto, a CES 2015 (evento de maior prestígio realizado no setor) demonstra que a tecnologia da 4K pode estar a caminho do limbo. Segundo informações do portal DigiTimes, duas das maiores empresas do setor devem apresentar novos modelos com resoluções superiores ao 4K para os consumidores. A sul-coreana LG já havia anunciado a novidade na IFA 2014 e já vende desde novembro uma TV 5K no Brasil. Nos mesmos passos, a japonesa Sony também aponta para a evolução das telas quânticas em seus novos modelos.

TV LG 105 polegadas curva com tecnologia QD-LED 5k

TV LG 105 polegadas curva com tecnologia QD-LED 5k

As duas empresas devem mostrar televisores que possuem alta resoluções e que contam com a tecnologia QD-LED — em que “pontos quânticos” são usados para dar mais profundidade e vida às imagens. Até o momento, não há data prevista para a chegada desses aparelhos no mercado (pelo menos em larga escala).

No entanto, vale a pena ficar atento e acompanhar quais novidades os fabricantes preparam para o futuro e como fazer a melhor escolha em matéria de imagem e som para o entretenimento em casa.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top