Conecte-se conosco
Rzr_OSVR_5_WhiteBG

Ciência e Tecnologia

CES 2015: Razer lança aparelho de realidade virtual com código aberto

A Razer, conhecida pelos equipamentos para gamers, lançou na CES 2015 o OSVR, plataforma de realidade virtual em código aberto.

Rzr_OSVR_5_WhiteBG

O desenvolvimento de realidade virtual acelerou depois da chegada do Oculus Rift, com muitas empresas criando óculos e adaptadores para esta finalidade. Ainda assim, este campo impressionante da tecnologia está apenas engatinhando.

De olho neste mercado, a Razer, marca conhecida por desenvolver equipamentos especiais para gamers, lançou na CES 2015 o OSVR, uma plataforma de realidade virtual em código aberto, que pretende difundir a tecnologia através de qualquer interessado, não se limitando a uma empresa, smartphone ou console. O nome OSVR é a abreviação de “Open Source Virtual Reality” (realidade virtual de código livre, em tradução livre).

O OSVR consiste em um completo ecossistema ou padrão voltado para o desenvolvimento de jogos digitais em ambientes de realidade virtual. Sob a liderança da Razer e da Sensics, um consórcio está se formando com o objetivo de promover plataformas, acessórios e jogos deste novo nicho. Produzindo headsets para realidade virtual (ou VR) e seus respectivos games, mais de 20 empresas já participam do projeto. Com certeza, mais nomes deverão se juntar a essa empreitada.

Já compatível com as engines (plataformas de criação de jogos digitais) mais conhecidas, como a Unity 3D e Unreal 4, OSVR terá também plugins para outros aparelhos de VR como o próprio Oculus Rift.

Rzr_OSVR_6_WhiteBG

Todo o OSVR está em código-aberto, permitindo que outras empresas possam criar novas partes de hardware e software, sem a restrição das licenças proprietárias. Através dele, será possível incorporar joysticks, manches, sensores de movimento e presença, ou qualquer outro acessório que dê mais vida à experiência de realidade virtual.

O CEO da Razer, Min-Liang Tan, disse na CES, que o OSVR será “o Android da realidade virtual”, acelerando as inovações e fomentando o desenvolvimento da área em busca de consumidores. Aqui não se busca ser mais um concorrente para Oculus Rift, mas sim estabelecer um padrão uniforme para a indústria.

byo-bg

O kits de desenvolvimento OSVR Hacker Dev Kit, similar ao kit da Oculus, tem previsão de chegar ao mercado em junho de 2015, custando em torno de U$200 (aproximadamente R$ 540,52). Para conhecer melhor o projeto, veja o vídeo abaixo:

Para saber mais, visite a página oficial do projeto.

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top