Connect with us

Notícias

CES 2016: Lenovo planeja substituir a marca “Motorola” em novos aparelhos

Apesar de haver um desencontro entre as declarações, a Lenovo deve gradualmente suprimir a marca Motorola de seus novos smartphones.

A CES é um tradicional palco para novos produtos e tecnologias, mas também pode ser um espaço para revelações e anúncios bombásticos. A bola da vez foi a declaração do chefe de operações da MotorolaRick Osterloh que a Lenovo (que comprou a empresa por 2,91 bilhões de dólares em 2014) pretende substituir gradualmente o nome Motorola de seus novos smartphones.

Segundo o site Cnet, as empresas devem começar um processo de unificação de marca, vendendo smartphones “Moto by Lenovo“, em uma tentativa da Lenovo de aumentar sua importância no mercado de dispositivos móveis nos Estados Unidos. A empresa apresentou balanço negativo no último ano e pretende utilizar a boa fama que os dispositivos da Motorola tem no Brasil para faturar no mercado nacional.

smt-Lenovo-YangYuanqing

Entretanto, os planos da empresa podem não funcionar exatamente como se planeja. Ao suprimir o nome Motorola dos novos aparelhos, a empresa corre o risco de perder a confiança que o consumidor tem na marca. Além disso, a nova estratégia de preços recém anunciada da empresa pode atingir uma das questões mais relevantes para o mercado nacional, que é a relação custo benefício.

O anúncio pode ser considerado uma surpresa uma vez que contradiz a declaração feita pelo CEO da Lenovo, Yang Yuanqing, em 2014 quando foi anunciada a aquisição da Motorola. Na época o executivo afirmou que planejava não apenas proteger a marca Motorola, como “torná-la ainda mais forte”. Recentemente, a Lenovo lançou seu primeiro smartphone no Brasil, o Vibe A7010 (confira nosso review).

smt-Lenovo-P2

Diante da grande repercussão causada pelo anúncio, a Motorola Brasil emitiu uma declaração para diversos órgãos de imprensa em que relativiza (para não dizer “contradiz”) as declarações feitas pelo CEO Rick Osterloh.

“A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo, liderando as áreas de engenharia e design de todos os nossos produtos móveis. Como estratégia de marketing, a empresa segue globalmente com duas marcas em smartphones e wearables:  Moto e Vibe. O nome Motorola não tem sido usado em seus produtos desde o lançamento da primeira geração do Moto X, em 2013”

A conferir!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top