Conecte-se conosco
laboratório-em-baixo-dagua-china-smt-julian

Ciência e Tecnologia

China quer construir um superlaboratório embaixo d’água

A China impressiona bastante com seus feitos, e o próximo será construr um superlaboratório embaixo d’água, numa profundidade incrível

China quer contruir um superlaboratório em baico d'água

Além de ser o maior país do mundo em termos de população, a China impressiona bastante com seus feitos. Eles possuem um programa espacial, estão construindo a própria estação espacial, querem mandar um robô à Marte em 2020, possuem uma sonda em órbita, que já fotografou a Lua em HD, enviaram uma missão de ida e volta à Lua, etc.

Em terra firme eles possuem o terceiro maior arranha céu do mundo, o Shanghai World Financial Center e a próxima empreitada chinesa será embaixo d’água. Como mão de obra não é problema, a China pretende gastar alguns milhões para construir uma verdadeira “estação espacial” aquática a 3km de profundidade.

O superlaboratório chinês vai ficar no disputado Mar da China Meridional, que ainda não é dela, mas vai acabar sendo. A base vai ser útil para extração de minerais, mas também terá um propósito militar na disputa da região. De acordo com o Bloomberg, que divulgou a notícia, os planos do governo são de concluir a estação submarina em 2021.

Para construir essa estação a China precisa enfrentar um inimigo

sub

Se engana quem pensa que será uma tarefa simples construir um superlaboratório aquático, já que dinheiro e mão de obra não são problemas para os chineses. O inimigo dessa vez nem é o Estados Unidos, e sim a pressão, descoberta por Blaise Pascal enquanto tomava banho.

Você já deve ter notado que as especificações de smartphones e demais equipamentos sugerem que os aparelhos só podem ser submersos na água por um determinado tempo e por no máximo alguns minutos? Essa recomendação não é por acaso. A pressão na água aumenta de acordo com a profundidade em que você está, e quanto mais profundo, maior a pressão.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Meiobit, um submarino nuclear moderno pode submergir a no máximo 500 m, o que equivale a 50 atmosferas de pressão. Se ele avançar um pouco mais, até 750m será esmagado. Agora imagine a pressão da água a 3.000 metros de profundidade. Espero não ter lhe traumatizado, um mergulho básico na praia não vai te fazer mal.

Se esse “inimigo natural” for superado, a humanidade conseguirá avançar e muito no ramo da pesquisa da vida submarina, já que poucos foram os que exploraram as profundidades dos oceanos. Uma estação desse porte, e permanente, vai nos permitir ter um novo olhar sobre o que se esconde nas profundezas aquáticas.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top