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Cobrança indevida na conta: o que fazer?

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Se você detectou problemas na sua conta de telefone/celular, leia as sugestões abaixo:

1. Entendendo o seu Plano:

Em primeiro lugar, tente entender direitinho o seu plano contratado. Verifique o quanto foi gasto e o quanto você não deveria ter sido cobrado em razão dos descontos que o seu plano deveria lhe garantir.

Por exemplo, no caso de gastos com dados (uso da internet via celular), um “extra” em sua conta pode se referir a roaming (uso do aparelho fora de sua área ou país), pois dados gastos em roaming são extremamente caros.

2. Contacte sua Operadora:

No entanto, se você entende que houve mesmo erro da operadora na cobrança, você deve ligar para a central de atendimento desta, contestar a conta, anotar o protocolo de atendimento, o nome da pessoa que lhe atendeu e a data/hora em que ligou.

Importante: sempre exija um prazo para correção do erro. Mesmo que o atendente lhe diga apenas “que entrará em contato”, é seu direito ter um prazo para a solução do problema. E, lembre-se: quem terá de provar que a fatura não está errada é a Operadora, não você.


3. Não resolveu? Procure a ANATEL:

Se, após esse prazo o problema não for resolvido, recomendamos que você entre em contato com a ANATEL, através da central de atendimento pelo número: 133. Aqui, a atendente lhe pedirá o protocolo de atendimento (o que você anotou na conversa com a operadora) e a informação sobre quanto tempo fez este pedido sem conseguir a solução (antes de reclamar na ANATEL, é preciso confirmar menos uma tentativa junto à operadora).

4. Soluções:

Detectada a “cobrança indevida”, existem duas possibilidades:

  • Se você ainda não pagou a fatura, a operadora pode emitir uma nova e lhe isentar do débito indevido.
  • Agora, se você já pagou a fatura, e for constatado que houve uma cobrança indevida, a operadora é obrigada a lhe ressarcir(o valor indevido) em dobro!

Vale a pena seguir estes passos antes de procurar a justiça, visto que é grande a chance de ter o problema resolvido através das centrais de atendimento (o que é, provavelmente, muito mais rápido do que um processo judicial).

Deixar o caso de lado é um erro. Para se ter uma idéia, as operadoras levam com descaso a situação, visto que apenas 10% dos clientes lesados reclamam. A maioria nem nota que está pagando a mais. E, se a cobrança indevida aconteceu para você num mês, é muito provável que ela continue acontecendo.

Porém, já avisamos: você vai precisar de muita, muita paciência!

Dúvidas? Histórias de sucesso com operadoras?
Escreva nos comentários abaixo.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

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