Conecte-se conosco
IMAGEM: GETTY IMAGES / ISTOCKPHOTO MASHABLE

Notícias

Cobrir sua webcam é uma boa ideia para evitar hackers?

Cobrir a Webcam, colocar uma fita no microfone do PC ou notebook é ser paranoico ou uma boa ideia? Descubra nesse artigo por que fazer isso

IMAGEM: GETTY IMAGES / ISTOCKPHOTO MASHABLE cobrir a webcam é uma boa ideia?

Imagem: Getty Images/Istockphoto/Mashable

Há alguns semanas Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, foi alvo de hackers que invadiram suas redes sociais com sua senha, que era incrivelmente simples. A senha não tinha nada de números, caracteres especiais, letras maiúsculas, era apenas “dadada”.

Um grupo hacker conhecido como OurMine foi o responsável pela façanha. Eles conseguiram a senha em uma base de dados de 117 milhões de senhas que foram hackeadas do Linkedin em 2012 e resolveu testar em outras redes sociais. Para surpresa do grupo, a senha deu acesso ao LinkedIn, Twitter e Pinterest de uma das maiores personalidades da internet atualmente.

Recentemente uma foto de Mark revelou que ele parece estar mais cuidadoso com sua privacidade. Em uma foto publicada em seu perfil do Facebook onde ele comemora 500 milhões de usuários no Instagram é possível notar que ele cobre o microfone e webcam de seu notebook com uma fita.

Cobrir a webcam com uma fita não é paranoia?

Não.

Mark está certo em se resguardar cobrindo a câmera de seu notebook com uma fita, afinal até o FBI já alertou sobre os perigos de invasões em webcams, e ironicamente, já fez isso quando estava caçando um terrorista.

Hackers costumam invadir as câmeras por meio de malwares instalados na maquina, e a partir dai tirar fotos das vítimas ou vigiá-las. Em alguns casos, eles gravam vídeos e tiram fotos para extorquir as vítimas ameaçando publicar o conteúdo, muitas vezes íntimo, na internet.

webcams

Você pode achar câmeras assim com uma pesquisa no Google

Outra forma de acesso se dá através do IP da câmera que é conectada a rede. Muitas câmeras de segurança são instaladas com sua senha padrão na rede de usuários, e com alguns comandos no Google é fácil achar alvos vulneráveis.

Em 2014 um relatório da Naked Security revelou que mais de 73.000 webcams conectadas a internet eram acessíveis apenas com a senha padrão.

A melhor maneira de evitar uma invasão é colocando uma barreira física na câmera, como a fita que Zuckerberg colocou na câmera de seu notebook.

Assim como as câmeras de computadores e notebooks, as câmeras de celulares também estão vulneráveis a esse tipo de invasão, principalmente de smartphones Android. Mas você não deve se preocupar caso utilize seu aparelho da maneira correta, instalando aplicativos somente através da Google Play Store, ou de outras fontes confiáveis.

Fonte: Mashable

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top