Connect with us
codegirl-monitor-watching

CULTURA GEEK

CodeGirl: documentário incentiva garotas a programar

CodeGirl é um documentário que mostra garotas do ensino médio de diversos países que participaram de uma competição de programação.

codegirl-monitor-watching
A presença de mulheres no mercado de TI e outras áreas envolvidas com as ciências exatas é pequena. 80% dos desenvolvedores de aplicativos são homens, por exemplo. Nos últimos anos pessoas tem se movimentado para mudar esse quadro, incentivando a presença do sexo feminino no mercado e denunciando os preconceitos sofridos.

Uma dessas pessoas é a diretora Lesley Chilcott, que produziu o documentário CodeGirl. O filme mostra garotas do ensino médio de diversos países que participaram de uma competição de programação. Foram três meses para desenvolver um app capaz de resolver problemas de suas comunidades. No total foram formadas 11 equipes, de lugares como o subúrbio de Massachussetts e até em Recife no Brasil.

E assim como o Google, parceiro da criação do documentário, várias outras empresas de tecnologia estão trabalhando para ter mais mulheres nos campos tecnológicos. O projeto Girls Who Code, por exemplo, conta com o apoio do Twitter, Microsoft, AT&T, entre várias outras companhias.

CodeGirl tem 1h48 de duração e pode ser assistido gratuitamente pelo YouTube. No entanto, só ficará online até o dia 5 de novembro. No site do filme tem todos os detalhes do que cada time desenvolveu e um formulário para quem quer começar a aprender programação.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top