Conecte-se conosco
smt-SnapdragonFlight-capa

Ciência e Tecnologia

Com o Snapdragon Flight, Qualcomm anuncia entrada no mundo dos drones

smt-SnapdragonFlight-P1

Buscando diversificar seu campo de atuação, a Qualcomm anunciou, nessa quinta-feira (10), o Snapdragon Flight, um chipset para o mercado de drones

Com o mercado de smartphones estagnado, os fabricantes de componentes são diretamente atingidos pela esfriamento da demanda de seus produtos. Recentemente foi especulado que a Qualcomm, gigante no segmento de produção de chips para dispositivos móveis, planejaria fazer uma redução de 15% no seu quadro de funcionários.

Enquanto isso não se confirma, a empresa se movimenta para buscar novas aplicações para seus produtos e uma possibilidade surge com grande potencial: os drones. Na última quinta-feira (10), a Qualcomm anunciou que pretende entrar no mercado de drones com sua nova plataforma chamada de Snapdragon Flight.

smt-SnapdragonFlight-drone

A placa tem como base o processador Snapdragon 801 de 2,26 GHz, combinada com uma GPU Adreno 330, tendo suporte para câmeras 4K a 60 frames por segundo e câmeras de profundidade. É possível também realizar streaming de vídeo em tempo real em 720p por conexão LTE.

O Snapdragon Flight ainda conta com conectividade Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n (dual band) e GNSS. A Qualcomm também acrescentou compatibilidade à tecnologia Quick Charge para que o drone possa ser recarregado mais rapidamente. Além disso, o novo chipset conta com uma série de sensores inteligentes, tudo isso medindo impressionantes 58 x 40 mm e pesando apenas 13 gramas.

smt-SnapdragonFlight-Yuneec

No anúncio também foi revelado que a fabricante chinesa Yuneec será a primeira empresa a utilizar a tecnologia. Ironicamente a empresa recebeu recentemente um investimento de 60 milhões de dólares da Intel (concorrente direta no mercado de chips) para desenvolvimento de novos produtos. Indiferente a isso, a Qualcomm afirma que a já em 2016 o mercado conhecerá um drone da Yuneec equipado com o Snapdragon Flight.

Essa não é a primeira incursão da “família Snapdragon” fora do mundo dos dispositivos móveis. No ano passado (2014), a Qualcomm anunciou o Snapdragon 602A, chip ajustado e adaptado para sistema de gestão de automóveis. Se a maré não anda favorável no segmento mobile, a Qualcomm busca o céu e a terra como alternativa. A conferir.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top