Conecte-se conosco
comissao_europeia

Android

UE deve abrir processo contra o Google por inclusão de apps no Android

smt-GooglePay-P1

Se for condenado na Europa, Google pode ter que pagar multa bilionária

O domínio do Android sobre o mercado europeu de smartphones pode trazer grandes problemas em breve para o Google, que desenvolve e disponibiliza gratuitamente o sistema operacional.

Há um ano, a Comissão Europeia, iniciou uma investigação para avaliar se a inclusão de aplicativos obrigatórios no Android, como Gmail, Hangouts e Maps desrespeita as regras de competição do continente e prejudica outros desenvolvedores de aplicativos que concorrem nos mesmos mercados.

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia, bloco que reúne 28 países do Velho Continente.

O Google se defende dizendo que nenhuma operadora ou fabricante é forçada a instalar os aplicativos e é possível usar o Android “limpo” gratuitamente.

smt-PlayStore-capa2

Apenas fabricantes e operadoras que aceitam instalar todos os aplicativos mandados pelo Google, como Gmail e Maps, podem incluir a Play Store nos aparelhos

O problema é que a gigante de buscas não permite a instalação da Play Store por aqueles fabricantes e operadoras que se negam a incluir os demais aplicativos do Google, o que desencoraja dissidências. Sem uma loja robusta de aplicativos, é impossível vender smartphones.

Por essas razões, a Comissão Europeia se prepara para iniciar um processo contra a empresa, que pode resultar em uma multa bilionária (até 10% do faturamento da companhia) e forçar o Google a relaxar as regras sobre parceiros que produzem e operam smartphones Android.

Advogados ligados ao caso informaram ao site Politico que a Comissão orientou rivais do Google que contribuíram com evidências, a suprimir informações confidenciais dos documentos apresentadas ao órgão, um sinal de que as acusações estão sendo finalizadas.

Galaxy-iPhone

iPhones também saem de fábrica com uma grande quantidade de apps instalados, mas o domínio da Apple no mercado é bem inferior ao do Google

A prática de embutir software em sistemas operacionais não é incomum e já foi alvo de investigações em outras épocas: a Microsoft foi processada (e condenada) nos EUA e na Europa por incluir o Internet Explorer como navegador padrão no Windows.

Apple, BlackBerry e Microsoft também incluem uma série de aplicativos em seus respectivos sistemas operacionais móveis, mas a participação de mercado destas empresas é bem menor (o iPhone controla menos de 20% do mercado na Europa).

Já o Android detém cerca de 80% de participação de mercado no continente, chegando a 90% em alguns países do bloco, o que levou a Comissão Europeia a se movimentar para coibir possíveis abusos.

Além da acusação relacionada ao Android, a companhia americana também é alvo de um outro processo, já em andamento, onde é acusada de privilegiar o serviço Google Shopping nos resultados das buscas feitas a partir da sua ferramenta de pesquisa.

Fontes: Neowin, Politico, Comissão Europeia (Instagram)

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top