Conecte-se conosco
Untitled-1.png

Geral

Dica: como escolher o melhor carregador e cabo para o smartphone

Como escolher o melhor carregador e cabo para seu smartphone ou tablet. Carregue seu aparelho de forma segura e rápida.

Como escolher o melhor carregador e cabo para seu smartphone ou tablet

Como escolher o melhor carregador e cabo para seu smartphone ou tablet

Já notou que o smartphone demora mais ou menos para carregar, dependendo do cabo ou da fonte de energia utilizada? Para quem precisa de agilidade nessa tarefa, preparamos algumas dicas e recomendações para você descobrir o que ajuda e o que atrapalha na hora de carregar seu gadget. Veja:

A tecnologia evoluiu rápido e hoje carregamos em nossos bolsos/mochilas aparelhinhos pequenos, mas cheios de funções e possibilidades. Os smartphones atuais são, de longe, superiores aos computadores disponíveis para a missão Apollo, que levou o homem à Lua em 1969.

O problema é que as baterias que alimentam estes gadgets não acompanharam essa evolução, tornando-se um problema para indústria, ainda sem solução disponível. Com isso, ficamos obrigados ao ritual que se repete (várias vezes ao dia) de plugar nossos portáteis na tomada mais próxima, sacrificando a mobilidade.

E, para que você passe o menor tempo preso à tomada, é preciso:

1)  Escolher o carregador correto:

Esta é mais simples. Todo carregador vem com uma etiqueta ou inscrição informando a corrente em amperes (A ou mAh) e a tensão em volts (V).

tensão deverá sempre ser 5V e a corrente deve ter, no mínimo, 2A ou 2000mAh. Abaixo destes valores, geralmente, será pouco para qualquer aparelho atual. O máximo costuma ser 3A ou 4A.

Em tempos de fios carregadores genéricos, é bom testar o que você compra. Para confirmar, se as informações exibidas na etiqueta do carregador são verdadeiras, conecte-o à uma tomada e ao smartphone, e realize os testes do aplicativo Charging Report. Quanto mais perto do valor anunciado, melhor é o carregador.

Aqui, só a saída nos importa. 5V  com 2A

Aqui, só a saída nos importa. 5V com 2A

2) Escolha do cabo (USB, MicroUSB, etc):

Não parece, mas essa tarefa é tão importante quanto a escolha do carregador e… costuma ser mais complicada. Primeiro, porque não é sempre “visível” a diferença entre um cabo de qualidade e um cabo ineficiente.

Segundo, os vendedores das lojas (praticamente todos) não sabem dizer qual cabo é o melhor, e acabam fazendo apenas recomendações de marcas ou suposições.

Mas que problema é este?

É mais ou menos o seguinte: as fabricantes, na tentativa de aumentar o lucro, costumam economizar na quantidade de cobre usado para fabricar os fios que compõem o cabo, resultando em produtos de qualidade inferior aos padrões ideais. Como em uma mangueira fina que restringe o fluxo de água, um fio de cobre muito fino, ou de má qualidade, restringe a passagem da corrente elétrica. Resultado: não adianta ter o melhor, nem o mais caro carregador. A quantidade de corrente que chega no aparelho sempre será menor do que deveria ser.

Então, não adianta… o jeito é fazer o teste na hora. Não importa a marca ou aparência do cabo. Já vi cabos baratos muito bons, assim como outros bem caros e ruins.

Mas como é feito o teste?

Isso é simples. Veja só:

  • Com o próprio aparelho, baixe um destes aplicativos: Galaxy Charging Current Lite ou Charging Report;
  • Conecte o cabo ao smartphone;
  • Conecte o cabo a um carregador com, no mínimo, 2 Amperes (2A ou 2000mAh – significam a mesma coisa);
  • Ligue o carregador à tomada;
  • Inicie o aplicativo. Imediatamente, o app dirá qual é o valor real de corrente que chega nele. Quanto mais perto do valor escrito na etiqueta do carregador, melhor é o cabo.

As fotos abaixo demonstram o processo:

Screenshot_2014-12-18-20-54-52.png

Vale lembrar que este guia serve para smartphones, tablets, câmeras e qualquer outro gadget que dependa de baterias recarregáveis, ok?

OBS: atualmente todos os aparelho tem controle de corrente. Logo não há risco ao se escolher uma corrente (A ou mAh) maior que a sugerida para este. Já para os volts ou tensão (V) é melhor escolher sempre igual a do aparelho.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top