Conecte-se conosco
wifi-hack

Android

Como evitar invasões em sua rede Wi-Fi/Wireless

Quando seus roteadores oferecem um sinal forte o suficiente para ir além dos limites desejados, é possível que vizinhos não-autorizados estejam pegando carona em seu acesso da internet. Mesmo que você não se importe em compartilhar, saiba que o download de “torrents” e outros tipos de arquivos feitos pelos invasores podem deixar a sua conexão MUITO lenta….

Quando seus roteadores oferecem um sinal forte o suficiente para ir além dos limites desejados, é possível que vizinhos não-autorizados estejam pegando carona em seu acesso da internet. Mesmo que você não se importe em compartilhar, saiba que o download de “torrents” e outros tipos de arquivos feitos pelos invasores podem deixar a sua conexão MUITO lenta, ainda que você tenha contratado um um serviço de internet de alta velocidade.

Também existe o risco de que este invasor decida fazer uma visita aos seus arquivos e dados pessoais, não é mesmo?

Então, como podemos impedir que isso aconteça? Veja abaixo:

1. Adotar uma forma de Criptografia:

Uma maneira básica de impedir isso é colocar uma senha em sua rede wireless e adotar algum tipo de criptografia – a maior parte dos roteadores wireless atuais oferecem diversos tipos de criptografia, dentre elas a WPA. Você pode fazer uso dela, porém este não é um método infalível. Para melhorar ainda mais a segurança, você pode fazer também o nosso próximo procedimento, citado logo abaixo.

.

2. Habilitar o filtro de endereços MAC:

O filtro de endereços MAC é método que melhora ainda mais a segurança contra invações de sua rede. Em linhas gerais, o endereço MAC é um conjunto único de números em hexadecimal que identifica cada um dos equipamentos de tecnologia. O PC, o notebook, o smartphone e qualquer outro dispositivo que possa ser ligado em rede possui um endereço MAC único.

.

Como descobrir o MAC em sua máquina?

  • No Windows:
    Clique em iniciar > todos os programas > acessórios > prompt dos DOS
    na tela preta digite: ipconfig /all
    O MAC aparecerá com o nome “Endereço Físico” que está na 3ª linha logo abaixo do nome “Adaptador Ethernet“.
  • Em smartphones e tablets Android:
    Clique em menu > configurações > Sobre o Telefone > Informações sobre hardware
    O MAC aparecerá com o nome “Endereço MAC do Wi-Fi”.

De posse dos endereços MAC de todos os equipamentos que poderão ter acesso à sua rede Wi-Fi, entre na configuração do roteador e cadastre cada um deles lá. Dessa maneira, apenas os equipamentos cadastrados poderão usar os recursos da rede Wi-Fi, mesmo que a senha seja de conhecimento de outras pessoas.

** Este método também ajuda a solucionar problemas de sinal fraco em redes Wi-Fi.

Fonte: TCP Guide

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top