Connect with us

Android

Como fazer o debranding do Motorola Milestone 2 e transformá-lo em Retail

 

O Blog do Android publicou um interessante tutorial detalhado de como fazer seu Motorola Milestone 2, comprado na TIM, VIVO, CLARO ou OI se tornar um Milestone 2 RETAIL, igual aos comprados em lojas que não são de operadoras.

A vantagem do debranding, como é chamado este tipo de operação, é que você não precisará mais esperar que a sua operadora libere uma atualização nova para seu aparelho. Basta que o fabricante a libere, o que sempre ocorre primeiro.

 

O tutorial começa a seguir:

 

AVISO: ESTE PROCEDIMENTO PODE ANULAR SUA GARANTIA. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!!!

AVISO2: Como ninguém disponibilizou ainda o firmware original do Android 2.2 das operadoras, depois que você instalar o Retail, não tem como voltar para o original da sua operadora. Não recomendamos para quem ainda tem garantia.

PASSO 1 – Carregue 100% da bateria do seu celular.

PASSO 2 – Faça backup de tudo que você tiver no aparelho. Tudo poderá ser apagado, menos o cartão SD. Você pode usar o File expert para salvar os apps. Se seu aparelho tiver ROOT, você pode usar o MyBackup Root, que salva além do Apps, os dados dos mesmos, como progresso em um jogo, e configurações.

PASSO 2.5 – Faça factory reset do celular, apagando tudo. Isso evitar problemas de incompatibilidade após a instalação. Menu > Configurações > Privacidadereset de fábrica.

PASSO 3 – Baixe  e instale os drivers USB da Motorola.

PASSO 4 – Baixe o Android 2.2 Retail do Milestone 2 (sem marca, debranded). Extraia (descompacte) o arquivo do firmware que você baixou. Copie o arquivo .sbf para o local onde o RSDLite foi instalado (algo com isso c:\Program files\Motorola\RSDLite)

PASSO 5 – Baixe e instale o RSDLite 4.9 (versões mais antigas podem não funcionar) e reinicie o PC

PASSO 6 – Inicie o RSDLite e selecione o arquivo .sbf do firmware que você acabou de descompactar e mover. Algumas informações irão aparecer no lado direito da tela.

PASSO 7 – Agora conecte o cabo USB no PC e no celular. O Windows deverá reconhecer e instalar os drivers. Pode demorar um pouco. Assim que terminar a instalação, o RSDLite deve reconhecer o seu celular. SE O PROGRAMA NÃO RECONHECER SEU APARELHO: Ative a função debbuging no aparelho, assim como o modo Motorola Phone Portal. Menu > Configurações >Aplicativos-> Desenvolvimento e ative o USB Debugging.

PASSO 8 – Com o celular reconhecido pelo programa, aperte Start . Agora relaxe e espere. O aparelho ira reiniciar várias vezes. O RSDLite pode pedir para ligar o aparelho manualmente. NÃO FAÇA ISSO.  Espere até aprece 100% e “Finished and PASS” e o seu aparelho tenha terminado de dar o boot completamente.

PASSO  9 – Tudo pronto! Celular com fimware limpo da Motorola. Como a versão do firmware que usamos é do tipo SERVICE, os dados do celular não são apagados, ISTO É RUIM, pois pode dar conflitos no sistema. O melhor é fazer um factory reset novamente, para garantir que tudo esteja limpo. Menu > Configurações > Privacidadereset de fábrica.

Se quiser fazer o factory reset sem iniciar o Android, ou se tiver que fazer por que o Android não esta iniciando devido a algum bug: Ligue o celular segurando a tecla “X”.
– Ao aparecer o triângulo, solte a tecla “X” e aperte a tecla [email protected] e um menu deve aparecer. Selecione a opção Wipe date/factory reset usando as teclas de volume, e selecione com a tecla da câmera.

Por favor, quem fizer o debranding, comente abaixo as mudanças, melhorias, etc. Valeu!

 

Fonte: and-developers via Blog do Android.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top