Conecte-se conosco
limpar-memoria-android-smt-julian

Android

Como liberar espaço na memória interna de smarphones Android

Confira 05 dicas simples e eficientes para liberar espaço na memória interna de smartphones Android. Não fique sem espaço em seu aparelho.

Dicas para liberar espaço da memória de smartphones Android

Smartphones com câmeras cada vez mais potentes, que geram fotos cada vez maiores, grupos e mais grupos em aplicativos de mensagens, jogos e aplicativos, tudo isso consome um bom pedaço da memória interna de smartphones Android.

Quando você possui um aparelho com um bom armazenamento, é difícil se preocupar em liberar espaço do aparelho, mas vez ou outra é importante passar um “pente fino” no aparelho para liberar espaço na memória.

O que muita gente não sabe, é como fazer isso de forma eficaz, e muitas vezes acabam apelando para aplicativos que prometem e não cumprem, e não passam de parasitas instalados no aparelho que consomem ainda mais memória, como alguns que mostramos aqui.

Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas infalíveis para ganhar um espaço extra na memória interna do seu smartphone Android, confira.

Desabilite ou desinstale aplicativos inúteis

zenfone-2-bloatwares-2

Smartphones da ASUS, Samsung, LG e outras marcas costumam vir com bastante bloatwares instalado. Aqueles aplicativos indesejados, demonstração de jogos, aplicativos proprietários e tranqueiras que ninguém usa.

É muito fácil desinstalar um aplicativo. Basta ir em Configurações > Aplicativos > Selecionar o aplicativo a ser removido, e clicar em desinstalar e confirmar, selecionando ok. No entanto alguns aplicativos, como os do Google, ou do fabricante só podem ser desinstalados se o aparelho estiver com root.

Se seu aparelho não possui root, a solução é desabilitar os aplicativos. O procedimento é semelhante ao de desinstalar, mas em vez de desinstalar, você vai selecionar desabilitar.

Limpe o cache de apps

limpar-dados-apps-android

Após eliminar todos os aplicativos inúteis, é hora de partir para a limpeza de cache dos aplicativos. Usando essa técnica você consegue salvar alguns MBs, ou até GBs, dependendo da quantidade de cache acumulado por alguns apps em seu smartphone.

O cache é uma forma que os aplicativos têm de armazenas dados que são usados com frequência para dar um acesso rápido aos usuários, armazenando arquivos na memória do smartphone. O problema é que com o tempo esses dados vão se acumulando e somados ocupam boa parte da memória.

Para executar a limpeza de cache, vá em Configurações > Aplicativos, e selecione aplicativos como Chrome, Facebook, WhatsApp, Telegram, clique em Armazenamento > Limpar Cache, e confirme.

Elimine fotos e vídeos da galeria

Essa é uma decisão um tanto dolorosa para algumas pessoas, mas eliminar fotos e vídeos da galeria do seu smartphone não significa que você perderá suas fotos para sempre.

Se você usa o Google Photos (por que ainda não está usando?) e leu nosso artigo com 10 dicas para se tornar o mestre do Google Photos viu que é possível eliminar as fotos do seu smartphone depois de concluído o backup para a nuvem.

Mas se você prefere métodos tradicionais, salve suas fotos no computador, pendrive, DVD e depois as delete do dispositivo.

Limpar pasta do WhatsApp

Em aparelhos onde o download automático de mídias está ativo um dos grandes consumidores de memória é o WhatsApp. Centenas de imagens circulam em grupos no app, e acabam lotando seu aparelho com imagens desnecessárias.

Dê uma olhada na sua galeria e procure pelos álbuns “WhatsApp Images” e “WhatsApp Videos” e os elimine, ou selecione fotos e vídeos que podem ser deletados.

Mova os apps para o cartão SD

smt-SGS7andS7edge-AppsDrawer

Mover os aplicativos da memória interna para o cartão SD do seu aparelho vai lhe ajudar a poupar memória, e com uso de um cartão com um espaço de armazenamento generoso, isso pode ser o fim do problema com espaço.

No entanto, não é todo app que é compatível com essa mudança e ele pode parar de funcionar caso você faça o procedimento sem ter a devida certeza que pode movê-lo.

Para auxiliar nesse processo, recomendamos o app AppMgr III (App 2 SD). Ele te avisa quais apps podem ser movidos e ainda faz isso automaticamente.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top