Conecte-se conosco
smt-MARS

Geral

Como Marte pode conter o segredo da origem da vida na Terra

Em palestra pelo TED, a geóloga Nathalie Cabrol, explica como a busca pela vida microscópica em Marte pode ajudar a explicar a origem da vida na Terra.

nathalie-cabrol-TED-mars

Enquanto a literatura e o cinema consagraram a imagem dos seres de Marte como homenzinhos verdes de cabeças grandes, a ciência aponta para outra possibilidade. Segundo Nathalie Cabrolgeóloga do Instituto Seti, a busca pela vida no Planeta Vermelho deve se concentrar em encontrar seres microscópicos.

Para fundamentar sua tese, Nathalie nos leva até as remotas das montanhas da Cordilheira dos Andes. O deserto do Atacama, localizado no Chile, é um dos lugares mais inóspitos da Terra devido a sua fina atmosfera e se aproxima da superfície de Marte de 3,5 bilhões de anos atrás. A radiação ultravioleta, a hiperaridez, as mudanças de clima entre o dia e a noite, a falta de macro-vida e a ausência de água são outras semelhanças entre Marte e o deserto chileno.

smt-atacama-marte

Foto do deserto do Atacama destaca sua semelhança com a superfície de Marte

Mesmo neste ambiente extremo, cientistas descobriram micróbios quase dois metros abaixo do solo, nos substratos salinos do local. As condições únicas do local dão às bactéria extremófilas toda a comida e água necessária para sobreviver. Essa condição, na qual os micróbios ficam nas profundezas do solo, sem nenhum contato com o oxigênio e com a luz do Sol, é similar ao que existe atualmente em Marte.

A pista de como os micróbios se adaptaram para sobreviver aqui, pode ser de grande valia para nortear a procura pela vida no Planeta Vermelho e poderia nos ajudar a entender por que algumas vidas microbianas conseguem sobreviver por tanto tempo, enquanto a maior parte das espécies parece estar condenada a extinção.

Os detalhes da nova linha de pesquisa para encontrar vida em Marte podem ser conferidos na palestra transmitida pelo TED, com a cientista Nathalie Cabrol, logo abaixo:

Fonte: TED Talks.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top