Connect with us

Tutoriais

Como resolver o problema de carregamento de vídeos do Youtube com o Vivo Fibra

Confira como resolver o problema de travamentos de vídeos no Youtube e no Netflix usando o Vivo Fibra

smt-VivoFibra-capa

Todo brasileiro sabe como é problemática a relação entre clientes e empresas quando o assunto é banda larga. Os serviços, sem exceção, não são confiáveis e mesmo em um mundo tão conectado como o que vivemos, não é raro ser deixado à deriva pelos provedores. Um caso claro é o do Vivo Fibra. A empresa oferece 3 opções de assinatura: 50 MB (por 59,90 reais por mês), 100 MB (por 99,90 reais por mês) e 200 MB (por 229,90 por mês), mas mesmo usuários do plano top, têm problemas para executar tarefas simples, como assistir vídeos.

Desde o começo deste ano, clientes relataram que a situação do Vivo Fibra piorou bastante (confira a reputação no ReclameAqui). Embora, os testes de velocidade sempre mostrem que a empresa tem entregado a conexão prometida (em alguns casos até bem mais que o contratado), a execução de vídeos no YouTube passou a apresentar travamentos em todas as resoluções possíveis. Isso pode ocorrer devido a uma prática conhecida como traffic shaping, que limita alguns serviços que usam muita banda como Netflix e YouTube.

Alguns usuários com este problema conseguiram encontrar uma solução (relativamente) simples para conseguir rodar seus vídeos no Youtube e Netflix com o Vivo Fibra sem travamentos, trocando o DNS no roteador, confira!

Como alterar o DNS no roteador do Vivo Fibra

Por padrão, a Vivo configura o equipamento fornecido por ela (DMG-6661) com os DNS 200.204.0.10 e 200.204.0.138. Para fazer a devida alteração, entre nas configurações do roteador e mude o DNS para os servidores públicos do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4), como na imagem abaixo:

smt-VivoFibra-altdns

Se você não sabe entrar nas configurações do roteador, é bem simples. Basta acessar o endereço http://192.168.1.1/padrao pelo browser de sua preferência. O usuário de login será admin e a senha será os últimos 4 dígitos do MAC que consta em uma etiqueta colada na parte traseira do roteador. Depois de fazer a alteração, reinicie o roteador e exclua/cadastre a rede WiFi nos seus dispositivos novamente.

Uma alternativa para forçar o uso do DNS alternativo em computadores e tablets com Windows, é abrir as propriedades da conexão TCP/IP da sua rede e inserir os endereços manualmente.

smt-VivoFibra-dns

Importante

A solução indicada acima, foi compartilhada por clientes do Vivo Fibra que relataram ter resolvido os problemas de lentidão e travamento dos vídeos do YouTube e Netflix. Recomendamos o procedimento apenas para os usuários que tenham o conhecimento adequado para alteração dos itens apontados. O Showmetech não se responsabiliza por qualquer problema que possa ocorrer em função de algum procedimento feito incorretamente.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top