Conecte-se conosco
the-martian-andy-weir

CULTURA GEEK

Análise: Perdido em Marte (The Martian) – O Livro, o Filme, a Ciência

The Martian, que recebeu o título de “Perdido em Marte” no Brasil, chega às telas de cinema após o sucesso do romance criado por Andy Weir. Prepare-se para o substituto de Gravidade…

the-martian-andy-weir

A conquista do planeta vermelho é algo que já povoa o imaginário humano há muito tempo. Tendo esta temática como pano de fundo é que a história do livro The Martian, que recebeu o título de “Perdido em Marte” no Brasil, se desenrola. O post abaixo está livre de spoilers, portanto siga a leitura sem preocupações.

“Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.”

Esta é a frase de apresentação do livro, onde o personagem principal, Mark Watney, é um dos seis astronautas da missão Ares 3 que já está em Marte há 6 dias. Ares 3 é a terceira missão para explorar o planeta. No sexto dia em solo marciano, uma forte tempestade de areia atinge a região obrigando a equipe a partir em retirada, abortando a missão, que deveria durar 31 dias. 

Durante a caminhada entre o abrigo em terra e o veículo de retorno, Mark é atingido por destroços de uma antena de comunicação. Parte da antena perfura seu traje, atingindo o comunicador de sistemas vitais. Com isso o restante da tripulação perde contato visual e a telemetria de seu traje. Assumindo que ele estivesse morto, a equipe decola com a nave de retorno deixando o companheiro para trás.

Quando Watney, que é um botânico e engenheiro mecânico, acorda, ele é o único ser humano do planeta e não tem comunicação com o mundo exterior. Por ser o engenheiro mecânico da equipe ele é, dito por ele mesmo, o especialista em gambiarras. Agora, ele tem o desafio de sobreviver no planeta e descobrir uma forma de ser resgatado.

O livro foi escrito por Andy Weir, filho de um cientista de Física de Partículas. Ele cresceu lendo clássicos de ficção científica. Aos 15 anos começou a trabalhar como programador de sistemas e cursou Ciência da Computação na Universidade Católica de San Diego, mas nunca se formou. Trabalhou em grandes empresas como AOL e Blizzard, tendo trabalhado na equipe que desenvolveu Warcraft 2.

Andy, começou a escrever The Martian, que é seu primeiro romance, em 2009 e sempre teve muita preocupação para que ele fosse o mais fiel possível com a realidade. Para garantir a acurácia científica ele estudou sobre mecânica orbital, condições gerais de Marte, a história de vôos espaciais e também um pouco de botânica. Como não conseguiu um financiamento para lançar o livro, resolveu lançar os capítulos aos poucos em seu site, de forma gratuita. Seus leitores pediram que ele liberasse todo o texto agrupado, fazendo com que ele disponibilizasse o e-book na Amazon, por US$ 0,99. Sem nenhuma pretensão, o livro foi um dos mais vendidos do Kindle na categoria de ficção científica, passando de 35.000 unidades vendidas em apenas 3 meses.

matt-damon-the-martian-perdido-em-marte-romance-filme

Perdido em Marte ganha neste ano uma adaptação por Ridley Scott, diretor responsável por sucessos com Alien e Blade Runner

Esse destaque finalmente trouxe a atenção de editores, que agora sim tinham interesse em publicar a obra. Em Janeiro de 2013 foi fechado o acordo para lançar o audiobook e em Março do mesmo ano a versão impressa. A versão impressa entrou na lista dos mais vendidos do The New Your Times, na 12ª posição em março de 2014. Ainda no final de 2013, Andy fechou um contrato para a produção de um filme baseado em seu livro e nessa semana o trailer do filme foi divulgado:

Algo que se destaca no livro é o bom humor de Mark, que nas telas será interpretado por Matt Damon (conhecido pela participação em filmes como Gênio Indomável, A Identidade Bourne e Interstellar). Uma das preocupação daqueles que leram o livro é se Damon será capaz de dar vida ao personagem, com a mesma personalidade que ele tem no livro. O diretor Ridley Scott já tem grande experiência com filmes de ficção: seu currículo inclue filmes como Alien, Blade Runner, dois grandes clássicos do cinema, além do controverso Prometeus. Então, nos resta torcer para que ele acerte a mão desta vez.

O filme está previsto para ser lançado nos EUA no dia 2 de Outubro de 2015. Aqui no Brasil ele deve chegar no dia 15 de novembro. Mas, para aqueles que não querem esperar pela chegada do filme, aproveitem que para adquirir um exemplar do livro agora mesmo.

perdido-em-marte

O que você faria para sobreviver em Marte? Nos conte nos comentários. Se você já leu o livro, deixe abaixo sua opinião sobre ele.

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top