Conecte-se conosco
Windows 10 Anniversary Update deve chegar aos usuários em julho

PCs com Windows

Confira as novidades do Windows 10 “Anniversary Update”

Windows 10 Anniversary Update deve chegar aos usuários em julho

Windows 10 Anniversary Update deve chegar aos usuários em julho

No último dia 30 de março, durante a conferência anual para desenvolvedores build 2016, a Microsoft anunciou a próxima grande atualização para o Windows 10, o Anniversary Update. A atualização coincidirá com o aniversário de 1 ano do lançamento da última versão do Windows (31 de julho de 2015) daí a nomenclatura.

Embora nem todas as novidades incluídas no Anniversary Update tenham sido divulgadas, montamos uma lista com as principais inovações anunciadas até agora – e algumas já estão disponíveis para testes.

Microsoft Edge

O navegador oficial do Windows 10 contará com suporte à extensões, assim como já ocorre com Chrome e Firefox. O download das extensões será feito através da Windows Store e entre os nomes confirmados estão Evernote, AdBlock Plus e Pinterest.

new-edge-extensions

Extensões do Microsoft Edge

O Edge também passa a suportar o Windows Hello, tecnologia que permite a autenticação no Windows 10 e em aplicativos utilizando biometria (reconhecimento facial, impressão digital, escaneamento de íris, etc.).

Porém, para que o Hello funcione no Edge, os próprio sites terão que implementar o recurso, algo que vai depender da adoção do navegador pelos usuários.

Windows Hello

Windows Hello

Como antecipamos, após o Anniversary Update o Edge irá pausar conteúdos em Flash, como banners e animações, automaticamente. Este comportamento já existe no Chrome com o objetivo de poupar bateria e melhorar o desempenho do navegador.

Windows Ink

Notebooks e tablets Windows 10 com suporte à canetas ganharão novas formas de interação com o sistema através de uma área de trabalho com funcionalidades voltadas à este tipo de dispositivo.

Por exemplo, ao utilizar as Notas Adesivas (Sticky Notes) para anotar datas, a assistente virtual Cortana automaticamente as reconhece e se oferece para lembrar o usuário do compromisso.

Windows Ink

Windows Ink

O sistema conta com um bloco para desenho livre e até uma régua virtual para auxiliar com traços retos. Também é possível fazer anotações sobre capturas de tela.

Estes recursos podem ser estendidos a outros aplicativos “com apenas uma linha de código”, segundo a Microsoft. O novo aplicativo Mapas e as suítes Office e Adobe Creative Cloud foram demonstradas como exemplos de implementação do Windows Ink.

 

Central de Ações

A Central de Ações do Windows 10, que reúne as notificações dos aplicativos instalados, passará por mudanças visuais e ganhará funções mais robustas para aumentar o engajamento dos usuários, que atualmente pouco se importam com o recurso.

Uma das funcionalidades mais interessantes será a integração das notificações de smartphones Android (como chamadas perdidas e novas mensagens) com o Windows 10.

Slide da apresentação da nova Central de Ações

Slide da apresentação da nova Central de Ações

O aplicativo Cortana disponível na Google Play Store será responsável por enviar as notificações do Android para o Windows 10. Como a Central de Ações é sincronizada com a nuvem, ao descartar uma notificação em um dispositivo, ela também é eliminada nos demais, evitando duplicidades.

Estes recursos também estarão disponíveis para smartphones com Windows 10 Mobile, mas não há previsão para o iOS.

O Microsoft Edge também será integrado à Central de Ações através de Web Notifications, uma API do HTML5 para exibição de notificações fora da página original do navegador, já implementada por Chrome e Firefox.

Entre as novidades visuais da Central estão notificações com imagens maiores e widgets para exibição de informações mais detalhadas. Além disso, o ícone da Central de Ações será movido para a extremidade da barra de tarefas, depois do relógio, e terá animações exibindo o ícone dos aplicativos que possuem notificações não lidas.

Novo ícone animado da Central de Ações

Novo ícone animado da Central de Ações

Cortana

A assistente virtual Cortana será peça chave para tirar proveito da maioria das novidades do Anniversary Update, portanto é ótimo saber que ela está aprendendo a falar português.

A maioria dos recursos da versão em Inglês Americano não deve estar disponível no lançamento, mas funções básicas como mostrar a previsão do tempo, cadastrar lembretes e alarmes já podem ser testadas nas compilações liberadas pelo programa Windows Insider.

Se o usuário utilizar um smartphone Windows 10 Mobile ou Android com o aplicativo Cortana instalado, quando estiver no PC, a assistente exibirá alertas se a bateria do aparelho estiver acabando.

Olá Cortana

Olá Cortana

Cortana também poderá exibir, quando solicitada, onde está o smartphone e compartilhar endereços pesquisados pelo computador automaticamente para o dispositivo móvel.

A assistente virtual será mais proativa oferecendo dicas, lembretes e instruções ao usuário como “Seu compromisso começará em breve, que tal pedir um Uber?” ou “Você tem uma reunião marcada para o horário do almoço, gostaria de pedir comida?”.

Por último, Cortana passará a atender comandos diretamente da tela de bloqueio do Windows. Basta chamar “Ei, Cortana” e proferir um comando, como “Tocar música” ou “Vai chover amanhã?”.

Cortana na tela de bloqueio do Windows 10

Cortana na tela de bloqueio do Windows 10

Menu Iniciar e Tela Inicial

As mudanças visuais do Menu Iniciar foram abordadas neste post e consistem, basicamente, de uma nova coluna à esquerda com um botão hambúrguer e uma lista de aplicativos expandida.

Outro recurso interessante anunciado pela Microsoft são Live Tiles “rastreáveis” para o Menu Iniciar. Imagine a seguinte situação: o usuário vê uma imagem ou texto em um Live Tile e decide abrir o aplicativo para saber mais sobre o assunto. Porém, muitas vezes aquele conteúdo não é exibido diretamente na tela inicial do aplicativo, levando o usuário a “caçá-lo” dentro do app ou simplesmente desistir.

Para acabar com essa frustração desenvolvedores poderão programar os aplicativos para dar destaque ao conteúdo exibido no Live Tile no momento em que o app é aberto.

Novo Iniciar do Windows 10 teria menu "hambúrguer" e lista de aplicativos expandida

Novo Iniciar do Windows 10 teria menu “hambúrguer” e lista de aplicativos expandida

Bash

Um dos recursos mais surpreendentes anunciadas pela Microsoft será a habilidade de rodar o Bash no Windows 10, através de um subsistema Linux criado em parceria com a Canonical. Bash é uma ferramenta de linha de comando muito apreciada por desenvolvedores, mas que até agora era compatível apenas para sistemas baseados em Unix, como o Linux e o OS X da Apple.

bash-windows-10

Bash no Windows 10 Anniversary Update

Aparência e Personalização

Modo Escuro
Aplicativos padrão do sistema como Configurações, Calculadora, Loja e Alarme poderão ser exibidos com um fundo escuro e fontes claras. Aplicativos de terceiros obtidos pela Loja do Windows podem optar por não respeitar esta configuração e usar um esquema de cores próprio.

dark-mode

Modo Escuro

Interface de Atualização
O design da tela de atualização também foi renovado, exibindo um fundo azul e a porcentagem concluída do processo. Esta é uma tela que os usuários terão de encarar por muito tempo quando forem atualizar seus PCs.

Tela de atualização

Tela de atualização

Área de Trabalho Virtual
O Windows 10 “Anniversary Update’ poderá configurar um aplicativo para ser exibido em todas as áreas de trabalho virtuais criadas pelo usuário.

"Mostrar esta janela em todas as áreas de trabalho"

“Mostrar esta janela em todas as áreas de trabalho”

Emoji
A partir de julho, o Windows 10 irá suportar todos os Emojis definidos pelo Unicode (com exceção das bandeiras, que são renderizadas apenas como letras).

A Microsoft também redesenhou os emojis do Windows para torná-los mais agradáveis e fáceis de identificar, seguindo os princípios de design da companhia. Essa mudança também estará disponível em smartphones com Windows 10 Mobile.

EMOJI-HIGHLIGHTS-v2_Page_02-2

Aplicativos redesenhados

Alguns aplicativos embutidos no sistema, como Mapas e Loja, e desenvolvidos pela Microsoft, como o Skype ganharão um novo visual com a atualização.

A mudança mais expressiva será no Mapas, que ganhou uma interface com abas para múltiplas pesquisas, navegação por turno refinada e favoritos offline.

Mapas

Mapas

E mais…

Como disse no início do post, estas são apenas algumas das novidades e recursos reveladas até agora pela Microsoft; Outras podem vir a ser anunciadas e algumas até podem atrasar – por isso fique ligado aqui no SMT 🙂

O Windows 10 Anniversary Update deve estar disponível gratuitamente para todos os usuários da plataforma a partir de julho deste ano.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top