Conecte-se conosco
Deduplication desduplicação

Geral

Conheça a Desduplicação de Dados (Deduplication)

Parece um termo novo, porém já existe entre grandes empresas desde meados de 2008. Particularmente eu comecei a me inteirar mais sobre o tema no último mês, pois a empresa que trabalho necessita dessa tecnologia. O que torna a desduplicação tão famosa é…

Parece um termo novo, porém já existe entre grandes empresas desde meados de 2008. Particularmente eu comecei a me inteirar mais sobre o tema no último mês, pois a empresa que trabalho necessita dessa tecnologia. O que torna a desduplicação tão famosa é a capacidade de reduzir consideravelmente o espaço necessário para armazenar dados. Porém, não podemos confundir com compressão de dados.

Desduplicar basicamente é eliminar duplicações. A desduplicação compara vários blocos de dados que foram enviados para um dispositivo de backup com blocos de dados já armazenados neste. Quando o sistema encontra dados que já foram escritos anteriormente – ou duplicados – em vez de gravar o arquivo por completo novamente, ele cria um ponteiro que fica gravado em um índice. No momento de recuperar o arquivo, o sistema recorre ao índice para encontrar as várias partes do arquivo.

Um exemplo prático disso ocorre em uma empresa com 1024 funcionários que utilizam um arquivo “relatório.doc” com o mesmo cabeçalho padronizado. Cada cabeçalho consome 10Mb do arquivo. Logo 10Mb x 1024 funcionários = 10Gb de memória em dados repetidos. A desduplicação entra aí: o sistema copia apenas uma vez os 10Mb e nas outras 1023 vezes ele aponta para esse arquivo, ao invés de salvar cópias adicionais. Pronto. Simples assim. Quanto mais arquivos e cópias você tiver, mais vantajoso será trabalhar com a desduplicação.

Há, entretanto, uma característica comum aos dois mecanismos: tanto a desduplicação, quanto a compressão, apresentarão ganhos substanciais em dados como arquivos de Microsoft Office, e-mails, texto, registros (simples) de bancos de dados SQL ou Oracle, máquinas virtuais, etc. O mesmo não ocorre com arquivos de imagens, vídeo, som, ZIP e dados criptografados.

Para mais informações, visite este link.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top