Conecte-se conosco
A história da IFA Berlim Internationale Funkausstellung Berlin tecnologia feira

Ciência e Tecnologia

Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

A IFA é uma das feiras mais antigas de indústria e tecnologia do mundo. Conheça a história dela e prepare-se para esse evento!

A história da IFA Berlim Internationale Funkausstellung Berlin tecnologia feira

O evento reúne, em média, 245.000 visitantes e expositores todos os anos.

A IFA (acrônimo do alemão Internationale Funkausstellung Berlin; em português, ‘Exposição Internacional do Rádio de Berlim’) é uma das feiras industriais mais antigas da Alemanha. Criada em 1924 com o intuito de servir de mostruário aos novos produtos desenvolvidos por empresários alemães e suas indústrias, o evento evoluiu para se tornar uma das feiras mais importantes de eletrônicos e tecnologia do mundo.

Albert Einstein participou da abertura da feira em 1930.

Albert Einstein participou da abertura da feira em 1930.

Embora os produtos sejam diferentes daqueles apresentados no começo do século passado, a paixão que move o evento é o mesmo: mostrar aos consumidores os últimos produtos desenvolvidos pelas empresas.

Durante esses 92 anos de existência da feira, diversas inovações foram apresentadas em primeira mão na IFA, como a primeira câmera VHC-C, as TVs LCD e Widescreen (16:9), o MiniDisc, o primeiro celular GSM. A feira é tão esperada por ser maior evento da Europa de tecnologia, e teve 245 mil visitantes com 1545 empresas no ano de 2015.

Produtos inovadores da IFA

Em 1935, a AEG, fundada em 1883 por Emil Rathenau, fez a primeira demonstração prática de um gravador de áudio tape, o Magnetophon K1. Em 39, em uma apresentação chamada “Grande Exibição de Rádio e TV Alemã”  foi mostrado uma TV com display de 7.68 x 8.86 polegadas que seria acessível para todo mundo, além de apresentar um protótipo de televisão colorida.

Outro lançamento do século passado que foi histórico foi a apresentação da Philips mostrando o primeiro cassete de áudio compacto para armazenamento de áudio e a primeira fita cassete que gravava, a Philips EL3300.

A primeira câmera VHC-C portátil foi apresentada em 1983.

A primeira câmera VHC-C portátil foi apresentada em 1983.

Das feiras mais recentes, empresas como Samsung, LG, Microsoft Lenovo apresentam novos smartphones, wearables, computadores, tablets e produtos de casa com a chamada Internet das coisas. A Samsung, inclusive, apresentou ao mundo, pela primeira vez, o Galaxy Note na IFA.

Em 1993, os celulares GSM da Nokia chegaram à feira.

Em 1993, os celulares GSM da Nokia chegaram à feira.

Cronologia

A IFA começou em 1924 e até 1939 a feira foi anual. Com a Segunda Guerra Mundial, ela foi interrompida. A partir de 1950 ela começou a ser organizada a cada dois anos até 2005. A partir de 2006, a feira voltou a ser anual e realizada sempre em setembro. Atualmente, é um dos eventos líderes para consumidores de eletrônicos e tecnologias para casa.

Em 2016, a IFA reserva muitas surpresas e novidades dos principais players do mercado mundial da tecnologia. O Showmetech estará lá, e trará ao vivo os melhores momentos e gadgets da feira.

Ficou curioso? Então dê uma passada no post “O que esperar da IFA 2016” e acompanhe os próximos posts do Showmetech.

21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top