Conecte-se conosco
acoustic levitation levitação acústica som

Geral

Conheça a Levitação Acústica

Você já imaginou que fosse possível levitar objetos usando apenas ondas sonoras? Cientistas do Argonne National Laboratory, um dos maiores e mais antigos laboratórios de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos…

Você já imaginou que fosse possível levitar objetos usando apenas ondas sonoras? Cientistas do Argonne National Laboratory, um dos maiores e mais antigos laboratórios de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos, descobriram como usar ondas sonoras para levitar gotas individuais de uma solução contendo diferentes produtos farmacêuticos. Veja abaixo:

O “levitador acústico” usa dois pequenos alto-falantes para gerar ondas em uma frequência ligeiramente acima da faixa audível – cerca de 22 quilohertz. Quando os alto-falantes superior e inferior são precisamente alinhados, eles criam dois conjuntos de ondas sonoras que interferem uns com os outros perfeitamente, criando o fenômeno conhecido como onda estacionária, que mantém as gotas suspensas.

Em certos pontos ao longo de uma onda estacionária, conhecidos como nodos, não há qualquer transferência de energia. Visto que a pressão acústica a partir das ondas de som é suficiente para anular o efeito da gravidade, objectos leves são capazes de levitar quando colocado nestes nodos.

Embora a ligação entre a levitação e o desenvolvimento de medicamentos podem não ser imediatamente aparente, uma relação especial emerge, a nível molecular. Através deste processo de levitação ou “transformação sem contêiner”, é possível criar amostras imaculadas que pode ser sondadas com um raio-X de alta intensidade. “Isso permite a amorfização da droga a ser estudada, enquanto ele está sendo processada”, disse Rick Weber, que trabalha na equipe do projeto no síncrotron.

Para saber mais sobre o experimento, visite o site oficial do ANL.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top