Connect with us

Microsoft

Conheça algumas das melhores novidades do Windows 10 Mobile

Confira algumas das melhores novidades da nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft.

win10mobile

Prestes a lançar a versão final do Windows 10 para computadores, a Microsoft logo deve focar a atenção no desenvolvimento da versão móvel do sistema operacional. Com o lançamento da build 10166 na última sexta feira, o Windows 10 Mobile começa a tomar forma.

Consideravelmente mais estável, a nova versão do S.O mostra como a versão final pode revolucionar o cenário atual do Windows Phone (será?). Confira algumas das melhores novidades:

Aplicativos Universais

Anunciada no começo do ano, a Universal Windows Platform (UWP, sigla para Plataforma Universal Windows) é a plataforma de desenvolvimento unificado para os sistemas da Microsoft. A UWP permite que desenvolvedores criem aplicações que compartilhem do mesmo código fonte – bastando desenhar a interface adequada para cada variante do sistema (Windows 10, Windows 10 Mobile, Xbox One, Hololens e outros).

Significa que, em breve, a quantidade de aplicações para os sistemas operacionais da Microsoft deve aumentar exponencialmente. Considerando a expectativa da empresa de que em até três anos cerca de 1 bilhão de dispositivos estarão rodando alguma versão do Windows 10, é muito provável que os desenvolvedores comecem a dar mais atenção ao Windows.

É matemática básica: o desenvolvimento unificado significa menor custo de produção e menos tempo gasto no desenvolvimento. Já a possibilidade de publicar a mesma aplicação em diversos dispositivos implica num maior número de usuários. Todo mundo sai ganhando.

UWP

Atualizações Modulares

A atualização de aplicativos do sistema pela Windows Store não é exatamente algo novo no Windows Phone. A novidade aqui, é que no Windows 10 Mobile a Microsoft levou essa modularização a outro nível. Componentes do sistema que não são exatamente aplicativos podem ser atualizados pela Windows Store. Inclusive a própria Windows Store pode ser atualizada pela Windows Store (Prático, não?). Algo semelhante ocorre no sistema Android 5.x Lollipop: o componente WebView e o despertador podem ser atualizados diretamente pela Google Play Store.

As vantagens desse novo padrão são óbvias. A Microsoft agora pode disponibilizar atualizações à um nível mais profundo sem lançar uma nova atualização completa do sistema operacional – que é um processo muito mais lento e complicado. Os usuários saem ganhando.

Notificações

Digamos que notificações do Windows Phone 8.1 não sejam as melhores. A visualização é poluída e confusa, principalmente em aplicativos como o Whatsapp. O Windows 10 Mobile traz uma visualização muito mais limpa e descomplicada das notificações. Agora é possível descarta-las individualmente ou por aplicativo, tornando tudo mais fácil para quem recebe várias notificações durante o dia.

Nas configurações, também é possível escolher quais aplicativos podem ou não enviar notificações. Uma ótima novidade para quem não aguenta notificações aleatórias de jogo.

Notificações - Windows 10 Mobile

Painel de Configurações Rápidas

Pelo menos para mim, o painel de configurações rápidas do Windows 8.1 nunca teve muita utilidade, visto que a maioria deles eram simplesmente atalhos para as respectivas telas de configuração.

No Windows 10 Mobile, os itens do painel de configurações viraram toggles. Ao tocar no ícone de WiFi por exemplo, você não será redirecionado para a tela de configurações, mas sim ativar ou desativar o WiFi direto do painel. Outra excelente adição foi o toggle de lanterna, que ativa o LED do flash temporariamente.

Painel de Configurações Rápidas - Windows 10 Mobile

Refinamentos na Interface

A interface foi bastante refinada. Alguns detalhes são bem sutis, mas fazem toda a diferença. O espaçamento entre as tiles da tela inicial, a lista com todos os aplicativos, os ícones da barra de status e o novo layout da tela de configurações são alguns exemplos.

As novas animações também merecem destaque. Bem parecidas com as encontradas no iOS, são extremamente fluidas e sutis – aumentando consideravelmente a sensação de responsividade do sistema.

Refinamentos na Interface - Windows 10 mobile

Cortana (please come to Brazil)

A Cortana ficou ainda mais inteligente. A integração da assistente pessoal na versão para computadores do Windows também é muito bem-vinda e vai servir como um gancho entre o computador e o smartphone. Será possível enviar comandos pelo computador e executar funções no celular. Enviar uma mensagem de texto, por exemplo.

Por enquanto, a Cortana só funciona em inglês, mas deve receber suporte ao nosso idioma no próximo ano. Até lá, se quiser experimentar, basta mudar o idioma do seu dispositivo para inglês e a região para os Estados Unidos.

 

Quem decide o futuro do Windows 10 é você

O Windows Phone na sua versão atual (8.1) é considerado por muitos imaturo se comparado aos seus concorrentes. Isso, felizmente, tende a mudar com o Windows 10 Mobile.

A nova versão do sistema operacional móvel está sendo desenvolvida com base direta no feedback dos usuários participantes do programa Windows Insider. Ninguém melhor que os próprios usuários ditarem o que falta no S.O, certo?Windows Feedback - Windows 10 Mobile

Se você é entusiasta, vale muito a pena baixar alguma das versões prévias do Windows 10 (mobile ou desktop) e compartilhar sua opinião no aplicativo Feedback. Com funcionamento parecido com o de um fórum, você pode votar nas melhores sugestões ou relatórios de bugs. Sua sugestão também pode ser votada e acatada pela equipe de desenvolvimento do Windows.

Você é um Insider? Já está testando o Windows 10? O que achou da nova versão do S.O? Conta pra gente nos comentários!

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top