Conecte-se conosco
apple-wwdc-2011-notificações

Apple

Conheça as novidades do iOS 5 para iPhone 3GS e 4, iPad 1 e 2 e iPod Touch 3G e 4G

Conheça as novidades do iOS 5 para iPad, iPhone e iPod

Finalmente foram reveladas as novidades que serão introduzidas no iOS 5. Como já adiantavam os rumores, um novo sistema de notificação, integração total com o Twitter, eliminação de cabos na sincronização com o PC ou MAC… Tudo está incluído no novo iOS. Vejamos as novidades mais significativas:

Notificações

Enfim a Apple resolveu atacar um dos maiores defeitos do iOS: o sistema de notificações. A solução foi um tanto quanto, digamos, “familiar”. Fazendo um gesto da parte superior para inferior da tela, uma “cortina” desce com todas as notificações pendentes. O usuário pode agir sobre aquela notificação ou descartá-la. Quando um programa estiver aberto, uma pequena barra aparece na parte superior da tela. O novo sistema é muito similar ao existente no Android.

As notificações também aparecerão na tela de bloqueio e, ao deslizar o dedo sobre elas, o usuário irá direto para o aplicativo de onde veio a notificação.

Newsstand (“Banca de Jornais e Revistas”, em tradução livre)

Todos os aplicativos de jornais e revistas, baseados em assinaturas periódicas, serão concentrados em um app novo chamado Newsstando. Assim que uma edição nova for lançada, o aplicativo irá notificar o usuário.

Twitter

O Twitter agora estará completamente integrado ao iOS. O usuário poderá twittar de diversas partes do sistema, e inclusive haverá integração de contatos que possuírem conta no serviço. Um pequeno “cartão” abrirá sempre que o usuário quiser twittar algo. Dentre os conteúdos integrados estão as fotos e localização no mapa, por exemplo.

Safari

O Safari trará, integrado, uma função “Reading List”, semelhante aos já existentes Read It Later e Instapaper. Com ela o usuário poderá marcar uma página para ler posteriormente, e o próprio Safari se encarregará de pegar apenas o texto da página e sincronizar entre os diversos iDevices.

Também foi incorporada a navegação por “abas”, semelhante aos navegadores mais modernos para desktop.

Lembretes (ou “Tarefas)

O iOS 5 trará também uma função nativa chamada “Lembretes” (Reminders, em inglês), que mais parece suporte a tarefas, como havia no Windows Mobile. Será possível adicionar lembretes por datas e até por localização, como, por exemplo, configurar o iOS para lembrá-lo de determinada tarefa ao você deixar o local onde está atualmente. Os Lembretes serão sincronizados com todos os iDevices e com o iCal.

Câmera

Foi acrescentado um atalho para a câmera na tela de bloqueio, e também será possível tirar fotos utilizando o botão de aumentar o volume como disparador. Também foram acrescentadas diversas melhorias no app, inclusive para melhoramento automático de imagem e a possibilidade de selecionar uma parte da imagem na qual o software irá concentrar em melhorar. Diversas possibilidades de edição, como corte, redução de olhos vermelhos e afins também poderão ser feitas diretamente no aparelho.

Mail

O aplicativo de e-mail nativo também verá várias melhorias no iOS 5. As mais importantes são:

  • Rich Text Format – possibilidade de adicionar itálico, negrito, imagens, e etc. diretamente na mensagem
  • Controle de recuo do texto
  • Endereços arrastáveis entre os campos Para, Cópia e Cópia Oculta
  • Busca em mensagens inteiras
  • Possibilidade de marcar mensagens
  • Protocolo S/MIME para segurança

Dicionário integrado

O iOS 5 trará um dicionário totalmente integrado ao sistema. Basta selecionar uma palavra e clicar em “Definir” que o sistema apresentará todo conteúdo do dicionário relativo ao termo selecionado.

Teclado “dividido”

O teclado poderá ser “dividido” em duas metades para facilitar a digitação com os polegares no iPad. Basta segurar o teclado e literalmente “rasgá-lo” ao meio com um gesto para trazer a nova configuração.

Fim dos cabos para sincronização

O iOS 5 enfim dará aos usuários a liberdade dos cabos para sincronização com o iTunes, até então obrigatórios para ativar um dispositivo com o sistema. Basta ligar o aparelho, digitar o seu Apple ID, e o sistema irá sincronizar todos os dados automaticamente, sem necessidade de ligar o dispositivo no computador.

Atualizações de sistema “Over-the-air”

Também mostrando que os rumores estavam certos, as atualizações do iOS agora serão feitas “over-the-air”, ou seja, diretamente pelo dispositivo, sem necessidade de conectá-lo ao computador. Além disto, os updates serão incrementais, trazendo apenas o que efetivamente for alterado, e não o sistema inteiro tendo que ser baixado novamente como é atualmente.

Game Center

O Game Center também trará diversas novidades, como possibilidade de ver pontuações e conquistas dos amigos, descoberta de amigos novos, possibilidade de baixar e comprar jogos diretamente do app e suporte a jogos baseados em turnos.

iMessage

Sim, a Apple resolveu bater de frente com o BBM, famoso serviço de mensagem dos BlackBerrys e que mantém muitos usuários “presos” à plataforma da RIM. O iMessage será um serviço de mensagens gratuitas entre aparelhos que rodem iOS. Os bate-papos poderão ser iniciados em um e continuados em outro iDevice, pois serão completamente sincronizados via nuvem. Também haverá suporte para iPod Touch e iPad.

Como podemos ver, o iOS 5 realmente será uma atualização bastante sifnificativa do sistema da Apple, com clara inspiração nas melhores características do Android e do BBM. A nova versão suportará iPhone 3GS e 4, iPads 1 e 2 e iPods Touch de 3a e 4a gerações e chegará no outono americano, que começa no dia 23 de setembro.

Fonte: Engadget

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top