Conecte-se conosco
iPhone 6

Apple

Conheça as prováveis novidades do iOS 9 da Apple

Pela primeira vez em vários anos a Apple irá focar a atualização do iOS e do OS X em melhorias de desempenho e correções de erros ao invés da introdução de novos recursos.

iPhone 6

iOS 9 vai trazer várias novidades de segurança / Imagem: Shutterstock


Pela primeira vez em vários anos, a Apple deverá focar a atualização do iOS e do OS X em melhorias de desempenho e correções de erros em vez de disponibilizar novos recursos.

O pessoal do 9to5 Mac, site especializado na marca norte-americana, antecipou algumas informações sobre as mudanças que virão nesse update.

Uma que promete muita polêmica é a função que está sendo chamado de “Rootless“. Ela trará muita dor de cabeça para quem costuma fazer jailbreak. A ideia é impedir que mesmo usuários com permissões de administrador possam acessar alguns arquivos protegidos nos dispositivos da empresa. O maior objetivo é manter o dispositivo salvo de malwares e outras intrusões, mas isso também acabaria com a possibilidade de instalar programas e aplicativos que não sejam validados pela Apple.
Apple-iCloud-Logo
A companhia também está preparando uma nova funcionalidade para aumentar a segurança do iCloud. O serviço sofreu ataques recentemente que provocaram o vazamento de fotos íntimas de diversas celebridades. Com o iCloud Drive, a Apple vai utilizar um novo processo de sincronização que supostamente “oferece uma melhor criptografia, além de sincronização mais rápida do que a existente em servidores IMAP tradicionais.”

Outra novidade relacionada à segurança é um recurso chamado Trusted Wi-Fi. Com ele, os dispositivos Mac e iOS poderão se conectar a redes wireless autorizadas sem a necessidade de incluir nenhuma informação de segurança adicional. No entanto, seria estabelecida uma conexão com forte criptografia em roteadores não confiáveis. Ainda não está claro sobre como o recurso vai funcionar na prática, mas o objetivo é manter o dispositivo blindado a ataques em qualquer rede sem fio.
ios-9-concept
A Apple também está trabalhando em versões mais otimizadas do iOS 9 para dispositivos antigos. De acordo com as fontes, dispositivos com processadores A5, incluindo o primeiro iPad mini e o descontinuado iPhone 4S, serão capazes de rodar a atualização. Para evitar um desempenho insatisfatório, a empresa está reestruturando o sistema e desenvolvendo uma versão específica, testando individualmente quais funções serão de fato implementadas e quais alteram significativamente o desempenho.
iphone-4s-deitado
Completando as novidades, o iOS 9 pode chegar com uma nova tipografia, a San Francisco (mesma do Apple Watch), novo app “Home” que é uma plataforma para casas inteligentes, apps rodando lado a lado em iPads e novos recursos para os mapas.

OS X 10.11 também deve trazer mudanças no visual, nova tipografia (também a San Francisco) e a inclusão de uma Central de Controle (que moveria os controles que hoje estão na barra de menus para essa nova área). Por último, espera-se algumas alterações no Swift, a linguagem de programação própria da companhia, que otimizaria o desenvolvimento dos aplicativos, tornando-os mais leves.

Agora é esperar pela confirmação destas novidades e saber se elas vão mesmo deixar os aparelhos mais seguros!

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top