Connect with us

Samsung

Conheça a inspiração por trás do processo de criação da Samsung Gear 360

Quais são os conceitos de design usados na criação do Gear 360 da Samsung? Qual foi o ponto de partida?

image010

A Gear 360 é a primeira câmera 360 graus da Samsung, trazendo uma forte identidade visual da empresa. Mais quais são os conceitos para projetá-la? Qual foi o ponto de partida? O formato esférico e a combinação de cores, por exemplo, foi inspirada no capacete de astronautas. Confira esse e outros detalhes e curiosidades por trás de seus desenvolvimento em uma entrevista com Minki Ham, Kyunghan Noh e Woojung Moon, designers que trabalharam na criação do Gear 360.

Como foi a primeira ideia que vocês tiveram para criar a Gear 360?

Minki Ham: Quando os desenvolvedores do produto pediram um feedback sobre a ideia inicial, o nosso pensamento foi “vale a pena testar”. No início, não tínhamos certeza se o conceito daria certo. No entanto, a crescente indústria de realidade virtual nos tornou cada vez mais confiantes sobre as oportunidades que as câmeras de 360 graus poderiam criar.

image007

Kyunghan Noh: Muitos designers da Samsung Gear 360 trabalharam em projetos de câmera antes, mas não tínhamos um padrão até aquele momento. É uma nova categoria de produto, o que exigiu uma abordagem criativa. Tivemos que começar do zero, porque a experiência de imagem é muito diferente da maioria das câmeras.

Conte-nos um pouco sobre o conceito do design da Gear 360

Minki Ham: Começamos o processo fazendo perguntas fundamentais sobre como o dispositivo seria usado, a sua qualidade de imagem e outras questões importantes. A Gear 360 é elegante e minimalista do lado de fora, mas é um dispositivo de imagem de 360 graus projetado para uso diário, ao ar livre, e possui um hardware resistente em seu interior.

Quando começamos a planejá-la, já havia alguns modelos de câmeras 360 graus no mercado, porém necessitavam de conhecimento profissional para serem utilizadas ou tinham um formato conservador. Esses aparelhos obviamente têm suas vantagens, mas nós realmente queríamos abordar as limitações deles e as diferentes opções de design com a Gear 360.

gear360

Podemos dar como exemplo as câmeras 360 em formato de barra, que podem ser integradas a um suporte de cabeça, mas que, por outro lado, não são tão convenientes para o uso.

Nós também tentamos criar um design icônico que beneficiaria a primeira câmera de 360 graus da Samsung, algo totalmente novo. Nós estávamos ansiosos para criar um produto com um olhar atraente e que impressionasse a todos. Nosso objetivo era fazer as pessoas olharem mais de perto o dispositivo ou tocá-lo.

Qual foi a inspiração para a Gear 360?

Kyunghan Noh: Ela foi inspirada nos capacetes dos astronautas. Estes capacetes têm aparência elegante, perfeita e minimalista e ao mesmo tempo possuem estruturas internas muito resistentes. A ideia de fornecer imagens em 360 graus também desempenhou um papel importante.

Ao contrário das câmeras tradicionais, a Gear 360 captura imagens em um campo de visão de 360 graus. As imagens que ela registra são esféricas, por isso fez sentido criar uma câmera em forma de globo, que oferece uma experiência de visualização consistente a partir de qualquer ângulo.

Que tipo de desafios vocês tiveram que superar neste projeto?

Kyunghan Noh: Em termos de design, a nossa principal prioridade era criar este novo formato. Precisávamos que a Gear 360 fosse um produto com um olhar totalmente novo, que a diferenciasse dos dispositivos existentes no mercado. Para nós, o desafio foi possibilitar a ela a criação de imagens que eram totalmente diferentes, porém sem perder os elementos essenciais de uma câmera de 360 graus.

O visor LCD na parte superior do dispositivo não era uma característica original do plano de design. Primeiramente, pensamos que o menu, as funções e outras informações poderiam ser exibidas na tela de um smartphone, visto que os usuários precisam conectá-la com um smartphone, para visualizar e compartilhar conteúdo.

706_gear-360_back

No entanto, percebemos posteriormente que isso poderia não resultar em um design intuitivo. Queríamos torná-lo claro para os usuários, isto é, assim que eles olhassem para a câmera, saberiam quais botões pressionar para iniciar a gravação ou alterar o modo de gravação. Por isso, acabamos adicionando uma tela ao projeto final.

Woojung Moon: Visto que a Gear 360 é esférica, os usuários não precisam pensar onde é a parte frontal ou traseira do dispositivo. Mas, como este design era um pouco novo para muitos clientes, as pessoas geralmente nos faziam perguntas como: “Para onde eu devo olhar quando tirar uma selfie?”. Nós também tivemos que decidir onde colocar os botões de exibição e controle, já que uma câmera esférica não tem uma parte frontal.

Inicialmente, pensamos que a melhor maneira de usar a Gear 360 seria colocá-la sobre uma superfície plana usando seu tripé, ou segurar o tripé para fotografar. Mas, para nossa surpresa, muitas pessoas sugeriram prender ao corpo ou apertar botões, mesmo que isso significasse que uma das lentes pudesse ser coberta pela mão do usuário.

Como e por que vocês escolheram as cores e materiais para a Gear 360?

Woojung Moon: Em termos de escolha de cor, primeiro tivemos que decidir se a Gear 360 iria ser posicionada como um produto autônomo ou se seria combinada com smartphones Samsung e o Gear VR. A ideia de desvendar um produto com um novo conceito em uma cor totalmente nova pode ter ajudado a chamar a atenção para a Gear 360.

No entanto, pensamos que, como os usuários podem querer aproveitar o máximo dela ao usar junto com o Gear VR, seria melhor usar o mesmo esquema de cores preto e branco. Em termos de materiais, usamos as melhores soluções para impedir o superaquecimento e também ajudar a aumentar a portabilidade do dispositivo.

A Gear 360 vem com um tripé. Vocês podem explicar um pouco sobre esse suporte?

Minki Ham: Durante o desenvolvimento, percebemos que, a fim de aumentar a usabilidade e portabilidade da Gear 360, seria necessário um tripé. É por isso que começamos a pensar sobre o tamanho e o design que teria um bom ajuste ao corpo da câmera. Nós projetamos o corpo e o tripé para se encaixarem como um pacote completo, e usamos a mesma linguagem de design para ambos.

Woojung Moon: Como a forma esférica torna o design bastante original, nós também tivemos que pensar muito sobre como poderíamos criar acessórios que combinassem com a Gear 360. Os acessórios da câmera são frequentemente focados na funcionalidade e, assim, às vezes podem parecer com uma ferramenta. Geralmente eles não são muito bem projetados do ponto de vista estético.

Como são grandes, podem, por vezes, parecer incompatíveis quando estão conectados a câmera. Um dos benefícios do projeto esférico da Gear 360 é que você pode anexá-la a uma grande variedade de dispositivos. Você pode até mesmo usá-la em um capacete usando seu suporte de câmera.

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top