Conecte-se conosco
review philips hue

GADGETS

Conheça o funcionamento de uma lâmpada Philips Hue

A Philips Hue é uma lâmpada inteligente que além de iluminação econômica ainda traz uma série de recursos interessantes. Conheça um pouco mais sobre o sistema.

Philips Hue - Entenda como funciona

A Philips Hue é uma lâmpada inteligente que traz uma série de recursos interessantes.

Recentemente, a Philips Lighting trouxe para o mercado nacional a segunda geração da Philips Hue — as lâmpadas de LED inteligentes e conectadas da marca que podem ser controladas via smartphone ou tablet (iOS e Android).

Nessa matéria iremos explicar como funciona um sistema de lâmpadas inteligentes, tomando de exemplo a Philips Hue.

O que é

Philips Hue - O que é uma lâmpada inteligente

A Philips Hue tem a mesma função básica de uma lâmpada comum, que é iluminar. Porém , as semelhanças acabam aí. O sistema usa conceitos de IoT (Internet das Coisas), e é, certamente, uma tendência para o futuro.

Em vez de interruptores, esses novos dispositivos podem ser controladas pelo celular, sendo a maioria é controlada via Wi-Fi ou Bluetooth por meio de aplicativos para smartphone.

Para que serve

Philips Hue - Uso

Desenvolvidas com tecnologia LED, a Philips Hue pode oferecer até 90% de economia de energia em relação as lâmpadas halogênicas comuns.

Além de servir para iluminar o ambiente, as lâmpadas ainda oferecem uma série de recursos que permitem personalizar o ambiente. Entre eles temos a sincronização com outros dispositivos, configuração de alarmes e outras funcionalidades.

Essas características fazem com que essas lâmpadas sejam mais eficientes, uma vez que as variações de intensidade das configurações personalizadas promovem um uso mais inteligente da energia elétrica.

Como funciona

Philips Hue - Funcionamento

O pacote básico da Philips Hue inclui três lâmpadas que podem ser instaladas em soquetes comuns (E27), e um roteador. Após à instalação, o usuário deve sincronizar o aplicativo mobile com o hub, e este deve estar conectado a uma fonte de energia e ao seu roteador Wi-Fi.

Feito isso, basta configurar o sistema de acordo com o número de lâmpadas disponíveis. Toda alteração na programação das lâmpadas pode ser feitas pelo app ou pelo site oficial do serviço. Além disso, ainda é possível programar remotamente com a sincronização sendo feita pela nuvem.

Aplicativo

Philips Hue - Aplicativo

As Philips Hue contam com um aplicativo para smartphones e tablets (iOS e Android), como centro de controle que permite controlar e personalizar a iluminação, ajustando o brilho da luz, reproduzindo cores e até mesmo configurando as lâmpadas para acenderem e apagarem na hora desejada.

O app também permite programar que as luzes sejam acesas com a proximidade do dono à sua residência e traz recursos como o LightRecipes, que contém quatro configurações de iluminação pré-programadas com base na pesquisa da Philips sobre os efeitos biológicos que a iluminação tem sobre o corpo humano.

Recursos e compatibilidade

Philips Hue - Recursos

A segunda geração das lâmpadas Philips Hue têm 800 lúmens de brilho, o que é considerado um altíssimo nível de iluminação. O sistema utiliza o protocolo ZigBee, viabilizando a conexão de até 50 lâmpadas por uma única ponte.

Além do aplicativo próprio, a Philips Hue traz uma boa gama de compatibilidade com outros serviços como o Apple Homekit e o app IFTTT. Entre os principais recursos, destacamos:

  • Personalização: É possível configurar o sistema determinando horários para ligar e desligar a iluminação. Além disso, a Philips Hue consegue emitir mais de 16 milhões de cores diferentes em múltiplas tonalidades.
  • Sincronização: Outra funcionalidade é a sincronização da lâmpada com música, e-mails e até mesmo com a campainha. A Philips Hue poder ser sincronizada com o Ambilight das TVs da própria empresa.
  • Despertador: As lâmpadas podem ser programadas para como despertador e, pouco antes do horário determinado, o sistema começará a acender e sua intensidade aumentará gradualmente até chegar ao máximo estabelecido previamente.

Preço e disponibilidade

Lançada no mercado brasileiro no último mês de setembro, o “starter pack” da Philips Hue contendo três lâmpadas e um roteador está à venda na Apple Store por 1.169 reais (à vista no boleto). Individualmente, a lâmpada tem preço sugerido de 269 reais, enquanto o roteador custa 599 reais.

Informações técnicas

  • Potência: 10W
  • Fluxo luminoso: 800lm
  • Faixa de temperatura de cor: 2000K a 6500K
  • Vida útil estimada: 25.000hs

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top