Conecte-se conosco
Sessa?o de Cinema 02

Ciência e Tecnologia

Conheça o primeiro cinema de realidade virtual do mundo

Conhecido por ser uma arte de grande poder, o cinema é até os dias atuais fonte de conhecimento, entretenimento, educação e influencia sobre seus telespectadores. Apesar de ter sempre sido um meio de comunicação de muito sucesso, com a chegada da nova tecnologia de realidade virtual ele passa a sofrer novas transformações significativas e que provavelmente mudará completamente o conceito dos cinemas atuais. (mas fiquem tranquilos pois as pipocas continuaram sendo as mesmas! :D) .

Usuário na primeira sessão de cinema de realidade virtual

Usuário na primeira sessão de cinema de realidade virtual

Conhecido por ser uma arte de grande poder, o cinema é até os dias atuais fonte de conhecimento, entretenimento, educação e  influencia sobre seus telespectadores. Apesar de ter sempre sido um meio de comunicação de muito sucesso, com a chegada da nova tecnologia de realidade virtual ele passa a sofrer novas transformações significativas e que provavelmente mudará completamente o conceito dos cinemas atuais (mas fiquem tranquilos pois as pipocas continuaram sendo as mesmas! 😀).

Primeira sessão de cinema de realidade virtual em Amsterdã

Primeira sessão de cinema de realidade virtual em Amsterdã

O primeiro cinema de realidade virtual do mundo foi aberto na cidade de Amsterdã este ano. Quem pode passar pela cerimônia de abertura e ainda não conhecia a nova tecnologia, achou tudo muito estranho, pois esse novo conceito de cinema foge em muitos aspectos dos cinemas tradicionais.

O primeiro aspecto que mudou do que estamos acostumados foi a forma com que o filme é transmitido, utilizando apenas óculos, mas estes sem uso de uma grande tela fixa na parede, passando agora as imagens em pequenas telas dentro do próprio óculos.

Outra característica espantosa para a maioria foi a possibilidade de poder estar sentados em cadeiras rotativas e girar 360 graus sem perder nada  do filme. Do ponto de vista inovador do cinema RV (realidade virtual) , a capacidade de poder mudar o ângulo de visão do filme apenas movendo a cadeira trouxe mais realidade e imersibilidade ao mesmo, algo realmente promissor para a categoria.

Usuário na primeira sessão de cinema de realidade virtual

Usuário na primeira sessão de cinema de realidade virtual

 No ano passado foi realizada uma sessão experimental com os óculos de realidade virtual, por uma empresa da Europa conhecida como Samhound Mídia. Estas sessões eram pequenas e constantemente eram mudadas de local, ganhando o nome de cinema popup pelas pessoas locais.

O principal objetivo das sessões popup eram de servir como um trabalho de divulgação a campo, da nova tecnologia e de suas inovadoras novidades. As popups eram equipadas com óculos  Samsung Gear VR e fones de ouvido da Sennheiser HD 201.

Apesar das inovações trazidas pelo cinema RV, nem todos ficaram satisfeito e em meio ao mundo artístico do teatro, há ainda preconceito em relação ao novo meio de se fazer cinema, pois acreditam que esta tecnologia pretende substituir o teatro e a forma como já o fazem, mas especialistas da área acreditam que isso seja apenas questão de tempo para uma nova adaptação e que a tecnologia possa até não interferir em nada significativamente no meio teatral, assim como o cinema tradicional não interferiu.

Aos que não puderam ainda ter contato com estes novo conceito de cinema, o site da empresa não fornece nenhuma informação ou trecho de como seria esse filme que os telespectadores assistiram, mas já é possivel saber o preço para uma sessão e é de aproximadamente 14 dólares por bilhete.

Segundo a VentureBeat o filme demonstrativo dura 35 minutos e serve apenas como uma amostra do que é realmente a realidade virtual. A grande parte dos analistas preveem que este ano a tecnologia de realidade virtual esta pronta para fazer respingos no gosto do publico geral, mesmo sabendo que os dispositivos ainda não estão muito aprimorados.

Samsung Gear VR por exemplo, pode ser carregado até por um smartphone, foi lançado no ano passado e é o de maior aceitação entre os usuários mesmo ainda tendo um aspecto meio robusto (no tamanho). Acredita-se também que ainda está muito cedo para definir quais os reais rumos que a realidade virtual irá tomar no mundo do entretenimento, tendo que esperar que o tempo traga as respostas.

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos com Blender 3D e Autodesk Maya. Atualmente esta desenvolvendo um jogo educativo com sistema distribuído para o projeto de Iniciação Científica.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top