Connect with us

Aplicativos

Conheça o Projeto VoCo, o “Photoshop do Áudio” da Adobe

O projeto VoCo trará um recurso no mínimo assustador: aparentemente, será capaz de gerar palavras com voz do narrador.

O termo “Photoshop para o áudio” foi dito por um próprio desenvolvedor da Adobe, Zeyu Jin, na conferência Adobe Max. Ela ainda está acontecendo na Califórnia, Estados Unidos, e mostra as principais novidades da empresa. Oficialmente, o software é conhecido como projeto VoCo (Project VoCo), e será uma aplicação completa de edição de áudio.

Além de ferramentas de edição e mecanismos de cancelamento de ruído, projeto VoCo trará um recurso no mínimo assustador: aparentemente, será capaz de gerar palavras com voz do narrador. Basicamente, consegue reconhecer a voz do narrador e replicá-la. Para isso, será necessário ter pelo menos 20 minutos de áudio gravado. A partir daí, ele passa a ser capaz de gerar palavras que não foram ditas. De acordo com a demonstração do evento, o projeto VoCo funcionou perfeitamente, criando palavras extremamente parecidas com o que Jin diria (mas não chegou a dizer).

voco

Ainda não é claro se o projeto VoCo será uma aplicação completa ou uma ferramenta separada. A Adobe tem o seu próprio editor de áudio (Adobe Audition), então ele pode ser anunciado como um plugin. Pode também ocorrer uma fusão entre ambos, já que nada foi dito a respeito. Até o momento, a aplicação está em desenvolvimento no Adobe Research e na universidade de Princeton.

Conforme eu havia dito (ou não)

Quando se grava vozes, diálogos e narrações, as pessoas geralmente gostam de mudar ou inserir uma ou várias palavras por causa de um erro ou simplesmente por querer mudar uma parte da narrativa“, diz a Adobe em nota oficial. “Nós desenvolvemos uma tecnologia chamada Project VoCo onde você pode simplesmente digitar o que você gostaria de mudar ou inserir na gravação. O algoritmo faz o resto e faz parecer que o narrador original disse essas palavras“.

Ou seja, seria um verdadeiro “Photoshop de áudio”. É interessante pensar nas aplicações do projeto VoCo dentro de alguns anos, ainda mais se considerarmos a importância que o Photoshop (editores de imagens, de uma forma geral) e ainda tem nos dias de hoje.

Fonte: Creative Bloq

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top